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5 estratégias para se destacar em um mercado competitivo

Ter um negócio de sucesso é o sonho de todo empresário. Para isso, não se medem esforços nas mais diversas áreas, como qualidade do atendimento, variedade e disponibilidade dos produtos e serviços oferecidos, ou mesmo meios cada vez mais eficientes de gestão. Acontece que todo esse empenho será em vão se a empresa não conseguir se destacar em um mercado competitivo.

Atualmente, são raros os segmentos que não apresentam uma grande quantidade de oferta e demanda que, inevitavelmente, faz com que surjam cada vez mais negócios oferecendo produtos semelhantes. Com isso, o aumento da concorrência tem feito com que procurar novos meios de se destacar em meio a multidão seja essencial para garantir o sucesso de um negócio. Por isso, separamos 5 estratégias para garantir que sua empresa consiga se sobressair e atrair mais clientes que os demais estabelecimentos.

Conheça bem o seu público-alvo pra se destacar

A estratégia mais valiosa na hora de se destacar perante seus concorrentes é conhecer muito bem seu público alvo. Isso porque, dessa forma, será possível entender o estilo de compra do seu cliente, bem como quais itens e abordagens irão fazer com que ele opte por comprar em sua loja. O estabelecimento que melhor conhecer seus clientes sairá na frente perante a concorrência.

Quem é o público-alvo que sua empresa busca atrair? Do que eles precisam? Quais são suas necessidades? Quais são seus interesses? Qual é seu poder aquisitivo? Essas e outras perguntas são essenciais para guiar todas as estratégias de seu negócio desde antes de sua abertura, e serão de grande auxílio na hora de escolher os serviços a serem oferecidos e de capacitar seus funcionários. 

Identifique seu diferencial competitivo

Nenhuma empresa é igual às outras. Todas têm suas peculiaridades únicas e características que as diferenciam e é justamente isso que pode ser a chave na hora de se destacar em um mercado competitivo. É importante parar e analisar quais são os diferenciais do seu negócio em relação aos concorrentes e investir em torná-lo cada vez melhor e mais reconhecido. Seu atendimento ao cliente é melhor que a média? Os produtos oferecidos têm maior variedade e melhor qualidade? Seu espaço físico oferece maior conforto no momento da compra?

Uma vez que seu diferencial é identificado, é importante fazer dele o principal aliado na hora de buscar destaque entre seus concorrentes, oferecendo aos clientes algo que só seu estabelecimento consegue. Esse é seu diferencial competitivo e ele será seu maior aliado na missão de fazer com que seu negócio se destaque

Invistir na qualidade é uma boa forma para se destacar

Pode parecer óbvio, mas a qualidade do seu produto ou serviço irá dizer muito sobre a satisfação de seus clientes. Ofertar produtos e serviços que tenham qualidade acima da média é uma ótima estratégia para atrair os clientes, principalmente quando é possível fazer isso por valores que não se destoem de maneira drástica dos concorrentes. Por isso, investir um pouco mais em bons fornecedores é uma boa estratégia, já que esse investimento irá garantir maiores retornos para seu negócio.

A qualidade dos itens ofertados também está diretamente ligada à variedade e a tendências de mercado. Portanto, além de prezar pela oferta de produtos acima da média, é preciso também cuidar para que haja variedade na oferta, e que os itens disponíveis atendam ao que está bombando no mercado em que você está inserido, de modo a oferecer algo que seus concorrentes ainda não possuem.

Vale lembrar que, quando falamos de qualidade, não estamos nos referindo apenas aos produtos e serviços oferecidos. É importante que a qualidade do atendimento também seja avaliada, bem como a qualidade da experiência do cliente.

Foque na experiência do cliente para se destacar

Ter produtos de ótima qualidade pouco irá importar se a experiência do cliente ao frequentar sua loja for ruim. Na realidade, é muito mais provável que uma pessoa volte a comprar em uma loja com produtos um pouco abaixo da média, mas na qual ele foi atendido com excelência, do que em um local com produtos de ponta com um péssimo atendimento. Por isso, garantir que a experiência do cliente em sua loja seja a melhor possível é extremamente importante. 

A experiência do cliente engloba uma série de aspectos, como o modo como ele é atendido por seus funcionários, o quanto ele se sente confortável em sua empresa, se o valor pago por seus serviços parece justo e a disponibilidade daquilo que ele procura. Por isso, é preciso se atentar a todos esses pontos para garantir a máxima satisfação se seu cliente. Uma boa dica também é conhecer os serviços e atendimento de estabelecimentos concorrentes e pensar em quais são seus pontos falhos, garantindo que o mesmo não ocorra em seu negócio.

Esteja presente nas mídias sociais e no marketing digital

As mídias sociais são, atualmente, a melhor forma de divulgar seu negócio. Elas permitem uma comunicação rápida e eficaz, informando aos clientes mais fiéis e também aos clientes potenciais quais produtos você oferece, quais são as promoções da semana, quando chegam as novidades, e entre outras informações que irão atrair o público até sua loja. Para conseguir utilizar essa ferramenta da melhor maneira possível, é preciso aplicar as estratégias do marketing digital.

O marketing digital oferece uma série de possibilidades para consolidar sua empresa nas redes sociais, desde o tipo de publicações a serem realizadas, até o horário em que essas publicações devem ser feitas para atingir a maior quantidade possível de pessoas pertencentes ao seu público-alvo. Ele também auxilia a entender qual abordagem deve ser utilizada para fazer com que seu negócio se destaque perante as outras empresas no ambiente digital, fazendo com que seu estabelecimento se torne referência para os clientes. 

Leia também: 5 dicas para tornar a sua empresa mais sustentável

Perguntas Frequentes

1. Qual a melhor estratégia para vender mais que os concorrentes?

Para vender mais que os concorrentes e se destacar no mercado, é essencial ter um conhecimento detalhado de seu público-alvo, pois é a partir dessas informações que você saberá a melhor forma de tratar seu cliente. Essa estratégia irá auxiliar desde a forma como abordar os clientes, até os produtos a serem ofertados e a atmosfera a ser criada pelo estabelecimento para garantir que os fregueses se lembrem da marca e queiram voltar a consumi-la.

2.Como posso usar o marketing digital para vender mais que a concorrência?

O marketing digital é uma das melhores estratégias da atualidade para dar credibilidade a sua marca perante os clientes. Através do bom uso do marketing digital, os clientes não só irão conhecer seu negócio, mas passarão a tê-lo como referência na hora de procurar pelos serviços de seu segmento. Desta forma, ele garante que suas vendas sejam mais bem sucedidas que as da concorrência.

3. Quais são algumas ideias de produtos ou serviços para vender e me destacar no mercado?

Para se destacar no mercado é preciso conhecer as intenções de compra e as necessidades de seus clientes, fazendo com que seja mais fácil identificar produtos e serviços que os atraiam. Por exemplo, se seu público-alvo engloba clientes que sejam chefes de família, ofertar promoções no estilo “leve mais e pague menos” é um ótimo chamariz, assim como a oferta de brindes ou passatempo para crianças, como brinquedos e ativações com brinquedos infláveis e gincanas.

4. Como posso criar uma atmosfera convidativa para meu negócio?

Para criar uma atmosfera convidativa para seu negócio é preciso conhecer bem seu público-alvo, o que permitirá uma análise geral dos elementos que o deixarão confortável, como música, elementos visuais, entre outros. Mas uma boa estratégia é garantir um atendimento ao cliente de qualidade e aproveitar as datas comemorativas para usar a decoração como forma de atrair seu freguês.

5. Por que o atendimento ao cliente é tão importante para me destacar em um mercado competitivo?

O modo como seu cliente será atendido é o grande responsável por garantir que ele retornará ao seu estabelecimento, e é por isso que o atendimento ao cliente é tão importante para que você se destaque em um mercado competitivo. Não é incomum que um freguês deixe de frequentar seu negócio por ter sido mal atendido, mesmo que você tenha maior qualidade de produtos que seus concorrentes – na verdade, é mais provável que um cliente escolha o estabelecimento em que irá realizar a compra pela qualidade do atendimento do que pela qualidade dos produtos. Além disso, o bom atendimento é responsável por fidelizar os clientes, fazendo com que eles não só retornem à marca, mas também que a indiquem para outras pessoas.

Conclusão

A tarefa de fazer com que seu negócio se destaque em um mercado competitivo exige um amplo conhecimento sobre seu público-alvo e também sobre sua própria empresa, permitindo que os diferenciais dela possam ser explorados da melhor maneira possível. Além disso, o uso correto do marketing digital e das redes sociais é seu grande aliado na hora de superar seus concorrentes, principalmente quando o investimento nessas ferramentas é melhor aplicado em relação às demais empresas.


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