Como passou rápido… As vendas de final de ano já estão aí e você ainda não conseguiu organizar o seu comércio para esse período? Fique tranquilo, confira nossas dicas que vão ajudá-lo a atender essa alta na demanda e atrair novos clientes.
As férias e o pagamento do 13º colocam mais dinheiro em circulação, gerando maior demanda para o comércio. Portanto, a sua loja precisa oferecer uma experiência de compra ideal para aproveitar o aquecimento do mercado.
Nesse sentido, é necessário focar em 5 pontos essenciais para deixar a sua loja organizada e preparada para as vendas de final de ano.
A primeira coisa a fazer é mapear o seu estoque em uma planilha ou sistema de gestão.
Com isso, você poderá identificar quais produtos estão parados há mais tempo e quais podem ser utilizados de forma estratégica na forma de promoções para atrair consumidores.
Você deve colocar na vitrine os produtos mais procurados e criar ofertas para itens que não tiveram muita saída durante o ano. O preço baixo chama muita atenção, portanto, pode ser a isca ideal para levar seus clientes até os produtos de maior valor agregado e saída.
Essa dica também serve para produtos vendidos na internet por meio de links de pagamentos e lojas virtuais.
Agora é a hora de trabalhar no visual da vitrine, o cartão de visitas da sua loja.
Para isso, é importante se atentar a 3 itens:
Mas lembre-se, o menos é mais! Tome cuidado para não poluir a sua vitrine e deixe em evidência seus principais produtos e promoções.
Além disso, é muito importante pedir opinião. Quando finalizar a organização, peça para outras pessoas avaliarem a vitrine fazendo a seguinte pergunta: você entraria nessa loja?
Se a maioria das pessoas que participaram da dinâmica disserem que sim, considere essa tarefa como concluída!
Por fim, essa dica também se estende para quem tem negócio online. Utilize as redes sociais como a sua vitrine, postando conteúdos alinhados com o Natal e Ano Novo.
Quando o assunto é a venda física, o vendedor é mais do que fundamental, afinal, ele é o elo de ligação entre os clientes e o seu negócio.
Em primeiro lugar, reforce a necessidade de estarem atentos para responderem todas as dúvidas dos compradores, pois o suporte é um dos grandes diferenciais para qualquer estratégia de venda.
Faça acompanhamentos periódicos para avaliar o atendimento e sugerir melhorias.
Além de cativar o consumidor, os funcionários precisam agir de forma proativa para garantir uma ótima experiência de compra e fidelização dos clientes.
Contudo, lembre-se de oferecer treinamento e condições de trabalho apropriadas. Uma equipe feliz e motivada é a chave para o sucesso de qualquer empreendimento.
Enfim, considere as necessidades de contratação de funcionários temporários antes de realizar os treinamentos.
Por último, essa dica também serve para negócios digitais. Ofereça suporte por meio dos chats das redes sociais utilizando uma linguagem amigável e receptiva.
Outro aspecto que contribui diretamente na experiência de compra é o ambiente. Portanto, é essencial que o cliente se sinta confortável para escolher seus presentes com calma.
Por exemplo, você pode criar uma lista temática no Spotify e deixá-la em execução como música de fundo, em um volume agradável.
Outros pontos são os espaços, a climatização e a iluminação adequada. Nesse sentido, garanta que os clientes terão espaço suficiente para circular na loja e que a temperatura esteja amena, afinal, com o calor que faz no Brasil nas vendas do final de ano, esse é um fator que pode afastar os consumidores.
Além da vitrine, você deve se preocupar com a disposição dos produtos dentro da loja.
Existem várias formas de organização: por cores, categorias, ocasiões, lançamentos, promoções e muitas outras.
A dica é focar nas “zonas quentes”, ou seja, nos locais mais frequentados pelos clientes dentro da loja.
Alguns estudos mostram que as zonas quentes, em geral, costumam ficar à direita da entrada, entretanto, peça que seus vendedores fiquem de olho no movimento para você ser mais assertivo.
Depois de identificar as zonas mais quentes, utilize as informações obtidas durante o mapeamento do estoque para dispor os produtos mais estratégicos nessas áreas.
Outra dica é utilizar a massificação, ou seja, repetir o mesmo produto que você quer que tenha mais saída em outros pontos da loja.
Assim como as outras dicas, esse conceito também vale para o digital. No caso do Instagram, fixe destaques para os stories estratégicos e utilize os posts do feed como a sua vitrine, repetindo com regularidade os produtos que você quer dar ênfase.
Ainda dá tempo de ajustar os ponteiros para as vendas do final do ano, então, mãos na massa!
Como você viu, é importante estar atento a todos os detalhes da jornada do consumidor dentro da sua loja física ou online, da vitrine até o caixa.
Por falar em caixa, é muito importante ter um sistema ágil e que proporcione maior poder de negociação. Para isso, conte com a gente!
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