Inscreva-se e receba grátis materiais exclusivos sobre empreendedorismo, negociação, vendas e muito mais!

Obrigado por se cadastrar!
Desculpe, mas algo deu errado. Por favor, tente novamente.

Se você é um empreendedor, já deve ter recebido ou pago um boleto bancário referente a algum produto ou serviço da sua empresa. Essa modalidade é muito utilizada por empresas que ainda não oferecem o cartão como meio de pagamento.

Mas você entende os dados de um boleto? O boleto é um título gerado pela empresa, para receber o valor pelos produtos ou serviços de uma venda, com data de vencimento definida.

O boleto pode ser emitido online, através de site ou e-mail. E pode também ser enviado pelos Correios. Após o vencimento, o cliente pode solicitar a emissão de um novo boleto com data atualizada.

Agora que já sabemos o conceito, vamos entender todas as fases de um boleto até o repasse final ao emissor? Então continue a leitura!

boleto-bancario-blog-acqio

Emissão

 

O boleto pode ser emitido em duas situações:

 

  • Através de instituição bancária: a emissão é feita muitas vezes pelo banco através de contas de pessoa jurídica. É preciso que você saiba que para a emissão desses títulos geralmente existe a cobrança de taxas, por isso analise todos os detalhes na hora de habilitar essa modalidade de pagamento para o seu negócio.

 

  • Através de uma empresa de meios de pagamento: algumas empresas oferecem a emissão de boletos através da internet. Essas empresas fazem toda a gestão do processo de repasse até o cliente final. É preciso tomar cuidado com a escolha dessa forma de pagamento, pois, no momento, a forma mais moderna e segura de pagamentos é através de cartão com chip e senha.

 

Cuidados com a segurança na hora de emitir um boleto

 

Para evitar inadimplência em sua empresa, o ideal é que você acompanhe os seus clientes de acordo com cada vencimento e tome cuidado com o envio do título. Envie o documento com antecedência e programe um contato com o seu cliente próximo a data de vencimento.

Cuidado com os dados do boleto, seja como empresa ou como cliente, verifique os dados do favorecido e dados como data de vencimento, CPF ou CNPJ e banco.

 

Facilidades e vantagens na hora de pagar um boleto bancário

 

Com a modernidade e evolução dos sistemas bancários, o pagamento de um boleto pode tranquilamente ser feito através de internet banking. Após conferir todos os dados do boleto, você pode realizar o pagamento direto do seu App do banco ou em casas lotéricas.

Se você optar por pagar um boleto presencialmente na agência, vale lembrar que esses títulos só podem ser pagos diretamente no banco emissor do boleto.

O boleto bancário também proporciona uma liberdade para o cliente que pode optar por realizar o pagamento sem comprometer o limite do seu cartão, além de não possuir nenhum compromisso de pagamento com a empresa.

Caso desista de uma compra antes de pagar o boleto, basta o cliente comunicar para a empresa, e pronto!

 

Taxas diferenciadas

 

O boleto também pode proporcionar taxas mais atrativas para as empresas, que oferecem descontos nessa modalidade de pagamento.

Quem procura comodidade raramente escolhe a opção de pagamento no boleto, pois além da transação ser bem mais demorada, o cliente tem que aguardar o período de “baixa” do pagamento pelo banco. Geralmente esse prazo é de até dois dias úteis e dependendo do banco pode ultrapassar esse prazo.

Quer uma forma mais rápida, fácil e segura de alavancar as suas vendas? Continue conosco e acompanhe nossas dicas semanais!

 


Baixe gratuitamente