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Dicas de vendas para o dia das crianças

Dia 12 de outubro é um dos momentos mais aguardados do ano por muitas crianças. Mesmo com a proximidade da data, ainda é possível estruturar algumas ações simples, mas que prometem alavancar suas vendas para o dia das crianças.

Em 2022, no período do dia das crianças, as vendas em lojas físicas cresceram 11,7%, enquanto o e-commerce vendeu 26% mais que no mesmo período em 2021, mostrando o potencial da data e da retomada do pós-pandemia. Para 2023 a expectativa do comércio é aumentar as vendas em 5% em relação a 2022.

Apostar principalmente em ações que chamam a atenção visualmente, experimentações e personalização são alguns fatores chave que podem (e vão) ajudar nas vendas para o dia das crianças. Pensando nisso, listamos cinco dicas para você colocar em prática nessa data especial.

5 Dicas de vendas para o dia das crianças

1. Ações de Promoção

Uma boa ideia para movimentar o seu perfil nas redes sociais, expandir sua marca para novos públicos e engajar seguidores é realizar promoções/ações culturais. Peça para que seus seguidores compartilhem nos stories ou em postagens uma foto delas crianças e marcando o usuário da sua loja e alguma # (hashtag) especial. 

Dessa maneira as pessoas vão de forma orgânica divulgar sua loja para pessoas que, provavelmente, não conhecem sua marca. Em troca você deve realizar um “concurso cultural” onde uma das pessoas que seguir as regras estabelecidas ganhará um presente da loja, podendo ser um prêmio físico pré-estabelecido ou um voucher de consumação com um valor a ser gasto na própria loja. 

Atenção! Tome cuidado ao realizar sorteios, pois todo sorteio que não for realizado em conformidade com a Caixa Econômica Federal pode acarretar em problemas jurídicos para a organização que realizou o sorteio. Busque sempre fazer a seleção do ganhador por métodos de avaliação, por exemplo: o ganhador será a foto mais engraçada. 

2. Combinações de Ofertas e Presentes

Outra dica de vendas para o dia das crianças é pensar em pais e famílias que possuem mais de uma criança para presentear. Imagine entrar em uma loja procurando um presente para uma das crianças que você vai presentear e, se deparar com uma promoção em que é possível levar mais de um produto e fazer a alegria da criançada sem precisar rodar em diversas lojas do shopping. 

Claro que isso dependerá da variedade de produtos e serviços que sua loja tem disponível, mas a estratégia é válida, principalmente se pensar na questão de variedade: oferta de presentes para gêmeos, para menino e menina e, por que não, para diferentes idades?

3. Campanhas temáticas no digital

Caso você já tenha uma base de clientes e seus contatos, uma maneira de engajar e preparar o público para compra no dia das crianças é fazer campanhas personalizadas com o tema da data comemorativa. 

Opte por utilizar principalmente o e-mail e o WhatsApp. Procure maneiras de divulgar seus produtos e serviços com uma embalagem especial da data. Seja criativo utilizando frases geralmente ditas por pais e filhos para criar um enredo e fazer um link com seu produto que vai alavancar as vendas para o dia das crianças.

Você também pode criar imagens para divulgar essa campanha que remetem às crianças, com personagens marcantes para a criançada, dentre outros.

4. Recreação e Experimentação

Se você tiver uma loja física, sabe que chamar a atenção de quem passa na porta é fundamental. E chamar a atenção de crianças é algo que demanda um apelo visual. Nos dias que antecedem a data, até o dia das crianças, que tal levar para o seu ponto um palhaço para atrair a atenção das crianças e estabelecer uma conexão com sua marca, ou então um carrinho de pipoca ou algodão doce? 

Para essa ação, você precisará desembolsar um valor para fazê-la acontecer, mas é um atrativo a mais para que as crianças e os pais entrem na sua loja e, junto com um atendimento personalizado e empático, convertam em muitas vendas. 

Outra opção é fazer um espaço de recreação na loja, assim enquanto os pais realizam suas compras com tranquilidade, os filhos ocupam a mente e, assim, deixam os responsáveis mais a vontade.

5. Personalização

A personalização, atualmente, é um dos fatores que mais influencia na decisão de compra. Mas, muitas vezes não é possível personalizar o produto e/ou serviço em si. Nesse caso é necessário pensar em alternativas que tornem o seu negócio único.

Que tal redigir junto com a pessoa que está realizando a compra, um bilhete especial para a criança que receberá o presente? Ou, caso ela ainda não saiba ler, incluir um brinde que fomente a criatividade e educação como um lápis personalizado da sua loja e um caderno de caligrafia, por exemplo. 

Dúvidas Frequentes

1. Quando devo começar a implementar essas dicas?

Para ter um melhor resultado de vendas para o dia das crianças (e outras datas comemorativas), o ideal é começar as ações de campanha com a maior antecedência possível, cerca de um a dois meses antes já é o suficiente. Mas, as dicas que trouxemos também podem ter efeito a curto prazo, podendo ser realizadas dias antes da data em si.

2. Existe algum cuidado que devo tomar na publicidade dessas campanhas?

Sim, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) exige que algumas premissas sejam seguidas no que tange a publicidade para crianças, como:

  • Nunca use verbos imperativos como “compre” e “peça aos pais”;
  • Não é permitido desmerecer ou usar de forma pejorativa o papel dos pais e educadores, principalmente no papel de hábitos alimentares e de cidadania;
  • Não se deve espalhar medo ou expor situações perigosas e constrangedoras às crianças.

Existem outros pontos de atenção que você pode consultar no material completo do Conar disponível aqui.

3. Como posso destacar um produto na prateleira ou vitrine?

Aposte em uma embalagem personalizada para esse produto específico e que tenha a ver com a temática do dia das crianças. 

Conclusão

Essas dicas vão te ajudar nas vendas para o dia das crianças. Tenha em mente que nesse momento a criatividade e a personalização, mesmo que simples, podem ser os grandes trunfos na manga.


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