Já pensou em utilizar o serviço de antecipação de recebíveis como alternativa simplificada ao empréstimo para garantir dinheiro extra a curto prazo?
Essa operação pode ser ideal para quem está precisando aumentar o capital de giro e é uma ótima estratégia para tirar planos do papel e expandir o negócio.
Muitas empresas utilizam a antecipação de recebíveis como recurso para preservar a saúde financeira e escalar a atuação no mercado, auxiliando no pagamento de fornecedores, matéria prima e muito mais!
Nesse sentido, para tirar o melhor proveito deste serviço, é essencial ter organização. Por isso, separamos algumas informações essenciais para ajudá-lo a utilizar a antecipação de recebíveis de forma consciente e assertiva.
A antecipação de recebíveis é um recurso financeiro que permite às empresas receberem valores transacionados em maquininhas ou outros serviços financeiros antes do prazo previsto.
Nesse sentido, é possível antecipar até mesmo os recebíveis de cartão de crédito e, a curto prazo, pode ser a saída ideal para o negócio ganhar fôlego e garantir um fluxo de caixa saudável.
Por exemplo, imagine que uma empresa realizou uma venda parcelada em 10 vezes e com o primeiro pagamento para 30 dias. Nesse caso, será necessário ter capital para garantir a entrega do produto ou serviço, certo?
E se o dinheiro não estiver disponível no caixa no momento da venda? É aí que muitas empresas precisam receber o valor à vista para pagar fornecedores e matéria prima, por exemplo.
Dessa maneira, é possível recorrer à antecipação para ter o dinheiro em mãos de uma vez só, sem ter que esperar o pagamento das 10 parcelas pelo cliente.
Assim, uma das grandes vantagens da antecipação de recebíveis é poder criar condições de pagamentos diferenciadas, além de proporcionar dinheiro extra para colocar as contas em dia e manter a operação da empresa.
Apesar de no final das contas o efeito ser o mesmo, ou seja, ter dinheiro disponível a curto prazo, a antecipação de recebíveis e o empréstimo são operações diferentes.
Em primeiro lugar, os empréstimos costumam ser mais caros e burocráticos, uma vez que os bancos incluem taxas de avaliação de crédito e juros mais altos. Além disso, há toda a questão de aprovação de cadastro.
De forma simplificada, no empréstimo, o banco cobrará para emprestar o dinheiro a um valor mais alto em função do risco que correrá.
Em contrapartida, na antecipação de recebíveis, o dinheiro já é da empresa, o único detalhe é que o recebimento será adiantado. Por esse motivo, o risco de inadimplência é reduzido e as condições para contratação são mais atrativas.
Ou seja, para a instituição que está adiantando os recebíveis, os riscos são reduzidos e para quem contrata esse serviço os juros e taxas são menores em relação ao empréstimo.
Por fim, a antecipação de recebíveis é uma operação mais segura para as duas partes. Por um lado o empreendedor mostra que é capaz de quitar a dívida e por outro, a instituição financeira tem condições de cobrar menos em função do risco reduzido.
Como vimos, a antecipação de recebíveis é um recurso estratégico, ou seja, você deve ter respostas claras para questões como: Onde o dinheiro será utilizado? Por que devo utilizar essa estratégia neste momento? Quais são as vantagens? Quais serão os ganhos no futuro?
Seja o mais organizado possível para que a antecipação de recebíveis não se torne uma dívida. Afinal, mesmo com condições atraentes, qualquer decisão equivocada pode pôr em jogo a saúde da sua empresa.
A Acqio também oferece a antecipação de recebíveis e estamos prontos para ajudá-lo com as melhores soluções financeiras para que seu negócio cresça ainda mais. Conheça nossos serviços em https://acqio.com.br
Nosso site usa cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar navegando você concorda com nossas Políticas de Privacidade.