Não é segredo que as redes sociais são as melhores amigas de qualquer negócio. Afinal, elas são a melhor maneira de impactar potenciais clientes na atualidade e permitem que o marketing digital trace uma série de estratégias para fazer com que sua empresa se consolide perante os olhos dos internautas. Mas, como nem tudo o que é bom vem de graça, as redes sociais passaram a cobrar uma taxa para permitir que as empresas tenham melhores resultados em suas postagens e anúncios. Trata-se do tráfego pago.
Tráfego é quando algum tipo de anúncio ou publicação direciona o internauta para seu site. As ferramentas de SEO e do marketing digital exercem essa função utilizando estratégias para fazer com que mais pessoas encontrem seu domínio de forma orgânica. O refinamento dos algoritmos das redes sociais, no entanto, acabou dificultando esse processo, já que passaram a exibir apenas aquilo que o usuário mostra interesse e diminuindo o número de propagandas orgânicas das empresas. Por isso, foi criado o tráfego pago, permitindo que os anúncios das empresas pagantes possam aparecer na For You dos usuários.
A utilização dessa estratégia, no entanto, não é tão simples quanto parece. A contratação do tráfego pago envolve uma série de variáveis, e deve ser bem analisada por sua empresa para que não haja gastos desnecessários, e para que o valor investido apresente bons retornos. Por isso, separamos 7 segredos sobre o tráfego pago nas redes sociais para que você consiga utilizar essa estratégia da melhor forma possível.
Muitos costumam acreditar que o tráfego pago envolve algum tipo de truque que irá converter automaticamente os views em cliques – mas não é isso que acontece. O tráfego pago nada mais é do que pagar para que o conteúdo produzido pela empresa – seja ele para o perfil da conta ou exclusivamente para anúncios – apareça com maior frequência na timeline de seus clientes em potencial. Ou seja, se a empresa não tiver uma boa estratégia de postagens e conteúdo que agrade ao consumidor, de nada adiantará investir no tráfego pago.
Logo, o sucesso desta ferramenta depende diretamente da estratégia de marketing digital traçada pela empresa, que deve ser pensado com cuidado para que haja um melhor aproveitamento do investimento.
De nada importa investir em tráfego pago se você não tiver um conhecimento detalhado dos interesses de seu público-alvo. Isso porque, se o anúncio pelo qual você pagou não for interessante o suficiente para que o internauta clique nele e seja redirecionado para sua página, o investimento terá sido em vão. Por isso, o mais importante é ter em mente os interesses exatos de seus clientes em potencial, bem como qual mensagem você deseja transmitir a eles. Dessa forma, será possível converter o máximo de visualizações em cliques.
Vale lembrar, ainda, que no momento da contratação dos serviços de tráfego pago, a empresa tem a possibilidade de especificar qual é o seu público-alvo, para que seus anúncios apareçam majoritariamente para contas que batam com o perfil descrito. Dessa forma, é essencial que a persona a ser atingida esteja clara e detalhada, fazendo com que o investimento tenha o melhor aproveitamento possível.
Existem diversas plataformas de tráfego pago na web; algumas específicas para certas redes sociais e outras não. Cada uma delas trabalha com uma tabela de valores diferentes, que oferece resultados diferentes. Por isso, é importante avaliar qual é a rede social mais utilizada por seu público-alvo para poder escolher a melhor opção de valores e resultados para sua campanha. Investimentos muito pequenos não costumam render grandes resultados, mas investimentos muito grandes podem ser desnecessários para seu objetivo, podendo até mesmo acabar em prejuízo.
Por isso, é muito importante medir qual o objetivo de sua estratégia e qual o valor necessário para atingi-lo de acordo com a plataforma escolhida ao invés de optar instantaneamente pelo plano mais caro ou mais barato.
Ao contrário do que muitos pensam, o tráfego pago não precisa ser utilizado o tempo todo pelas empresas. Pagar para que os internautas vejam seus anúncios é importante, principalmente para as contas que acabaram de entrar nas redes sociais, pois garantem um rápido crescimento para a conta. Após certo tempo, no entanto, a necessidade de investir altos valores para que o tráfego pago ocorra a todo momento deixa de existir.
Outra dica para contas bem consolidadas nas redes é investir mais em tráfego pago quando estiver anunciando uma nova campanha ou serviço, de modo que isso possa ser popularizado com maior eficiência.
Como comentamos acima, o tráfego pago não precisa ser utilizado o tempo todo para garantir o sucesso da campanha de marketing digital. Da mesma forma, ele não substitui o tráfego orgânico! Isso porque, como dito anteriormente, os algoritmos das redes sociais tendem a exibir na tela inicial, a For You, conteúdos que tenham a ver com os interesses demonstrados por pesquisas, likes, comentários e compartilhamentos.
Logo, quando seu público-alvo passar a demonstrar interesse pela sua marca, seu conteúdo passará a aparecer de forma natural na timeline dos usuários, gerando tráfego orgânico. É sempre importante lembrar: uma boa estratégia de marketing digital trata o tráfego pago e o tráfego orgânico como aliados para um mesmo fim.
Quem nunca se irritou com anúncios constantes de uma mesma empresa ou produto? Pois essa situação pode acabar afastando o internauta de sua marca se acontecer com frequência. É preciso lembrar sempre que, no geral, as pessoas utilizam as redes sociais para se distrair e se informar sobre seus amigos e interesses; logo, não desejam ser bombardeadas a todo momento com anúncios repetitivos de uma mesma empresa ou campanha.
Por isso, é preciso tomar cuidado com a estratégia de remarketing, na qual um cliente que já interagiu com seu site ou anúncio é abordado novamente pela campanha. Essa nova abordagem é, sim, importante, pois pode fazer com que o cliente volte a considerar a compra ou seja impactado por mais itens de seu interesse, mas deve ser realizada na medida certa.
Muitas vezes, as ferramentas de tráfego pago dão a entender que o resultado de seu investimento será imediato, e isso nem sempre é verdade. Principalmente quando se trata de empresas que estão começando agora a lidar com esse tipo de estratégia, é preciso testar e arriscar para entender qual a melhor maneira de utilizar esse recurso para que realmente haja retorno. Além disso, esse período inicial também será importante para que sua equipe de marketing digital entenda o consumo dos internautas que compõem seu público-alvo e possa traçar estratégias adequadas.
Por isso, não desanime se suas primeiras tentativas não atenderem às suas expectativas; comece com valores um pouco menores e não tenha medo de mudar sua estratégia para buscar objetivos cada vez mais altos.
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1. Qual a diferença entre tráfego pago e orgânico?
O tráfego orgânico é gerado naturalmente, através de mecanismos de pesquisa e não envolve custos diretos, mas requer tempo para desenvolver-se e é mais sustentável a longo prazo. Já o tráfego pago é adquirido através de publicidade online paga, oferece resultados rápidos, porém demanda um investimento contínuo. Ambos têm suas vantagens e são frequentemente combinados em estratégias de marketing digital para atender a diferentes objetivos.
2. Qual a melhor estratégia para utilizar tráfego pago nas redes sociais?
O primeiro passo para utilizar o tráfego pago nas redes sociais da melhor maneira é conhecer de modo aprofundado seu público-alvo. Essa será a base de toda a sua estratégia de marketing digital, e irá delimitar qual a melhor plataforma para investir em tráfego pago, qual a linguagem a ser utilizada nas publicações e até mesmo os melhores períodos para que seu anúncio apareça para seus clientes em potencial.
2.Como posso usar o marketing digital para aumentar a eficácia do tráfego pago?
A eficácia do tráfego pago depende diretamente das estratégias de marketing digital traçadas por sua empresa; isso porque o tráfego pago nada mais faz do que garantir que seus anúncios e publicações já criados impactem mais internautas que o comum. Dessa forma, quanto mais bem pensados forem os planos de seu time de marketing digital, melhor será o retorno das publicações realizadas através do tráfego pago.
3. Quais são algumas ideias de produtos ou serviços para anunciar através do tráfego pago?
Os melhores produtos e serviços para anunciar através do tráfego pago serão definidos a partir do detalhamento da persona que sua empresa planeja impactar. Isso porque, uma vez que se conhece bem seu público-alvo, é possível entender que tipo de coisa desperta mais seu interesse e sua curiosidade, levando-o a clicar no anúncio. De modo geral, promoções e novidades costumam ser ótimas sugestões para que o tráfego pago seja utilizado.
4. Como posso criar uma atmosfera convidativa para auxiliar minha estratégia de tráfego pago?
Apesar de benéfico em muitos sentidos, o advento das redes sociais fez com que muitas relações entre empresa e cliente se tornassem impessoais, seja pela necessidade de respostas rápidas no chat ou pela grande quantidade de comentários a serem respondidos. Por isso, criar uma atmosfera convidativa, com funcionários focados em dar conta dessa relação de forma atenciosa e precisa, faz com que os esforços do marketing digital e do tráfego pago se tornem muito mais eficazes.
Outra dica para fazer com que os internautas se sintam mais confortáveis com a marca e se sintam inclinados a interagir cada vez mais com ela é investir na humanização do conteúdo e da linguagem, trazendo a empresa para mais perto de seus clientes.
5. Por que o atendimento ao cliente é tão importante mesmo com as estratégias de tráfego pago?
Nem mesmo a melhor estratégia de marketing digital e uso do tráfego pago é capaz de reter clientes quando a empresa possui um atendimento ao cliente ineficaz. Seja para e-commerces ou lojas físicas com perfis em redes sociais, garantir que os clientes provenientes do online sejam bem atendidos é essencial para garantir a compra e a fidelização. Por isso, um bom atendimento ao cliente no meio online vai desde a resposta rápida e clara aos comentários e solicitações nas redes sociais, até a eficácia dos chatbots que auxiliam os clientes dentro do próprio site da empresa.
Apesar de muito popular e indicado, o tráfego pago ainda é essencialmente desconhecido pela maioria das empresas, o que impede que seu uso seja 100% efetivo. Por isso, é importante conhecer todas as nuances dessa ferramenta, permitindo que sua estratégia de marketing digital possa garantir bons resultados sem a necessidade de investimentos gigantescos.
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