Franquias

Entenda como funciona um conselho de franqueados

Se você pensa em montar o seu próprio negócio, precisa estar atento e bem informado sobre as funcionalidades de uma franquia e todas as possibilidades de benefícios que ela pode trazer para o seu negócio.

Hoje vamos entender como funciona uma parte importante do modelo de Franchising, o canal de comunicação entre franqueador e franqueado, mais conhecido como conselho de franqueados. Continue a leitura e entenda! 

O Conselho de Franqueados

O conselho de franqueados é um canal de comunicação eficaz e muito importante entre o franqueador e o franqueado. Essa comunicação ajuda a orientar o franqueado em decisões pontuais necessárias, interfere em estratégias e dá suporte na resolução de problemas complexos relacionados ao negócio.

Os conselheiros, que em grande parte dos casos são franqueados mais experientes da região onde se localiza o negócio, possuem autonomia por parte da franqueadora para dar esse suporte necessário ao franqueado. Os conselheiros dão total assistência através de telefone, e-mail e até mesmo o suporte presencial.

Reunião do conselho

Nos encontros e reuniões do conselho são abordados assuntos relacionados ao aspecto externo e amplo do negócio, e ainda abordagens internas e intervenções em problemas de motivação de pessoal. Os assuntos mais discutidos em reuniões de conselho são:

  • Portfólio de produtos
  • Gestão de verba de marketing
  • Pagamento de royalties pelos franqueados
  • Análise de concorrência

Em alguns casos, existe a intervenção do conselho em assuntos diversos ao negócio, como estratégias específicas para determinada região, uso da marca etc.

Muitas vezes, o conselho interfere na adaptação do negócio ao mercado através de técnicas de expansão do negócio.

Os conselheiros têm a missão de convencer o empreendedor a investir no seu negócio de forma assertiva e com melhores resultados.

Por falar em resultados, na reunião de conselheiros é solicitado um relatório sobre o desempenho do seu negócio com base no que foi passado e treinado.

Pontos importantes no conselho de franqueados

  • O conselho não está previsto em lei e pode ser criado e gerido livremente pelo franqueador;
  • Os membros do conselho devem ser sempre renovados em um prazo estipulado pelo estatuto do conselho, documento criado para aplicar regras de conduta e trâmites de eleição dos membros;
  • As reuniões devem ser acompanhadas por franqueados e também devem ser registradas em ata todas as pautas pertinentes à franquia;
  • O conselho deve ter como objetivo principal atender às reivindicações dos franqueados, buscando aprimorar e fortalecer o vínculo da empresa entre os seus associados de forma a resolver os problemas apresentados pelos franqueados. Caso esse propósito não esteja sendo alcançado, o conselho deve reunir as reivindicações e torná-las públicas entre os membros para estudar a melhor forma de corrigir as falhas.

Se você pensa em adquirir uma franquia, precisa entender como funciona todo o processo para garantir que o seu investimento é seguro e lucrativo.

Tem interesse em começar no negócio de franquias? Gostaria de saber mais sobre o assunto? Então continue conosco e acompanhe semanalmente as novidades do blog!


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Posts Relacionados

QUERO SABER MAIS
X  FECHAR
QUERO SER CLIENTE QUERO SER FRANQUEADO SOU CLIENTE