Empreendedorismo  |  Maquininhas

Formas de pagamento: o que são e quais oferecer?

Para aumentar as suas chances de vender, além de oferecer produtos atrativos, atendimento diferenciado e promoções eficientes, é necessário diversificar os meios de pagamento disponibilizados aos seus clientes.

Nesse contexto, o mercado evolui dia após dia e já existem diversas formas práticas e seguras para realização de compras, principalmente no que diz respeito aos pagamentos digitais.

Portanto, é necessário ter em mente que os consumidores possuem perfis diferentes e cada um deles pode preferir pagar com um método específico. 

Por isso, flexibilizar as formas de pagamento pode ser decisivo para oferecer uma ótima experiência e influenciar as decisões de compra.

Quer saber quais são as principais formas de pagamento e quais delas podem ser ideais para o seu negócio? Confira a seguir!

Formas de pagamento: o que são e quais oferecer?

O que são formas de pagamento?

São os métodos disponibilizados por uma empresa, comerciante ou prestador para que os clientes paguem pelos produtos ou serviços contratados.

A forma mais tradicional é o dinheiro em espécie, entretanto, com o avanço da tecnologia, ele está sendo cada vez menos utilizado. Aliás, alguns meios de pagamentos que eram muito comuns, são raros hoje em dia, como o cheque.

Em contrapartida, surgiram outras formas de pagamento mais práticas e seguras, como o cartão de crédito e/ou débito, PIX e até mesmo link de pagamento.

Formas de pagamento mais utilizadas no Brasil

Segundo pesquisa da Opinion Box, as formas de pagamento mais utilizadas no Brasil são o cartão de crédito, o PIX, o dinheiro e o cartão de débito, nesta ordem.

Porém, esse cenário vem se modificando em função do crescimento das carteiras digitais. Nesse sentido, cerca de 47% dos entrevistados já aderiram aos pagamentos digitais, sendo que o QR Code é utilizado por 65% para realizar ou receber pagamentos via PIX.

O dinheiro também vem perdendo relevância, assim como o cheque, que é utilizado por apenas 13% dos participantes.

Por que diversificar as formas de pagamento?

A resposta é simples, para vender mais! Você já viu alguém desistir de comprar algo porque o estabelecimento não aceitava cartão de crédito e/ou débito? Essa situação é muito comum e gera frustração e constrangimento aos clientes.

Portanto, é imprescindível diversificar as formas de pagamento, ainda mais em um cenário de alta concorrência onde o atendimento personalizado e a ótima experiência de compra são fatores fundamentais para qualquer negócio bem sucedido.

Lembre-se, quanto mais formas de pagamento você fornecer, maior será sua diferenciação frente à concorrência!

4 formas de pagamento para oferecer no seu negócio

Confira as formas de pagamentos essenciais para garantir mais vendas!

1. Máquina de cartão

Se você tem uma loja física que ainda não aceita cartão de crédito e/ou débito, certamente está perdendo uma grande oportunidade de vender mais. Por isso, é essencial oferecer a maquininha de cartão como forma de pagamento.

Muitas pessoas consideram perigoso andar com dinheiro em espécie na carteira, além de não ser nenhum pouco prático realizar saques a todo o momento.

Por esses motivos, os cartões ganharam tanta popularidade e são muito convenientes.

Para se ter uma ideia, apenas no 3º trimestre de 2022, os pagamentos com cartões movimentaram cerca de R$ 827 bilhões no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

2. PIX

Lançado em 5 de outubro de 2020, o PIX caiu no gosto do consumidor brasileiro e vem ganhando cada vez mais espaço no mercado.

Basicamente, é um meio de pagamento eletrônico instantâneo oferecido pelo Banco Central do Brasil às pessoas físicas e jurídicas. O número de chaves cadastradas chegou a 478,3 milhões em julho de 2022, de acordo com o Banco Central.

Além disso, em julho de 2022, o PIX movimentou R$ 933,5 bilhões e a quantidade de transações chegou a 2,1 bilhões.

3. Link de pagamento

Essa modalidade permite pagamentos à distância, com segurança e comodidade. Em um cenário cada vez mais digital, esse meio de pagamento é indispensável para vender nas redes sociais, WhatsApp e até por email.

Com o link de pagamento, o cliente pode realizar compras no débito ou crédito sem precisar sair de casa, o que reduz as chances de perder negócios por conta da desistência do comprador.

4. QR Code

Algumas maquininhas de cartão permitem gerar QR Code para os clientes pagarem por meio de suas carteiras digitais. Essa função ganhou relevância principalmente durante a pandemia, pois o pagamento pode ser realizado sem contato físico.

Conclusão

Conhecer o perfil do seu consumidor é fundamental para escolher as formas de pagamento ideais para o seu negócio e um dos caminhos para aumentar a conversão de vendas é a diversificação.

A Acqio possui soluções de pagamentos que ajudam milhares de empreendedores brasileiros a potencializarem seus resultados. Saiba mais em nosso site: https://acqio.com.br

Conheça as soluções da Acqio!


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Posts Relacionados

QUERO SABER MAIS
X  FECHAR
QUERO SER CLIENTE QUERO SER FRANQUEADO SOU CLIENTE