Capacitação  |  Empreendedorismo

Semana do Brasil: atraindo mais clientes para o seu negócio

A Semana do Brasil é uma iniciativa da Secretaria de Comunicação do Governo Federal (Secom) em conjunto aos maiores varejistas brasileiros, o evento tem como objetivo movimentar a economia do país no mês de setembro devido a ser um período do ano em que costuma não ter bons resultados nas vendas do país. Visto que não há nenhuma data especial que promova promoções e estimule o comércio nessa época do ano. Em 2020, a campanha gerou um faturamento de R$2,3 bilhões no e-commerce, 25% a mais que no ano anterior, segundo a Ebit Nielsen.

Este ano, a Semana do Brasil chega à sua quinta edição e pode ser a oportunidade que estava faltando para alavancar as suas vendas em setembro. Continue a leitura para descobrir como aproveitar o evento no seu e-commerce ou estabelecimento físico!

Quando é a Semana do Brasil? 

A Semana do Brasil normalmente é realizada durante a semana do dia 7 de setembro, quando é comemorado o feriado de Independência do Brasil. Primordialmente a ideia era antecipar a Black Friday para o mês de setembro, mas como a data já estava consolidada em novembro, foi criado essa Semana do Brasil visto que o dia do cliente é 15 de setembro. 

Normalmente dura mais de uma semana, podendo chegar até dez dias, no ano de 2022, o evento foi realizado entre os dias 2 e 12 de setembro, com um objetivo de terminar perto do Dia do Cliente para que mantenha o mês movimentado positivamente no comércio. 

Como participar da Semana do Brasil?

 Não há exatamente uma regra para participar da Semana do Brasil, o importante é o vendedor planejar os descontos e as estratégias que usará para divulgar as promoções, funcionando como qualquer outra data do varejo. Sendo necessário criar essa campanha promocional para o evento. O Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) costuma disponibilizar um material oficial de divulgação, com logotipo e banners temáticos, mas o vendedor pode criar o próprio, deixando o original e com sua marca registrada. 

Semana do Brasil em marketplaces

Geralmente alguns dos maiores marketplaces do país participam da Semana do Brasil promovendo descontos e fazendo campanhas publicitárias para atrair os consumidores. Para os que vendem em marketplaces e desejam participar das campanhas das grandes plataformas, basta ficar atento aos comunicados de cada marketplace para inscrever seus produtos nas promoções.

Semana do Brasil e lojas virtuais

Importante também participar das campanhas dos marketplaces, para quem tem a própria loja virtual pode aproveitar todo o marketing gerado pelas grandes marcas na mídia e planejar suas próprias campanhas. Se atentar na seleção dos melhores produtos, dar descontos atrativos nos dias da Semana do Brasil, colocar esses itens em promoção e encontrar a melhor maneira para divulgá-los. Seja através de anúncios de mídia paga, redes sociais, e-mail marketing, entre outros meios de comunicação com seus clientes.

Como vender na Semana do Brasil?

Dê descontos reais e seja honesto com seus clientes

Um erro comum é aumentar os preços dos produtos antes da Semana do Brasil para dar descontos falsos depois. Os consumidores estão atentos a esse tipo de prática, que é conhecida como “tudo pela metade do dobro”. Além de ser uma atitude antiética, prejudica a sua marca devido a perder clientes e vendas ao invés de ganhar.

Sendo assim, dar descontos realistas nos itens que forem inseridos na promoção e não tentar enganar os clientes. O melhor caminho é evitar promoções nas semanas que antecedem a Semana do Brasil para dar desconto exclusivamente nos dias da campanha.

Conheça seu cliente

Para realizar a estratégia de vendas perfeita para seu negócio é de extrema importância que conheça seu público-alvo, compreender o perfil do consumidor, como ele compra, o que mais compra e principalmente o porque ele compra.

Priorize a experiência do cliente

Aproveitar a ocasião para encantar os consumidores com uma experiência de compra memorável. Isso aumentará as chances deles lembrarem do seu e-commerce e comprarem novamente com você nas demais datas comemorativas. Isso cria uma fidelidade do cliente com o seu negócio.

O essencial é prestar um atendimento eficiente e personalizado, oferecer uma experiência de pagamento segura e garantir agilidade na entrega do pedido. Como também realizar ações de pós-venda, como pesquisas de satisfação e cupons de desconto para uma futura compra.

Planeje promoções atrativas

Como o grande foco da Semana do Brasil são as ofertas, para se destacar é necessário realizar promoções atrativas para o seu público-consumidor, assim, conhecer seu público alvo é essencial para saber exatamente qual tipo de promoção é a melhor para sua marca. Como cupons, brindes, frete grátis e descontos em categorias de produtos, destacando os maiores descontos em produtos que estão parados no estoque ou que têm uma maior margem de lucro.

Trabalhe com o senso de urgência

Utilizar do senso de urgência e do impulso dos consumidores é uma ótima estratégia, colocar promoções por tempo limitado, contagem regressiva para descontos e avisar quando o produto estiver nas últimas unidades. São estratégias que criam um certo “medo” no consumidor de perder qualquer tipo de promoção. 

Leia também: Segredos sobre tráfego pago nas redes sociais

Perguntas e Dúvidas Frequentes;

Como os consumidores podem encontrar ofertas durante a Semana do Brasil?

Os consumidores podem encontrar ofertas e descontos durante a Semana do Brasil por meio de anúncios publicitários, mídias sociais, sites online, aplicativos de compras e nas lojas físicas que participam do evento.

Quais são os benefícios para os comerciantes que participam da Semana do Brasil?

Participar do evento pode trazer diversos benefícios para os comerciantes, como aumento nas vendas, aquisição de novos clientes, fidelização dos clientes existentes e de novos e a oportunidade de promover produtos e serviços.

É necessário pagar para participar da Semana do Brasil?

A participação não envolve taxas de inscrição, porém existem os custos de realizar as promoções e ofertas especiais. 

A Semana do Brasil é apenas para lojas de varejo? 

O evento não é exclusivo para lojas de varejo, empresas de diversos setores como restaurantes, serviços, turismo e entretenimento podem também participar e oferecer descontos e promoções durante a Semana.

A Semana do Brasil é realizada apenas online?

 O evento abrange tanto o comércio online quanto o comércio físico. Podem ser realizadas ofertas e descontos em lojas físicas e em plataformas online.

Conclusão

É importante lembrar que as informações específicas sobre a Semana do Brasil podem variar de ano para ano, assim, é necessário verificar as datas e detalhes atualizados conforme o evento se aproxima. Todavia, a participação na Semana do Brasil oferece uma oportunidade única para estabelecer relacionamentos duradouros com clientes fiéis e fortalecer a presença da sua marca no cenário comercial. Aproveitar esse evento estratégico pode resultar em um impacto positivo significativo no crescimento e na consolidação do seu negócio. Portanto, não subestime o potencial dessa ocasião para impulsionar suas atividades e deixar uma marca duradoura no mercado.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Posts Relacionados

QUERO SABER MAIS
X  FECHAR
QUERO SER CLIENTE QUERO SER FRANQUEADO SOU CLIENTE