Empreendedorismo

5 bons motivos para fidelizar seu cliente

Fidelização de clientes é um assunto recorrente no marketing e consiste em manter uma boa relação com o seu consumidor. Apesar de muita gente ignorar essa ação ou acreditar que somente empresas grandes devem realizá-la. Trata-se de um marketing muito efetivo e que pode ser aplicado em qualquer empreendimento. Conheça cinco motivos para fidelizar seus clientes.

Quando falamos em marketing, um assunto recorrente é a fidelização de clientes e níveis que se dividem. Segundo o professor Philip Kotler, além de ser algo muito importante, a fidelização divide-se em quatro níveis: cliente fiéis convictos (aqueles que sempre compram da mesma marca), clientes fiéis divididos (consumidor que é fiel a mais de uma marca, podendo comprar de duas ou três), clientes fiéis inconstantes (que mudam de marca a todo momento) e clientes fiéis (que não tem preferência por nenhuma marca).

Mas afinal de contas, por que é importante fidelizar clientes?


Bom, fidelização de clientes é o ato de construir uma relação com os seus consumidores e garantir a eles alguns privilégios por sempre preferirem a sua marca. Com a fidelização, seu empreendimento demonstra o quanto aquele cliente é importante e o quanto você preza pela relação.


A fidelização inicia-se no pós-venda, um setor muito importante que deve sempre prezar pela satisfação do cliente e que pode garantir uma boa reputação para a empresa.


Se engana quem pensa que fidelização só é importante para grandes empresas. Manter um freguês é tarefa de qualquer empresa, seja ela micro ou grande, que tenha a intenção de se manter ativa no mercado, crescer e lucrar cada vez mais. A fidelização de clientes aumenta a taxa de retenção em 5% e pode representar um aumento de 95% na lucratividade do negócio, segundo estudo da Bain & Company.


Ou seja, não dá para ignorar essa estratégia e não querer fidelizar os clientes. Por isso, listamos cinco bons motivos para você começar a fidelizar já os seus clientes.


1- É mais barato


Buscar clientes novos inclui muito investimento em propaganda, ainda mais em um mercado com tanta concorrência como o atual. Também costuma ser bem difícil achar clientes novos com novas empresas que surgem todos os dias e oferecem inúmeros benefícios. No entanto, manter uma boa relação com os antigos e investir em programas de descontos para quem já é seu consumidor é mais barato e te dá uma certa garantia de ter sempre aquele cliente ali.


2- Clientes fiéis compram sempre


Consumidores que realmente gostam de uma marca, tenham bom atendimento, tanto na venda quanto nos pós-venda, e ainda conseguem ter algum tipo de benefício com a empresa, sempre voltam para comprar daquele mesmo fornecedor. A empresa passa a ser a primeira opção na hora que for preciso repor estoque ou no momento de testar um produto ou serviço novo.


3- Sua empresa terá melhores feedbacks


Quando um cliente gosta de uma marca, ele sempre vai querer que ela melhore. Por isso, estará disposto a fornecer feedbacks que realmente ajudem no aperfeiçoamento da empresa. Com os feedbacks o cliente fiel pode fornecer informações que talvez você e sua equipe não tenham percebido e com isso melhorar o produto ou atendimento.
Clientes fidelizados também costumam dar feedbacks educados e gentis, além de serem bem verdadeiros com o que realmente não gostam na marca ou acham que poderia melhorar.


4- Indicação boca a boca


O melhor tipo de marketing que o seu negócio pode ter é a indicação boca a boca. Isso só acontece quando uma empresa realmente alcançou algum grau de excelência. As pessoas as indicam porque reconhecem algo bom ali. Essas indicações são verdadeiras e sem nenhum tipo de benefício para quem o faz, portanto, tem mais chance de converter quem pediu a indicação em cliente também.


5- Previsibilidade do lucro


Fidelizar um cliente quer dizer que de tempos em tempos ele estará ali consumindo algo. Com isso as previsões de lucro são mais eficientes e você consegue ter uma ideia de quanto ganha.

Perguntas Frequentes:


1- O que é fidelização de clientes?
Fidelização de clientes é o ato de construir uma boa relação com quem já consome os produtos e serviços do seu empreendimento e garantir alguns privilégios para esses consumidores que sempre estão escolhendo a sua empresa.


2- Por que devo fidelizar meus clientes?
Existem muitos benefícios para quem fideliza seus clientes, entre eles podemos dizer que é mais barato do que buscar novos clientes, em um mercado concorrido. Clientes fiéis também costumam fornecer feedbacks mais reais e fazer a indicação boca a boca para possíveis clientes.


3- Como funciona a fidelização de clientes?
A fidelização de clientes é uma estratégia de marketing que pode ser trabalhada de diversas formas, como percentual de descontos para quem sempre compra ou consome o serviço da sua empresa.


Conclusão:


Fidelizar clientes é o ato de manter uma boa relação com os seus consumidores e ainda garantir alguns privilégios aos que sempre consomem o seu produto ou serviço. Manter um consumidor, traz benefícios como clientes sempre dispostos a comprar da sua empresa, ser mais barato que buscar novos, previsibilidade do lucro, feedbacks mais verdadeiros e indicação boca a boca.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Posts Relacionados

QUERO SABER MAIS
X  FECHAR
QUERO SER CLIENTE QUERO SER FRANQUEADO SOU CLIENTE