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Segredos sobre tráfego pago nas redes sociais

Não é segredo que as redes sociais são as melhores amigas de qualquer negócio. Afinal, elas são a melhor maneira de impactar potenciais clientes na atualidade e permitem que o marketing digital trace uma série de estratégias para fazer com que sua empresa se consolide perante os olhos dos internautas. Mas, como nem tudo o que é bom vem de graça, as redes sociais passaram a cobrar uma taxa para permitir que as empresas tenham melhores resultados em suas postagens e anúncios. Trata-se do tráfego pago.

Tráfego é quando algum tipo de anúncio ou publicação direciona o internauta para seu site. As ferramentas de SEO e do marketing digital exercem essa função utilizando estratégias para fazer com que mais pessoas encontrem seu domínio de forma orgânica. O refinamento dos algoritmos das redes sociais, no entanto, acabou dificultando esse processo, já que passaram a exibir apenas aquilo que o usuário mostra interesse e diminuindo o número de propagandas orgânicas das empresas. Por isso, foi criado o tráfego pago, permitindo que os anúncios das empresas pagantes possam aparecer na For You dos usuários.

A utilização dessa estratégia, no entanto, não é tão simples quanto parece. A contratação do tráfego pago envolve uma série de variáveis, e deve ser bem analisada por sua empresa para que não haja gastos desnecessários, e para que o valor investido apresente bons retornos. Por isso, separamos 7 segredos sobre o tráfego pago nas redes sociais para que você consiga utilizar essa estratégia da melhor forma possível.

1. O sucesso do tráfego pago e as boas estratégias de marketing 

Muitos costumam acreditar que o tráfego pago envolve algum tipo de truque que irá converter automaticamente os views em cliques – mas não é isso que acontece. O tráfego pago nada mais é do que pagar para que o conteúdo produzido pela empresa – seja ele para o perfil da conta ou exclusivamente para anúncios – apareça com maior frequência na timeline de seus clientes em potencial. Ou seja, se a empresa não tiver uma boa estratégia de postagens e conteúdo que agrade ao consumidor, de nada adiantará investir no tráfego pago.

Logo, o sucesso desta ferramenta depende diretamente da estratégia de marketing digital traçada pela empresa, que deve ser pensado com cuidado para que haja um melhor aproveitamento do investimento.

2. O mais importante é conhecer seu público-alvo 

De nada importa investir em tráfego pago se você não tiver um conhecimento detalhado dos interesses de seu público-alvo. Isso porque, se o anúncio pelo qual você pagou não for interessante o suficiente para que o internauta clique nele e seja redirecionado para sua página, o investimento terá sido em vão. Por isso, o mais importante é ter em mente os interesses exatos de seus clientes em potencial, bem como qual mensagem você deseja transmitir a eles. Dessa forma, será possível converter o máximo de visualizações em cliques. 

Vale lembrar, ainda, que no momento da contratação dos serviços de tráfego pago, a empresa tem a possibilidade de especificar qual é o seu público-alvo, para que seus anúncios apareçam majoritariamente para contas que batam com o perfil descrito. Dessa forma, é essencial que a persona a ser atingida esteja clara e detalhada, fazendo com que o investimento tenha o melhor aproveitamento possível.

3. O valor do investimento varia conforme seus objetivos

Existem diversas plataformas de tráfego pago na web; algumas específicas para certas redes sociais e outras não. Cada uma delas trabalha com uma tabela de valores diferentes, que oferece resultados diferentes. Por isso, é importante avaliar qual é a rede social mais utilizada por seu público-alvo para poder escolher a melhor opção de valores e resultados para sua campanha. Investimentos muito pequenos não costumam render grandes resultados, mas investimentos muito grandes podem ser desnecessários para seu objetivo, podendo até mesmo acabar em prejuízo. 

Por isso, é muito importante medir qual o objetivo de sua estratégia e qual o valor necessário para atingi-lo de acordo com a plataforma escolhida ao invés de optar instantaneamente pelo plano mais caro ou mais barato.

4. Não precisa ser utilizado o tempo todo

Ao contrário do que muitos pensam, o tráfego pago não precisa ser utilizado o tempo todo pelas empresas. Pagar para que os internautas vejam seus anúncios é importante, principalmente para as contas que acabaram de entrar nas redes sociais, pois garantem um rápido crescimento para a conta. Após certo tempo, no entanto, a necessidade de investir altos valores para que o tráfego pago ocorra a todo momento deixa de existir. 

Outra dica para contas bem consolidadas nas redes é investir mais em tráfego pago quando estiver anunciando uma nova campanha ou serviço, de modo que isso possa ser popularizado com maior eficiência.

5. O tráfego pago não substitui o tráfego orgânico

Como comentamos acima, o tráfego pago não precisa ser utilizado o tempo todo para garantir o sucesso da campanha de marketing digital. Da mesma forma, ele não substitui o tráfego orgânico! Isso porque, como dito anteriormente, os algoritmos das redes sociais tendem a exibir na tela inicial, a For You, conteúdos que tenham a ver com os interesses demonstrados por pesquisas, likes, comentários e compartilhamentos. 

Logo, quando seu público-alvo passar a demonstrar interesse pela sua marca, seu conteúdo passará a aparecer de forma natural na timeline dos usuários, gerando tráfego orgânico. É sempre importante lembrar: uma boa estratégia de marketing digital trata o tráfego pago e o tráfego orgânico como aliados para um mesmo fim.

6. O abuso do tráfego pago pode acabar prejudicando seu negócio

Quem nunca se irritou com anúncios constantes de uma mesma empresa ou produto? Pois essa situação pode acabar afastando o internauta de sua marca se acontecer com frequência. É preciso lembrar sempre que, no geral, as pessoas utilizam as redes sociais para se distrair e se informar sobre seus amigos e interesses; logo, não desejam ser bombardeadas a todo momento com anúncios repetitivos de uma mesma empresa ou campanha. 

Por isso, é preciso tomar cuidado com a estratégia de remarketing, na qual um cliente que já interagiu com seu site ou anúncio é abordado novamente pela campanha. Essa nova abordagem é, sim, importante, pois pode fazer com que o cliente volte a considerar a compra ou seja impactado por mais itens de seu interesse, mas deve ser realizada na medida certa.

7. Talvez o tráfego pago não dê certo logo de cara, e está tudo bem

Muitas vezes, as ferramentas de tráfego pago dão a entender que o resultado de seu investimento será imediato, e isso nem sempre é verdade. Principalmente quando se trata de empresas que estão começando agora a lidar com esse tipo de estratégia, é preciso testar e arriscar para entender qual a melhor maneira de utilizar esse recurso para que realmente haja retorno. Além disso, esse período inicial também será importante para que sua equipe de marketing digital entenda o consumo dos internautas que compõem seu público-alvo e possa traçar estratégias adequadas. 

Por isso, não desanime se suas primeiras tentativas não atenderem às suas expectativas; comece com valores um pouco menores e não tenha medo de mudar sua estratégia para buscar objetivos cada vez mais altos.

Leia também: Como lidar com o medo e as incertezas do empreendedorismo?

Perguntas Frequentes

1. Qual a diferença entre tráfego pago e orgânico? 

O tráfego orgânico é gerado naturalmente, através de mecanismos de pesquisa e não envolve custos diretos, mas requer tempo para desenvolver-se e é mais sustentável a longo prazo. Já o tráfego pago é adquirido através de publicidade online paga, oferece resultados rápidos, porém demanda um investimento contínuo. Ambos têm suas vantagens e são frequentemente combinados em estratégias de marketing digital para atender a diferentes objetivos.

2. Qual a melhor estratégia para utilizar tráfego pago nas redes sociais?

O primeiro passo para utilizar o tráfego pago nas redes sociais da melhor maneira é conhecer de modo aprofundado seu público-alvo. Essa será a base de toda a sua estratégia de marketing digital, e irá delimitar qual a melhor plataforma para investir em tráfego pago, qual a linguagem a ser utilizada nas publicações e até mesmo os melhores períodos para que seu anúncio apareça para seus clientes em potencial.

2.Como posso usar o marketing digital para aumentar a eficácia do tráfego pago?

A eficácia do tráfego pago depende diretamente das estratégias de marketing digital traçadas por sua empresa; isso porque o tráfego pago nada mais faz do que garantir que seus anúncios e publicações já criados impactem mais internautas que o comum. Dessa forma, quanto mais bem pensados forem os planos de seu time de marketing digital, melhor será o retorno das publicações realizadas através do tráfego pago.

3. Quais são algumas ideias de produtos ou serviços para anunciar através do tráfego pago?

Os melhores produtos e serviços para anunciar através do tráfego pago serão definidos a partir do detalhamento da persona que sua empresa planeja impactar. Isso porque, uma vez que se conhece bem seu público-alvo, é possível entender que tipo de coisa desperta mais seu interesse e sua curiosidade, levando-o a clicar no anúncio. De modo geral, promoções e novidades costumam ser ótimas sugestões para que o tráfego pago seja utilizado.

4. Como posso criar uma atmosfera convidativa para auxiliar minha estratégia de tráfego pago?

Apesar de benéfico em muitos sentidos, o advento das redes sociais fez com que muitas relações entre empresa e cliente se tornassem impessoais, seja pela necessidade de respostas rápidas no chat ou pela grande quantidade de comentários a serem respondidos. Por isso, criar uma atmosfera convidativa, com funcionários focados em dar conta dessa relação de forma atenciosa e precisa, faz com que os esforços do marketing digital e do tráfego pago se tornem muito mais eficazes. 

Outra dica para fazer com que os internautas se sintam mais confortáveis com a marca e se sintam inclinados a interagir cada vez mais com ela é investir na humanização do conteúdo e da linguagem, trazendo a empresa para mais perto de seus clientes.

5. Por que o atendimento ao cliente é tão importante mesmo com as estratégias de tráfego pago?

Nem mesmo a melhor estratégia de marketing digital e uso do tráfego pago é capaz de reter clientes quando a empresa possui um atendimento ao cliente ineficaz. Seja para e-commerces ou lojas físicas com perfis em redes sociais, garantir que os clientes provenientes do online sejam bem atendidos é essencial para garantir a compra e a fidelização. Por isso, um bom atendimento ao cliente no meio online vai desde a resposta rápida e clara aos comentários e solicitações nas redes sociais, até a eficácia dos chatbots que auxiliam os clientes dentro do próprio site da empresa.

Conclusão

Apesar de muito popular e indicado, o tráfego pago ainda é essencialmente desconhecido pela maioria das empresas, o que impede que seu uso seja 100% efetivo. Por isso, é importante conhecer todas as nuances dessa ferramenta, permitindo que sua estratégia de marketing digital possa garantir bons resultados sem a necessidade de investimentos gigantescos.


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