Uma das características mais importantes de um empreendedor é ter a capacidade de enxergar alguma oportunidade de negócios do mercado para oferecer um novo produto ou serviço.
Grande parcela dos empreendedores é motivada pelo sonho de ter o seu próprio empreendimento, em contrapartida, outra parcela é movida pelas oportunidades de negócios que aparecem, empreendendo em função da ocasião.
Você sabe como identificar uma oportunidade de negócios? Onde estão as oportunidades de negócios? Continue a leitura para tirar as suas dúvidas e estar sempre atento.
Imagine o seguinte cenário:
Uma empresa de chapéus envia dois vendedores para uma região muito quente e com um mercado considerado promissor. Portanto, a missão deles é verificar se realmente vale a pena investir naquele lugar.
No final do trabalho, ao entregarem os seus relatórios, o primeiro vendedor diz que não há possibilidade de implementar um programa de vendas para aquela região, pois ninguém utiliza chapéu.
O segundo vendedor, ao contrário, defende que há oportunidade de negócios naquele local, afinal, poderiam oferecer um produto muito útil que ainda não é utilizado pela população.
Repare, os dois vendedores tiveram as mesmas condições de trabalho, entretanto, o que tinha visão empreendedora conseguiu identificar uma lacuna no mercado local e a oportunidade que existia ali.
Uma oportunidade de negócios surge no mercado em função de uma necessidade ou escassez de oferta e cabe ao empreendedor identificar quais produtos ou serviços podem atender aos interesses desse público consumidor.
A palavra-chave para distinguir esses dois conceitos é a “viabilidade”.
Uma ideia de negócio pode surgir de alguma preferência pessoal ou até mesmo para aprimorar processos existentes, como o de vendas, por exemplo. Basta ter criatividade e senso de realidade.
Entretanto, uma ideia não precisa ter compromisso com a realidade, já que pode ser ótima, mas totalmente inviável.
Em contraponto, a oportunidade de negócios é baseada em dados do mercado e sempre tentará encontrar o caminho da viabilidade.
Se há condições de empreender em um negócio com claras chances de sucesso, é porque existe uma oportunidade de negócios!
No cenário dos vendedores de chapéus que vimos acima, um só enxergou o prejuízo e o outro as chances de faturar muito. Nesse sentido, a diferença entre eles está na percepção do mercado e do público consumidor.
Portanto, para identificar uma oportunidade de negócios, é necessário ter sensibilidade e sempre estar atento às movimentações do mercado.
Algumas perguntas podem mostrar a direção:
E lembre-se:
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