Capacitação  |  Empreendedorismo

Fluxo de caixa: o que é e qual a sua importância

Um bom planejamento do fluxo de caixa é essencial para qualquer empresa manter a gestão saudável e realizar o controle financeiro otimizado.

Fluxo de caixa: o que é e qual a sua importância

Quer saber mais sobre esse assunto e qual a sua importância no mundo dos negócios? Então leia a matéria até o final e conheça algumas ideias de como implementá-lo em sua empresa hoje mesmo.

Do começo… O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é um instrumento que permite controlar todas as movimentações financeiras de uma empresa, desde as entradas até as saídas.

Por meio dele, é possível analisar, revisar e, até mesmo, fazer projeções da realidade financeira de uma empresa a curto, médio e longo prazo, uma vez que considera pontos essenciais, como contas a pagar e a receber.

Por fim, a partir do fluxo de caixa, o empreendedor é capaz de investir, negociar e planejar sem comprometer a estabilidade financeira da organização.

Qual é a importância do fluxo de caixa?

Enfim, é uma ferramenta que traz segurança e clareza na hora de planejar as ações de uma empresa, permitindo a visualização, cálculo, previsão e controle das movimentações futuras.

Ou seja, por meio dele, o gestor consegue saber rapidamente o que falta e o que sobra no caixa, além de registrar as contas a pagar e a receber. Nesse sentido, o fluxo de caixa é composto da seguinte maneira:

Entradas

Primeiramente, é o dinheiro que “entrou”  ao longo de determinado período, como depósitos, transferências e recebimentos em geral.

Saídas

Dessa forma, é o dinheiro que “saiu” do caixa em determinado período, como aluguel, infraestrutura, materiais de escritório, impostos, condomínio, energia elétrica, telefone e internet.

Saldo operacional

É o resultado da equação entre o que entrou menos o que saiu, portanto, é o saldo disponível em determinado período.

Saldo final

É a soma entre o saldo operacional e o saldo que já existia no caixa, ou seja, é o saldo do caixa durante todo o período.

Como utilizar o fluxo de caixa na prática?

Existem diversas maneiras de implementar um fluxo de caixa: de maneira manual, em planilhas do Excel, agendas e cadernos, ou com ajuda de softwares de gestão. Entretanto, o conceito é o mesmo para os dois casos e você deve começar com os seguintes itens:

  • Registre diariamente as entradas e saídas, sempre detalhando o dia e horário da movimentação;
  • Coloque no papel todos os recebimentos, inclusive os que serão efetivados no futuro;
  • Documente o saldo do caixa diariamente;
  • Avalie constantemente as informações registradas para verificar como anda a saúde financeira da empresa;
  • Faça investimentos e aplique recursos com base no histórico do fluxo de caixa;
  • Decida se há necessidade de aumentar o capital de giro no caso de situação deficitária.

Quais são os benefícios do fluxo de caixa?

Com um fluxo de caixa bem estruturado, é possível conhecer exatamente a situação financeira da empresa para antecipar tomadas de decisão na busca de vantagens competitivas.

Além disso, proporciona uma série de outros benefícios, como:

Evita o desperdício

É possível fazer um “raio x” nos gastos da empresa para evitar investimentos desnecessários.

Aumenta a organização e efetividade

Garante organização financeira para manter as contas em dia e planejar ações emergenciais com certa antecedência.

Contribui para melhoria da tomada de decisão

O primeiro passo para definir onde se deseja chegar é saber onde a empresa está no momento. O fluxo de caixa clareia o caminho para gestores poderem tomar decisões assertivas com base no cenário atual da companhia e projeções do futuro.

Conclusão

O fluxo de caixa saudável deve ser uma das metas de todo empreendedor. Conte com as soluções da Acqio para levar seu negócio mais longe! Saiba mais em https://acqio.com.br

Conheça as soluções da Acqio!


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Posts Relacionados

QUERO SABER MAIS
X  FECHAR
QUERO SER CLIENTE QUERO SER FRANQUEADO SOU CLIENTE