Vender mais em 2023 é uma meta que todos almejam, entretanto, janeiro e fevereiro costumam ser os meses mais tranquilos para as vendas, por conta do aumento do movimento do comércio em novembro e dezembro.
Além disso, gastos elevados com contas como matrículas, materiais escolares, impostos e as próprias férias, são fatores que tendem a diminuir o movimento no começo do ano.
Que tal aproveitar esse momento para se planejar e começar o ano com o pé direito para vender mais em 2023? Continue a leitura e saiba mais!
Como sabemos, existem diversas datas especiais que são verdadeiras oportunidades para o comércio e serão essenciais para vender mais em 2023.
Nesse sentido, algumas delas são mais famosas, como o dia das mães, dia dos pais, dia dos namorados, black friday, natal etc. No entanto, lembre-se das datas mais específicas e que têm relação direta com o seu negócio, como o dia da pizza.
Portanto, a preparação deve começar com antecedência para poder aproveitar todas as oportunidades, como por exemplo, negociar a compra de mercadorias com valores mais atrativos em épocas de baixa procura.
Contudo, aproveite para criar um mapa de ações para cada uma das datas descrevendo as tarefas que devem ser realizadas. Assim, você evita cair na armadilha de preparar tudo na última hora e poderá focar seus esforços com mais tranquilidade em outras atividades.
Apesar do movimento ser menor no início do ano, isso não significa que não há espaço para ótimas vendas. Ao contrário, existem negócios que podem aproveitar esse momento para faturar até mais, como papelarias e demais setores ligados ao mercado de volta às aulas.
Por isso, você deve engajar as pessoas, principalmente as que já conhecem a sua marca. Lembre-se, estreitar relacionamento com clientes antigos é mais fácil do que conquistar novos.
Aproveite para criar mensagens positivas e promoções para clientes que já adquiriram determinado produto em seu comércio.
O começo do ano é uma época em que as pessoas refletem sobre tudo o que passou e definem as metas para os meses que virão neste novo ciclo.
Por isso, aposte em mensagens que tenham esse gatilho, como por exemplo, “ano novo, casa nova para começar com o pé direito” ou “que tal começar o ano do jeito que você merece?”.
Por fim, lembre-se que a comunicação certa pode ser o diferencial para você vender mais em 2023, por isso, capriche e solte a imaginação.
As férias até podem parecer um obstáculo, no entanto, com criatividade e planejamento é possível propor atividades que aproximem os clientes do seu negócio.
Assim, você pode, por exemplo, propor atividades para engajar crianças e adultos no espaço físico da sua loja. Logo, é possível oferecer as tradicionais esculturas de bexigas e colocar colaboradores fantasiados na frente do seu estabelecimento.
Por fim, use e abuse do tema do verão, trazendo elementos visuais e textuais para enriquecer sua comunicação e promoções.
Esse é o momento de colocar a mão na massa e planejar como será o seu ano para vender mais em 2023. Reflita sobre todos os aspectos do seu negócio e coloque em prática planos que trarão vantagens competitivas e até mesmo melhores condições de trabalho.
É muito importante também saber onde quer chegar a curto, médio e longo prazo, por isso, trace metas plausíveis e claras.
Continue acompanhando nosso blog, em breve traremos mais dicas sobre como organizar seu negócio para 2023 ser um ano incrível e de muito crescimento.
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