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Como maioria dos negócios, o seu comércio começou de baixo e tem potencial de crescer. Para isso, separamos 5 formas de fidelizar o cliente do seu negócio e fazer o seu crescimento se tornar realidade ainda mais rápido. Quer descobrir como fazer isso? Continue a leitura!

 

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1.Seja responsável e transparente com os seus prazos

 

Não existe coisa pior que entrar em contato com uma empresa, marcar um serviço ou a entrega de um produto, e isso não acontecer da forma prevista.

Muitos empresários, no intuito de tentar agradar os clientes a qualquer custo, se comprometem, mas terminam não cumprindo o prometido. Isso não só motiva o descontentamento e a insatisfação do cliente, como dissemina estresse para todos os envolvidos.

Acredite! A experiência do cliente define o conceito dele sobre sua empresa, e se ele se sentir desrespeitado ou insatisfeito, raramente voltará a fazer negócios com você.

Seja sempre transparente sobre os prazos! Negocie com o cliente de maneira que atenda suas necessidades, mas de acordo com a disponibilidade de sua empresa. Por mais que ele não fique totalmente satisfeito com o prazo que você estipular, ao menos receberá o produto conforme o prometido e você ganhará a confiança dele. E isso já conta bastante!

 

2. Invista no ambiente do seu negócio

 

O ambiente é uma das formas mais assertivas de fidelização de clientes. Mantenha sempre o ambiente limpo, harmonioso e arrumado. O cliente precisa se sentir bem-vindo ao seu negócio e isso inclui também um lindo sorriso no rosto.

Por falar nisso, o sorriso e a simpatia fazem parte das obrigações de qualquer empresa. Já imaginou como seria ruim entrar em uma loja onde todos os funcionários estão de cara feia? Até o ambiente sofre com isso e o seu cliente sente esse tipo de tratamento muitas vezes, até desiste da compra apenas por esse motivo.

É muito importante criar formas de harmonizar o ambiente através da música, aromas e também mimos. Só de imaginar já dá uma sensação boa, não é mesmo?

3.Crie uma forma de registrar a fidelidade do seu cliente

 

Uma excelente alternativa de documentar a fidelidade do cliente é através de um cartão fidelidade. Todas as vezes que ele utilizar o seu serviço ou comprar o seu produto, você marca pontos para o seu cliente.

Algumas empresas já utilizam softwares para registrar atendimentos e fidelizá-los através de e-mails e SMS.

 

4.Facilite o pagamento do seu cliente

 

Ser flexível na hora do caixa é fundamental para concluir uma venda de sucesso e fidelizar o cliente.

Além de oferecer os principais cartões de crédito, seja flexível nos prazos e ofereça parcelamentos em mais vezes. Em alguns casos o desconto pode fidelizar, mas não é tudo.

 

5.Crie um relacionamento com o seu cliente

 

Não pense que após realizar a venda o seu contato com o cliente acabou. Ele está apenas começando!

É fundamental que você cadastre o seu cliente de alguma forma, através de uma planilha ou software que contenha nome, e-mail e telefone. Em alguns casos, dependendo do seu tipo de negócio, você pode solicitar o CPF e o endereço.

Esse relacionamento deve ser criado com muita paciência e cuidado, não deve ser insistente e você não deve fazer contato apenas com a finalidade de fazer novas vendas, mas para conquistar o seu cliente.

O “pós-venda” trabalha outro tipo de argumentação e cria a abertura da empresa e relação ao relacionamento com o cliente. Um exemplo é ligar para desejar feliz aniversário, saber como está sendo a experiência do cliente com o produto e até mesmo convidá-lo para fazer uma nova visita e conhecer as novidades, sem compromisso.

Algumas empresas oferecem descontos e mimos para seus clientes. Essa é uma estratégia que sempre dá certo!

E você, tem investido no relacionamento com seus clientes? De que maneira? Divida sua experiência conosco nos comentários!


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