Franquias

8 itens para considerar na hora de assinar um contrato de franquia

Separamos 8 dicas que vão te deixar mais seguro na hora de assinar o contrato de franquia.

1. Tipos de contrato

Você pode encontrar vários tipos de contrato, porém, geralmente é feito um pré-contrato com todas as condições e posteriormente a assinatura da COF (Circular de oferta de Franquia). Esse documento é muito importante e obrigatório por lei para o funcionamento de um negócio em forma de franquia.

Fique de olho em todas as informações contidas nele e observe se as obrigações condizem com o perfil do seu negócio.

2. Estude sobre as leis para o negócio que você escolheu

É fundamental que você tenha o mínimo de conhecimento das leis na hora de fechar um negócio. Por isso, tenha muita atenção aos detalhes e cláusulas do contrato. Verifique se todas as propostas prometidas na sua oferta constam em contrato.

As obrigações constantes em contrato devem ter coerência e semelhanças com as características do seu negócio.

3. Defina o território de maneira clara

Você precisa deixar tudo bem amarrado e esclarecido com relação a localização. Esse é um ponto que traz muita dor de cabeça para empreendedores inexperientes.

Se a franquia permitir que o local seja alugado, faça uma projeção a longo prazo e garanta também no contrato da imobiliária, um tempo mínimo de estabilidade do seu negócio. Caso seja próprio, fique atento a todos as informações que a pesquisa de mercado apontou para aquela localização.

Você pode encontrar franquias que possibilitam trabalhar direto da sua própria casa. Isso é uma facilidade do mundo moderno que traz economia e bem-estar.

4. Confirme os fornecedores

Como todos os pontos que abordamos até agora, esse é além de muito importante definitivo para evitar decepção futura.

Procure se informar sobre quem irá fabricar, repassar e entregar os seus produtos. Geralmente esse fluxo passa por algumas empresas que não são diretamente ligadas a sua empresa, mas que podem fazer as suas vendas aumentarem ou despencarem dependendo do problema que for criado.

Os fornecedores têm o poder de controlar a produção e repasse do seu produto, por isso se atente aos detalhes inclusos em contrato no que se refere a fornecimento de produto. Caso esse fornecimento seja feito direto pela franquia, faça pesquisas de preço para descobrir se paga o justo pelo produto.

5. Verifique as condições de venda do produto ou serviço

Após concordar com todas as obrigações relacionadas ao fornecedor, é hora de partir pra venda. Essa fase tem inúmeras possibilidades que são chave para o sucesso do negócio.

Sua franquia precisa estar sempre ao seu lado nesse novo começo, oferecendo treinamento, facilidades e inovação do produto.

As oportunidades de crescimento também estão diretamente ligadas às facilidades no pagamento, se informe sobre as possibilidades que a franquia e sobre a qualidade do produto ou serviço oferecido.

O reconhecimento da marca também é muito importante para um fechamento de venda, procure empresas que já tenham um histórico no mercado e que invistam em publicidade.

6. Prazos e regras para renovação de contrato

O tempo se passou desde que você abriu o seu negócio, tudo fluiu bem e deu tudo certo como combinado. Porém, o seu contrato expirou e você pretende continuar com o negócio, procurou a empresa e descobriu que todas as regras acordadas há um tempo atrás, não eram mais utilizadas pela franquia. E agora?

Esse é um problema mais comum do que se imagina. Muitos empreendedores focam muito no momento, na euforia de abrir o negócio, e esquecem de alguns detalhes que fazem muita diferença a longo prazo.

Acreditamos que isso não vai acontecer com você, e por precaução fique de olho nas possibilidades de crescimento e projeção dos próximos 5 anos da franquia, se informe sobre prováveis mudanças e fique atento às modificações do cenário financeiro para o seu segmento.

A informação é a base para escolhas inteligentes! Pense nisso e investigue de forma detalhada esse item.

7. Condições de suporte

Problemas acontecem sim! Seja qual for a franquia escolhida, você estará sujeito a precisar de ajuda. Por isso, o suporte também é um item importante a ser observado em contrato.

Procure franquias que também dão suporte presencial, assim, você tem a empresa mais perto do seu negócio e pode compartilhar das experiências com o seu franqueador.

O ideal é que o atendimento utilize diversas plataformas de comunicação, além do telefone convencional. Com a modernidade e evolução dos meios de comunicação, as empresas precisam estar cada vez mais conectadas e isso também inclui as franquias, que precisam estar interligadas sempre!

Se você tiver uma dúvida ou um problema, existe algum canal ou pessoa disponível para te ajudar? A franquia oferece serviço 24h? Tem suporte rápido? Esse serviço é gratuito?

Essas perguntas podem e devem ser feitas antes de assinar o contrato. Esse é o seu momento de sanar todas as suas dúvidas com relação ao negócio, então faça isso minuciosamente!

8. Obrigações em caso de desistência

Ninguém pensa em desistir do negócio na hora de assinar o contrato. Mas se por acaso isso acontecer, você saberá o que fazer?

Sabemos que é chato pensar nessas possibilidades, mas se informar sobre questões como esta não é ser pessimista é ser realista!

Se informe sobre multas, permanência mínima e todas as obrigações que você terá enquanto franqueado.

Agora que você já conhece algumas dicas para se dar bem na hora de assinar o seu contrato de franquia, que tal conhecer uma grande possibilidade de ganho real sem gastar muito? Conheça a franquia que já mudou a vida de centenas de brasileiros!


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Posts Relacionados

QUERO SABER MAIS
X  FECHAR
QUERO SER CLIENTE QUERO SER FRANQUEADO SOU CLIENTE