Nos últimos anos, as questões ambientais passaram a ser cada vez mais discutidas entre empresas sustentáveis, assim como pelo público, pesquisadores e personalidades mundiais. Isso porque as consequências do aquecimento global preocupam e ameaçam o futuro da humanidade.
Consequentemente, a população tem adquirido letramento ambiental o que ocasiona em consumidores preocupados com o futuro, e com razão. Esses consumidores passaram a buscar por empresas comprometidas com a causa ambiental na hora de obter um bem ou serviço.
Bom, já viu que a pauta é importante e não dá para deixar de lado. Principalmente para quem é gestor de uma empresa sustentável ou que precisa implantar ações sustentáveis na cadeia de produção. Mas para além das preocupações ambientais, implementar ferramentas que tornam o seu empreendimento mais sustentável também trará mais valorização perante a sociedade e o governo para sua empresa. E ainda pode te ajudar na economia. O melhor é que as medidas podem ser bem simples.
Abaixo você encontra cinco ações para tornar o seu negócio mais sustentável.
A primeira dica é sobre conhecer muito bem a sua empresa. Pode parecer uma dica estranha, mas não é. Saber sobre todas as etapas de produção do seu produto ou serviço e ainda conhecer as estruturas ou sedes irá possibilitar um maior entendimento de todos os processos da cadeia de produção e com isso identificar onde estão os desperdícios e o que pode ser mudado.
Um exemplo, ao observar um ambiente muito escuro que utiliza muita iluminação artificial, pode ser observado se a instalação de janelas ou vitrais poderiam trazer mais luz natural para o ambiente e com isso economizar no uso de energia elétrica.
Também é possível verificar se na produção estão sendo utilizados materiais desnecessários, como excesso de embalagens ou plásticos e assim diminuir esses itens.
Além de conhecer etapa por etapa da sua empresa, também é importante saber quem são os seus fornecedores e se eles também estão atentos à questão ambiental. Pesquise sobre as empresas que te fornecem matéria-prima e equipamentos e veja o que pensam sobre reciclagem, reutilização e se possuem alguma política de sustentabilidade.
Uma maneira de verificar isso é através dos selos de verificação. Por exemplo, madeiras e papéis sustentáveis contam com Certificação de Madeira Legal e são sempre colocados nas embalagens dos produtos que contam com essa certificação.
Ao analisar as etapas de produção, você ainda pode encontrar recursos que são desperdiçados ou que poderiam ser substituídos por outros. Na parte de diminuir recursos, podemos verificar se não há desperdício de água, e trocar torneiras comuns por torneiras automáticas ecológicas. Ainda é possível captar água da chuva para utilizar na limpeza de ambientes e manutenção de jardins.
Outro ponto é a utilização de papel. Muitas empresas ainda não são totalmente digitais e acabam utilizando muito papel. Trazer mais tecnologia para o seu negócio evita o desperdício de papéis e ainda pode ajudar na economia. Também é possível criar uma política de copos reutilizáveis para água e café dando canecas e copos para os funcionários utilizarem no expediente.
Hoje em dia, a maior parte dos recursos podem ser reciclados. Seja papel, plástico, vidros, metais e até produtos eletrônicos podem ser destinados a cooperativas de reciclagem. Para o recolhimento dentro da empresa, você pode instalar as lixeiras coloridas e incentivar os funcionários a realizarem o descarte correto.
Em caso de estabelecimentos abertos ao público, como lanchonetes, restaurantes e lojas, também é possível fazer a instalação das lixeiras e educar o consumidor a fazer o descarte correto dentro do ambiente. Ou ainda oferecer descontos ou brindes em troca de embalagens que retornarem para a reciclagem, por exemplo.
Desejos de cozinha como óleo podem ser destinados a empresas especializadas na reciclagem do resíduo e restos de alimentos também podem ser destinados à compostagem.
Mostrar para o seu cliente que o seu empreendimento é comprometido com as questões ambientais trará mais clareza e confiança para o consumidor que é consciente em relação ao impacto sustentável. Deixe bem claro para o público todos os processos da cadeia produtiva e quais ações são tomadas na busca de diminuir os impactos ambientais. Também demonstra o porquê da sua empresa ser comprometida com o meio ambiente.
Leia também: Como usar as redes sociais para vender mais
1- Por que minha empresa precisa ser sustentável?
Os consumidores estão mais conscientes sobre o impacto que geram no meio ambiente, por isso, na hora de consumir um bem ou serviço buscam por empresas que estejam comprometidas com o meio ambiente e tenham políticas ambientais.
2- O que posso fazer para tornar meu negócio sustentável?
Ações simples como reciclagem, redução do uso de papel e até coleta de água da chuva para limpeza e manutenção do jardim podem tornar o seu negócio mais sustentável e eco-friendly.
3- O que é uma empresa eco-friendly?
Uma empresa eco-friendly é uma organização comprometida com o meio ambiente e tem ações que colocam a sustentabilidade como prioridade.
Mais e mais pessoas em todo o mundo estão tomando consciência ambiental e buscando por empresas e negócios sustentáveis na hora de consumir. Por isso, ter um empreendimento eco-friendly irá agregar mais valor ao seu estabelecimento tanto perante a sociedade como ao governo. E é possível fazer isso com ações simples no dia a dia da empresa.
Nosso site usa cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar navegando você concorda com nossas Políticas de Privacidade.