Dia dos Pais: como aumentar seu lucro em datas comemorativas

Não é novidade que existem uma série de datas comemorativas que movimentam o comércio e, por isso, são frequentemente usadas pelas empresas como forma de alavancar seus lucros. O Dia dos Pais, por exemplo, comemorado anualmente no segundo domingo de agosto, é uma das principais celebrações quando falamos sobre aumento de fluxo de vendas no varejo, de modo que deve ser bem aproveitado para impulsionar seus negócios devidamente.

O grande segredo, no entanto, é saber como agir nessas ocasiões da melhor forma possível para converter seus esforços em resultados positivos, investindo em campanhas voltadas para o Dia dos Pais, neste caso. Dessa forma, é possível fazer com que clientes já fidelizados e fregueses em potencial tenham seu estabelecimento como principal opção de compra.

Ofereça descontos e promoções especiais nas datas comemorativas

Na hora de procurar pelo presente ideal, muitos costumam buscar mais por menos. Por isso, planejar descontos e promoções especiais para o Dia dos Pais é uma ótima forma de atrair clientes e aumentar seu lucro. Tais ofertas, no entanto, precisam fazer sentido para os fregueses – por isso, é importante conhecer bem o perfil de seu público-alvo para conseguir traçar seus principais interesses. Outra boa estratégia é criar kits temáticos, unindo uma série de itens que certamente irão chamar a atenção dos clientes.

Use e abuse das redes sociais nas datas comemorativas

As redes sociais são, atualmente, as maiores aliadas dos comércios físicos e online. Através delas, é possível adotar uma linguagem visual comemorativa, colocando sua loja em clima de Dia dos Pais e atraindo internautas que estejam procurando presentes para essa data. Além disso, através dela é possível divulgar os produtos, promoções e ações pensados para esse momento, garantindo que os internautas possam se interessar pelo que você está ofertando. Contudo, é preciso tomar cuidado para que sua divulgação não se torne repetitiva e acabe afastando os fregueses; para isso, uma boa dica é mesclar as publicações de produtos com postagens temáticas sobre a data.

Crie uma campanha para se conectar com os clientes

Datas comemorativas ligadas à família costumam ser bastante sentimentais, principalmente no Dia dos Pais. Afinal, esses momentos são utilizados para honrar e homenagear figuras paternas, que servem de exemplo e inspiração durante toda a vida. Justamente por isso é importante encontrar esse viés sentimental e criar uma campanha que o conecte à sua loja. Por exemplo: que tal colher relatos sobre situações marcantes relacionadas ao Dia dos Pais que tenham a ver com sua marca de seus clientes já fidelizados? Dessa forma, será possível atrair mais fregueses que se sentirão emocionalmente ligados à loja, garantindo um bom aumento de vendas. Outra dica importante é fugir dos estereótipos e apostar na pluralidade, de forma a abranger um número maior de pessoas e converter esse alcance em um aumento nas vendas.

Garanta que seu estoque esteja completo nas datas comemorativas

Datas populares como o Dia dos Pais fazem com que a busca por produtos dispare rapidamente. Por isso, é importante garantir que sua loja conseguirá lidar com a demanda para não deixar nenhuma venda escapar por falta de disponibilidade. Ao garantir que seu cliente saia da loja com o item que procurava em mãos, independente do quão próximo se esteja da data comemorativa, faz com que ele tenha sua marca como referência de bom atendimento e satisfação, garantindo que ele retorne.

Avalie a possibilidade de aumentar sua equipe temporariamente

Aumentar a equipe temporariamente, a princípio, pode parecer o oposto do aumento de lucro – mas, na verdade, é a chave para garantir um maior número de vendas. Isso porque, com a proximidade do Dia dos Pais, a tendência é que cada vez mais consumidores compareçam ao seu estabelecimento, podendo extrapolar a quantidade de atendimentos que sua equipe regular consegue realizar com qualidade e atenção. Por isso, contratar funcionários temporários garante que seus clientes não tenham que esperar muito tempo para serem atendidos, o que pode causar desistência da compra, mas também que cada freguês possa ser tratado da maneira adequada. Dessa forma, além do aumento de lucro, também é possível obter a fidelização de novos consumidores.

Leia mais: Como aproveitar as datas comemorativas em seu comércio

Perguntas Frequentes

1. Qual a melhor estratégia para vender mais no Dia dos Pais?

Para garantir um aumento de vendas significativo no Dia dos Pais é preciso entender os interesses de seu público-alvo, para que seja possível criar promoções, kits e campanhas que sejam atrativas. Ao tomar esses cuidados, não apenas clientes já fidelizados, mas também fregueses em potencial irão procurar sua loja para garantir bons presentes, aumentando seu lucro a curto e a longo prazo.

2.Como posso usar o marketing digital para vender mais no Dia dos Pais?

O marketing digital é o principal aliado de qualquer negócio para divulgar campanhas e atrair clientes. No Dia dos Pais, o Marketing Digital irá te ajudar a criar e divulgar conteúdos específicos para essa data que atraiam potenciais fregueses até o perfil de sua loja, permitindo que eles criem interesse em seus produtos e realizem a compra.

3. Quais são algumas ideias de produtos ou serviços para vender e me destacar no Dia dos Pais?

Para se ter ideia de produtos e serviços que potencializem suas vendas durante o Dia dos Pais é preciso conhecer bem os interesses de seu público-alvo. De modo geral, no entanto, uma boa pedida é montar kits com diversos itens oferecidos por seu estabelecimento, oferecendo um pacote bonito e completo ao cliente. Além disso, oferecer benefícios exclusivos para clientes que compareçam à loja acompanhados de suas figuras paternas também é um ótimo atrativo.

4. Como posso criar uma atmosfera convidativa para meu negócio no Dia dos Pais?

Uma boa sugestão para criar uma atmosfera convidativa para seu negócio no Dia dos Pais é pensar em oferecer ambientes que possam ser aproveitados em família – e, principalmente, por pais e filhos. Além de uma decoração temática, uma sugestão é contratar o serviço de uma cabine de fotos personalizada, na qual os clientes que efetuarem suas compras possam sair um uma tira de fotos ao lado do pai – e, é claro, com o logo de seu negócio.

5. Por que o atendimento ao cliente é tão importante para destacar minha loja no Dia dos Pais?

É normal que, na época de datas comemorativas como o Dia dos Pais, os estabelecimentos enfrentem dificuldades para atender a alta demanda de clientes. Ao mesmo tempo, é comum que muitos fregueses deixem as compras para a última hora e compareçam ao seu negócio às pressas. Justamente por conta dessas duas situações um bom atendimento ao cliente é de extrema importância: garantir que seu freguês seja bem atendido mesmo nessas situações de pressão é uma maneira de fidelização, fazendo com que ele retorne à loja sempre que precisar e não apenas em datas comemorativas.

Conclusão

O Dia dos Pais, assim como outras datas comemorativas, é de extrema importância para aumentar o lucro de seu comércio e fidelizar novos clientes, garantindo um bom fluxo de vendas ao longo do ano todo. Por isso, essa ocasião deve ser tratada com a devida atenção, permitindo a criação de estratégias que garantam a satisfação de seus clientes e alavanquem suas vendas.


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