A Black Friday 2022 é um dos dias mais esperados para o varejo brasileiro. Com vendas bilionárias, esse período é repleto de oportunidades para empreendedores de todos os segmentos. Confira dicas para aproveitar essa data e bombar as suas vendas neste final de ano.

Afinal, de onde veio a Black Friday?
Essa data tem origem nos Estados Unidos entre as décadas de 1980 e 1990. Ela surgiu como forma de aproveitar o feriado do Dia de Ação de Graças para movimentar o comércio e alavancar as vendas de final do ano.
Esse evento se tornou popular em outros países, que também incorporaram a data no calendário de promoções. No Brasil, a primeira Black Friday foi realizada em 2010, mas não chamou muito a atenção dos lojistas.
Entretanto, com o passar do tempo, a data ganhou força e já caiu no gosto dos brasileiros que, em 2021, segundo a Neotrust, movimentaram R$ 7,5 bilhões no e-commerce, um faturamento recorde que representa um crescimento de 7,1% em relação a 2020.
A mudança no comportamento dos consumidores foi o fator que mais contribuiu para o crescimento da Black Friday, já que estão cada vez mais adeptos às compras online.
O que esperar para a Black Friday 2022?
A expectativa é que essa data traga ainda mais oportunidades para empreendedores em 2022. Um estudo da Neotrust apontou alguns insights importantes para a Black Friday 2022:
- Os segmentos com maior número de pedidos foram: Moda e Acessórios, Beleza e Perfumaria, Eletroportáteis, Telefonia e Eletrodomésticos;
- Pedidos com frete grátis representaram cerca de 66% das vendas;
- A mulheres foram as maiores compradoras, responsáveis por 56,9% dos pedidos;
- O ticket médio de R$ 654,06 foi 7,2% maior do que em 2021.
Nesse sentido, é possível utilizar a Black Friday 2022 como carta na manga para impulsionar os lucros e antecipar as compras de Natal, mesmo em um cenário de alta na inflação.
Venda mais na Black Friday 2022
Você já se preparou para a Black Friday 2022? A preparação deve começar meses antes, entretanto, separamos algumas dicas essenciais para ajudá-lo a aproveitar este evento em novembro.
Lembre-se: apesar da data oficial cair na última sexta-feira do mês (25/11), você pode antecipar as promoções e seguir a tendência do mercado, que já pratica a Black Friday antecipada na semana ou mês inteiro (Black Week e Black November).
Crie um plano de ação com foco nas promoções
O primeiro passo é desenvolver um plano estratégico para as ações promocionais, já que são o foco da Black Friday 2022.
1. Selecione os produtos que serão ofertados com descontos de acordo com alguns critérios:
Produtos de desejo
As pessoas aguardam o ano inteiro para comprar produtos que desejam muito nesta data. Aproveite essa demanda e ofereça seus produtos mais interessantes. Além de se tornar ainda mais relevante frente à concorrência, é uma ótima maneira de fidelizar clientes.
Produtos com maior margem de lucro
Diminua sua margem de lucro e atraia a atenção do público para produtos satélites, assim, você poderá garantir um ticket médio maior. Lembre-se de calcular com rigor as taxas de desconto para não trazer nenhum prejuízo ao seu negócio.
Produtos parados no estoque
Essa é uma ótima oportunidade para girar seu estoque, no entanto, não ignore a primeira dica: também ofereça produtos desejados pelo consumidor.
2. Implemente algumas dessas ideias de promoções:
- Cupons de desconto
- Frete grátis
- Cashback
- Descontos progressivos
- Kits de produtos
- Brindes e amostras grátis
3. Fique atento ao seu estoque:
Prepare seu estoque para garantir a entrega das mercadorias frente à alta da procura durante a data.
Além disso, é possível negociar com fornecedores condições mais vantajosas, afinal, você provavelmente vai comprar um número maior de mercadorias.
4. Divulgue suas promoções:
Para que os consumidores possam saber das ofertas únicas para a Black Friday 2022, sua empresa precisa aparecer!
Por isso, use e abuse dos seus canais de comunicação. Seja por meio das redes sociais ou site, crie comunicações claras e chamativas sobre suas promoções e condições especiais para o evento.
Outra forma de impactar o público é por meio de influenciadores digitais. Invista nos micro influencers, que possuem uma quantidade menor de seguidores, porém, com engajamento alto.
Fique de olho no público alvo e invista de acordo com o nicho do produto ou serviço que sua empresa comercializa.
Anúncios no Google e Facebook costumam ficar mais caros nesta época do ano por conta da concorrência, entretanto, ainda vale a pena apostar nessa mídia.
5. Diversifique seus meios de pagamentos:
Praticidade e credibilidade são palavras chave quando o assunto é pagar. Por isso, invista em meios de pagamento alternativos, como o PIX e o link de pagamento.
Quanto mais opções o seu cliente tiver à disposição, maiores serão as chances de venda, principalmente nos canais digitais.
Agora que você já está por dentro da Black Friday 2022 é a hora de colocar a mão na massa! Conte com nossas soluções de meios de pagamentos para você bombar as suas vendas. Procure um consultor Acqio e saiba mais!


