Inscreva-se e receba grátis materiais exclusivos sobre empreendedorismo, negociação, vendas e muito mais!

Obrigado por se cadastrar!
Desculpe, mas algo deu errado. Por favor, tente novamente.

Muitas das distrações já estão tão enraizadas no cotidiano que dificilmente você percebe o quanto elas têm atrapalhado o seu trabalho. Só de ter noção de que é muito interrompido, mas não saber por quem, o quê, quando e a frequência, pode não ajudar muito a diminuir o problema.

Muitos profissionais e empreendedores têm notado que essas interrupções trazem vários prejuízos ao seu dia a dia, como a perda da qualidade na execução de tarefas, aumento das horas extras para poder cumprir com o trabalho, entre outros fatores. Foi por isso que criamos o artigo de hoje. A seguir ensinaremos como evitar interrupções no trabalho e ser mais produtivo. Confira!

como-evitar-interrupções-no-trabalho-que-prejudicam-a-produtividade-blog-acqio01

Observe quais são as fontes de interrupções

Fique atento ao seu cotidiano, até mesmo àquelas pausas que você considera banais. Por exemplo, aquele momento que você para o trabalho para responder mensagens no celular, não só fazem com que você perca o foco, mas o leva a procrastinar a conclusão da tarefa.

Uma dica é anotar todas essas pausas e o motivo para identificar quais mais o atrapalham. Isso pode até ser feito em uma planilha simples no computador. Feito isso, você conhecerá o real problema e poderá adotar uma estratégia para extingui-lo.

Faça uma lista de tarefas

Fazer uma lista de tarefas a serem cumpridas é a melhor maneira de separar o que é prioridade do que não é. Crie o hábito diário de definir quais as obrigações do dia e, se possível, o tempo necessário para executá-las. Isso faz com que o seu cotidiano dentro da empresa seja mais organizado e a qualidade do seu trabalho seja alta.

Ao criar a lista, coloque as tarefas mais importantes no topo e vá riscado aquilo que for cumprido. Manter esse hábito dará a você uma sensação de dever cumprido, o que é um grande motivador. Consequentemente, você evita as distrações e interrupções, pois sabe o que precisa ser feito.

como-evitar-interrupções-no-trabalho-que-prejudicam-a-produtividade-blog-acqio

Determine horários para as ações

Determinar horários exige tempo e disciplina por parte do indivíduo. Por essa razão, ao fazer a programação diária de tarefas, determine horários específicos, por exemplo, para checar os e-mails.

Ainda sobre os horários, crie uma política pessoal até mesmo entre sua equipe de trabalho e funcionários. Isso pode evitar interrupções durante a execução de tarefas importantes.

Preze pela organização

Você sabia que a desorganização é uma das principais responsáveis por interrupções no trabalho? Muitas vezes as distrações no trabalho acontecem, pois é preciso se deslocar para procurar um material ou mesmo acessar arquivos no computador, o que leva a outras janelas e perda do foco.

Logo, antes de realizar determinada tarefa, reúna toda a informação necessária, bem como os materiais e equipamentos para executá-la. Assim, você não precisará parar o que está fazendo para providenciar pendências urgentes, justamente no momento em que deveria produzir.

Depois de aprender como evitar interrupções no trabalho, você ainda tem dúvidas sobre o assunto? Gostaria de compartilhar a sua experiência conosco? Participe, deixando o seu comentário!


Baixe gratuitamente