Para uma experiência completa, permita que a Acqio acesse sua localização

OK
OK
Empreendedorismo  |  Franquias  |  Maquininha POS

Existem diversos tipos de empreendedores. Descubra qual deles você é.

De acordo com o dicionário*, o empreendedorismo é a atitude de quem, por iniciativa própria, realiza novos projetos com o objetivo de desenvolver e dinamizar serviços ou produtos. Ser um empreendedor, então, pode ser considerado o estilo de vida daqueles que enxergam no mundo oportunidades de mudança e crescimento.

Porém, ao contrário do que muitos acreditam, empreender não significa, necessariamente, arriscar todas as economias na abertura de um novo negócio. Existem, no país, vários tipos de empreendedores que praticam as mais diversas atividades.

Separamos, então, uma breve lista com os principais tipos de empreendedorismos do Brasil para que você possa identificar o perfil que se encaixa melhor em seus planos como um futuro empreendedor.

Individual

O empreendedorismo individual, o primeiro que vem à cabeça quando tocamos no assunto, consiste na criação de um novo negócio. Na maioria das vezes se inicia como algo muito pequeno e informal, mas, quando formalizado, começa a se estruturar como uma empresa de verdade, garantindo seus direitos e deveres.

Franqueado

Pessoas que comandam seu próprio negócio através de uma franquia também são consideradas empreendedoras! As franquias são um formato de negócio que facilita a iniciativa de um empreendedor, pois já possuem um modelo empresarial estabelecido que deve ser seguido.

Cooperativo

Uma cooperativa surge através da união de vários empreendedores individuais que buscam, através do apoio mútuo e trabalho em equipe, ganhar força, recursos e até mesmo a independência.

Veja o relatório

Social

O empreendedor social é movido pela vontade de melhorar o mundo e suas condições. Muitas vezes, buscam resolver problemas com os quais a área pública não é capaz de lidar por conta própria. Seu principal objetivo não é o lucro, mas o benefício da sociedade.

Corporativo

Também conhecido como intraempreendedorismo, é aquele que está localizado dentro de uma empresa, buscando melhorar aspectos e propor novos projetos. É essencial para quem busca uma carreira de sucesso em uma grande empresa.

Com qual deles você mais se identificou? Independentemente do perfil, para ser um empreendedor de sucesso é necessário ter sempre muita criatividade, iniciativa, pensamento estratégico e, acima de tudo, resiliência para encarar os desafios que possam surgir.

*https://dicionario.priberam.org/empreendedorismo

Assine nossa newsletter