4 dicas essenciais para sua empresa marcar presença nas redes sociais

Quer saber o que fazer para se destacar nas redes sociais? Confira o artigo que preparamos para você!

O início do ano é um bom momento para “arrumar a casa” da sua empresa, principalmente para entender o que você e seu time podem fazer para inovar e encontrar oportunidades de fazer o negócio crescer ainda mais.

As redes sociais podem ser a grande chave para isso, e se você ainda não dá muito crédito para a força deste ambiente digital, saiba que, de acordo com dados da Hootsuit, plataforma de gestão de mídias sociais, 75% dos usuários entre 33 e 64 anos comprou algo online em novembro de 2020.

Esse é apenas um recorte de um grupo de grande poder aquisitivo, mas que até onde se sabia, o principal meio de publicidade para atingi-los era a boa e velha televisão até então. Acontece que, com a pandemia, o consumo virtual cresceu e mudou tudo: segundo pesquisa da Agência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad), feita em nove países – incluindo o Brasil, 55% dos brasileiros preferem comprar mais pela web para se protegerem de contaminação, sendo que os itens mais adquiridos no país foram alimentos e bebidas (54%).

Como aproveitar as redes sociais

Só para você ter uma noção, o relatório de outubro de 2020 produzido em parceria por We Are Social e Hootsuite registrou os seguintes números de usuários ativos no mundo:

  • Facebook. 2,7 bilhões.
  • YouTube. 2 bilhões.
  • WhatsApp. 2 bilhões.
  • Facebook Messenger. 1,3 bilhão.
  • Instagram. 1,15 bilhão.

Isso quer dizer que grande parte do seu público potencial está nas principais redes, certo? Por isso, é importante realizar primeiramente uma estratégia coerente e que faça todo o seu esforço valer a pena. Confira nossas dicas para esse início:

#1 Mantenha a conversa em dia

As redes sociais são uma ferramenta de negócio. Será preciso investir tempo e conhecimento nisso para obter um bom ROI. Por isso, se você não conhece muito sobre marketing digital, é recomendável ir em busca de alguns cursos, como este gratuito e feito para empreendedores do SEBRAE, para entender como essas plataformas podem alavancar sua marca.

Após este estudo e aprofundamento no que o marketing digital pode te trazer, tenha em mente que a conversa com o seu consumidor deve ser frequente. Aposte em aplicativos ou formas de se organizar para não esquecer de realizar postagens semanais ou diárias. O segredo é manter seu cliente informado sobre a sua empresa, produtos e/ou serviços para que, consequentemente, atraia novos seguidores.

As redes sociais possuem algoritmos que, com base nas curtidas e engajamento dos perfis pessoais, criam sugestões de páginas a serem seguidas. Isso, organicamente, já é um bom jeito de fazer novos clientes conhecerem seus produtos, mas de nada adianta se a sua página estiver desatualizada. Certo?

Então informe com linguagem simples e objetiva sobre seus produtos, novidades, como é possível adquiri-las e mantenha claro o seu contato, para não perder nenhuma venda. O público quer entender o que você oferece e como oferece, portanto, estabeleça uma conexão que pode abrir muitas portas.

#2 Não venda apenas o seu produto

Manter as suas redes sociais atualizadas – sejam elas quais forem – não quer dizer vender todo o dia seu peixe. Atualmente, o consumidor busca se conectar com a marca e vivenciar uma experiência (positiva, é claro), mesmo que online. Por isso, uma linguagem muito vendedora pode afastá-lo e é sempre preferível que você busque novas formas de gerar conteúdos que atraiam constantemente seu público alvo.

Uma boa dica é se espelhar no tipo de conteúdo que você consome para entender como essa estratégia funciona. Enquanto pessoa física, você deve seguir influenciadores e marcas nas suas redes sociais, correto? Como elas comunicam os produtos? Como criam conteúdos inovadores? O que você mais gosta na comunicação delas?

Esses insights te ajudarão a desenvolver o seu conteúdo, que deve ser diferente de um “panfletão” online. Dicas que tenham a ver com o que você vende são sempre ótimos exemplos para aumentar o engajamento e a busca pelos seus produtos. Mas não copie, crie! Mais do mesmo não é a solução. E se você não entende muito bem ou não possui muitos recursos “criativos” para publicar algo completamente inovador, não tem problema: use o básico, mas bem feito.

#3 Mantenha sua vitrine bonita

Por falar em “bem feito”, aqui vai uma dica de ouro: a estética nas redes sociais importa – e muito! Não que o consumidor vá deixar de comprar se a sua marca não tiver uma agência criativa por trás das postagens. Mas o que queremos dizer aqui é que quanto mais você se importa em como a sua comunicação está visualmente falando, mais profissionalismo e seriedade você irá passar para seus consumidores.

Por mais que o consumo online seja bem maior atualmente, as pessoas ainda demoram para confiar nesse tipo de compra. Por isso, ganhar pontos é essencial e nisso, inclui um feed bem caprichado. E a regra de buscar referências nas páginas que você gosta de acompanhar, vale aqui também. Se você vende produtos, que tal parar uma tarde para tirar boas fotos e ter um “banco de imagens” reserva para criar diversas postagens? Caso você queira falar de outros assuntos, como já recomendamos anteriormente, procure imagens em alta qualidade (resolução) e que saiam do comum.

Há alguns sites que disponibilizam essas imagens gratuitamente. A dica aqui é ilustrar postagens informativas, mas jamais use para vender seu produto, ok? O consumidor busca por veracidade!

Além de boas imagens, busque criar legendas criativas e informativas. Revise o texto e pesquise algumas hashtags (#) que podem fazer a busca pelo seu produto e/ou serviço aumentar. A credibilidade de sua marca pode diminuir, caso seus posts contenham muitos erros gramaticais, portanto, utilize as ferramentas de correção antes de publicar!

#4 Use e abuse do Instagram

O Instagram é o canal da vez, e isso é nítido quando pesquisas mostram que a rede social tem 58 vezes mais engajamento por seguidor do que o Facebook, por exemplo. Além disso, se o seu público é mais jovem, a obrigatoriedade da sua presença por lá torna-se ainda maior: 69% dos usuários do Instagram têm menos de 35 anos de idade.

Fora isso, é uma rede para apostar em vendas, principalmente no setor de moda! Sabia que 72% dos usuários desta plataforma dizem ter comprado um produto que viram no aplicativo? E olha só que legal: com o Instagram for business, por exemplo, você possui o controle da ferramenta na sua mão. Configurar não é difícil e já ensinamos aqui, portanto, dê uma lida e comece a estruturar este canal como uma forte vitrine para a sua marca. Um Instagram bem utilizado é, sem dúvidas, um poderoso aliado.

Não se esqueça ainda de contar com formas de pagamento que acompanhem essa nova modalidade de consumo online. A ACQIO pode contribuir com as suas vendas ao oferecer ao seu cliente opções como ACQIO Link, PIX e diversas outras possibilidades de pagamento à distância e todas elas cabem no seu bolso.

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