Mais autônomas e de gestão fácil, as microfranquias são opção certa para quem quer empreender
Pensando em investir, mas tem pouco dinheiro? Isso não é problema. Existem opções de negócio com pouco investimento e que podem dar retorno rápido. São as chamadas microfranquias, replicadas por meio do modelo franchising. Elas requerem um investimento inicial inferior ao das franquias tradicionais, possibilitando que empreendedores de menor poder aquisitivo realizem o sonho do negócio próprio.
O que diferencia uma franquia de uma microfranquia, em geral, é o seu porte e a complexidade da operação. Por funcionar com um investimento inicial menor, na microfranquia o franqueado é o responsável por acompanhar de perto o andamento do seu negócio. E isso é independente do segmento escolhido. É dispensável gerenciar funcionários. Diferente da franquia tradicional, que exige uma equipe. Além, claro, de habilidades de gestão de pessoas por parte do investidor.
Mas, ao contrário do que você possa imaginar, as microfranquias NÃO são negócios de baixa lucratividade. Ao contrário! Com o empenho e dedicação do franqueado é possível que uma microfranquia obtenha faturamento aproximado ou igual ao de uma franquia tradicional.
O crescimento do mercado das microfranquias no Brasil possibilita que empreendedores com pouco capital invistam e atuem em um negócio estruturado, com marca e know-how para operação, gestão do negócio e, o mais importe, com maiores chances de permanência no mercado.
Confira mais algumas vantagens de optar por uma microfranquia na hora de abrir seu negócio:
Ao optar por uma microfranquia, você está apostando em uma ideia que já está dando certo. Trata-se de um negócio que já foi testado e provado que é lucrativo por outros. Desta forma, empreender por meio de uma rede de microfranquias é cortar caminho. O novo franqueado tem a oportunidade de aprender com a franqueadora e com a experiência de os outros franqueados.
Outra vantagem ao escolher uma microfranquia é começar de cara conhecendo o comportamento de compra do consumidor. Afinal, o negócio já existe. A franqueadora já acumulou informações com perfil de clientes, padrões de consumo e a forma mais adequada para prospectá-los. A partir daí, você já tem ideia de como fazer para sua empresa caminhar pelos trilhos corretos.
Ter um negócio é primeiramente montar uma boa rede de fornecedores e parceiros. Esse é o principal desafio dos empreendedores. No caso das microfranquias, na maioria das vezes, toda essa rede de contatos já vem estabelecida e você só precisa dar continuidade, mantendo o padrão de qualidade.
Ter total suporte por parte da franqueadora. Por se tratar de uma rede, a franqueadora passará ao franqueado treinamento e todo material necessário para a execução e sucesso da microfranquia.
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