Empreendedorismo  |  Inspiração

Como aproveitar as datas comemorativas em seu comércio

Durante os meses de junho e julho, é comum vermos os mais diversos tipos de estabelecimentos preenchidos por bandeirinhas e outros elementos das festas de São João, mesmo sem ter ligação direta com essa época comemorativa. Mais que uma simples tentativa de se adequar ao clima geral do comércio, esse é um jeito de aproveitar datas comemorativas para atrair e fidelizar clientes – e isso vale para todas as datas comemorativas.

Quem já possui um comércio sabe da importância de se diferenciar dos concorrentes e, por consequência, se destacar. As datas comemorativas são uma ótima oportunidade para isso, já que oferecem inúmeras possibilidades para realizar abordagens diferentes junto de seu público-alvo, chamando mais clientes e aumentando o desempenho do estabelecimento de forma considerável.

Abaixo, separamos algumas ideias de como aproveitar ao máximo as datas comemorativas para aumentar as vendas de seu comércio:

Faça uma boa decoração temática

A primeira coisa que seu cliente irá perceber quando passar em frente a sua loja é como ela se diferencia das outras visualmente – por isso, investir em uma boa decoração é uma ótima porta de entrada. Na época de Festa Junina, por exemplo, decorar o teto com bandeirinhas coloridas e colocar alguns elementos como imagens de fogueiras e de personagens com roupas típicas nas vitrines é uma ótima solução. A criatividade, no entanto, deve correr solta; afinal, fazer a mesma decoração que todos os outros estabelecimentos não irá fazer com que sua loja se destaque. 

Ofereça brindes para os clientes e aproveite as datas comemorativas

Já ouviu falar na expressão “conquistar pelo estômago”? Pois essa é uma ótima forma de se chamar o público durante as datas comemorativas! Oferecer brindes para os clientes em potencial faz com que eles notem e valorizem seu estabelecimento, conquistando até mesmo aqueles que, a princípio, nem teriam interesse em entrar na loja. Durante o mês de São João, carrinhos de pipoca na frente da loja e a oferta de paçoquinhas no balcão do caixa são bons exemplos.

É claro que os brindes não se limitam apenas a comida! A confecção de chaveiros, bandanas, cupons de desconto e outros também são válidos, contanto que sigam a proposta temática da ocasião. A melhor abordagem vai depender, ainda, da verba destinada para tal fim.

Crie promoções temáticas

Para aproveitar datas comemorativas, as ofertas de desconto e promoções é algo que ocorre com frequência nas lojas, mas fica ainda mais atrativa se for atrelada a uma temática. “Promoção de festa junina” ou “Descontos de São João” são alguns exemplos. Outra sugestão é oferecer vantagens aos clientes que aparecerem usando camisa xadrez e chapéu de palha, por exemplo, atraem possíveis compradores e contribuem para com a imagem da marca.

Como aproveitar datas comemorativas incentivando seus funcionários a entrar na brincadeira

Nem todos os funcionários podem estar dispostos a trabalhar “a caráter”, mas incentivá-los a usar algum item relacionado à data comemorativa também ajuda muito na hora de destacar sua loja. Uma camisa xadrez ou uma maquiagem com pintinhas no rosto durante o período de festa junina são alguns exemplos simples e fáceis de se fazer!

Invista na comunicação temática em suas redes sociais para aproveitar datas comemorativas

A imagem da empresa nas redes sociais é muito importante para melhorar seu desempenho, pois é onde o estabelecimento mais tem contato com seus clientes. Por isso, para aproveitar datas comemorativas é legal adotar uma identidade visual temática nas mídias também é uma ótima opção de se aproveitar das datas comemorativas como ferramentas para aumentar suas vendas!

Como pode ver, existem diversas maneiras simples e que não exigem tanto investimento de se aproveitar das datas comemorativas em seu comércio e buscar melhorar suas vendas. Para isso, se mantenha atento ao calendário e deixe a imaginação correr livre para aproveitar cada uma dessas datas da melhor forma possível.

Leia também: Vender no Dia dos Namorados: conheça as estratégias

Dúvidas Frequentes

1. Qual a melhor estratégia para vender nas datas comemorativas?

A melhor estratégia para vender mais durante as datas comemorativas vai depender tanto de quanto se está disposto a investir nessa ação quanto no público-alvo de seu estabelecimento. Mas, no geral, se adequar da melhor forma possível à temática da época, principalmente quando se trata de decoração, é uma boa pedida.

2.Como posso usar o marketing digital para vender nas datas comemorativas?

Hoje em dia, as mídias sociais são uma ferramenta essencial para o sucesso de qualquer estabelecimento. Seja nas redes sociais ou em blogs, adaptar o marketing digital de sua empresa de acordo com as datas comemorativas ajuda e muito a atrair clientes e, consequentemente, aumentar as vendas. Para isso, basta adicionar elementos visuais ou textuais temáticos para sua estratégia de marketing. 

3. Quais são algumas ideias de produtos ou serviços para vender em datas comemorativas?

A criatividade é sua maior aliada na hora de determinar produtos e serviços para vender em datas comemorativas. Durante a festa junina, por exemplo, é possível dar descontos ou brindes para clientes que compareçam caracterizados. Já no Dia dos Namorados, uma ideia é dar benefícios para aqueles que comprem junto do companheiro ou de um amigo.

4. Como posso criar uma atmosfera temática na minha loja ou restaurante?

Para criar uma atmosfera temática em sua loja ou restaurante, é preciso investir em uma decoração adequada, além de incentivar seus funcionários a participarem da brincadeira e adicionarem elementos temáticos ao uniforme do dia a dia, como chapéus de palha, trancinhas nos cabelos e camisas quadriculadas nos meses de junho e julho.

5. Por que o atendimento ao cliente é tão importante nas datas comemorativas?

De nada adianta atrair clientes para sua loja utilizando-se das datas comemorativas se o atendimento de seu estabelecimento deixar a desejar. Por isso, é preciso garantir que as pessoas atraídas por seu marketing temático serão fidelizadas não somente através de suas estratégias de marketing para datas comemorativas, mas também pelo atendimento ao cliente de ponta.

Conclusão

As datas comemorativas são uma ótima oportunidade para fazer com que sua loja se destaque em meio aos concorrentes, convidando novos clientes a conhecer seus serviços. Ao aproveitar bem essas ocasiões, você conseguirá tirar proveito máximo das datas comemorativas e irá converter esse investimento em resultados para seu estabelecimento.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Posts Relacionados

QUERO SABER MAIS
X  FECHAR
QUERO SER CLIENTE QUERO SER FRANQUEADO SOU CLIENTE