Capacitação

Aprendizados da Pandemia para o Setor de Varejo

A pandemia do Coronavírus mudou muita coisa na rotina do brasileiro, e trouxe muitos aprendizados. Os impactos não ficaram só por aqui: o mundo todo passa por uma crise econômica e um momento de incerteza. 

É verdade que todos os setores da economia foram afetados. No entanto, entre os que mais sofreram, encontra-se o varejo. Acompanhada do setor de turismo e prestação de serviços, essa foi uma área que passou por grandes quedas no faturamento. 

O pequeno empreendedor, infelizmente, foi profundamente impactado por essa crise. Isso porque não possui os mesmos recursos financeiros e de distribuição que os gigantes do mercado. Nem todos os lojistas, por exemplo, puderam passar a vender online ou arcar com o afastamento remunerado de suas equipes. 

Apesar das dificuldades, a pandemia também nos ensinou muitas coisas.

Hoje, vamos falar sobre: 

  • Aprendizados da Pandemia: Os principais desafios do mercado varejista frente ao Covid-19
  • Os caminhos mais viáveis para superar essa crise
  • Conheça o Crédito Acqio se sua empresa precisa de injeção de capital

Boa leitura!

Aprendizados da Pandemia: Os principais desafios do mercado varejista frente ao Covid-19

O que o Coronavírus nos ensinou? Entenda os impactos da pandemia.

Durante a quarentena, diversos países decretaram alguns setores do varejo como essenciais. Os exemplos daqueles que puderam continuar a atuação, com restrições, incluem o setor alimentício, de construção e médico. No entanto, a grande maioria dos lojistas precisou paralisar as operações. 

Mesmo o status de serviço essencial não foi suficiente para salvar muitos desses setores. As lojas de materiais de construção, por exemplo, sofreram quedas de até 54%.

Frente a todas essas dificuldades, os varejistas têm precisado encontrar soluções criativas. Entre elas, como se adequar as novas necessidades e expectativas dos consumidores. 

Por exemplo, o setor migrou em massa para as vendas online. No entanto, nem todo pequeno empreendedor teve essa oportunidade. Assim, um ano que prometia crescimento para o pequeno lojista acabou se provando extremamente difícil – inclusive com muitos cortes e demissões. 

Quem conseguir migrar a atuação para o mercado online, também enfrentou dificuldades. O planejamento e logística do e-commerce é bastante diferente, e alguns varejistas se atrapalharam com prazos e fornecedores. Muitas empresas menores não estão conseguindo dar conta da demanda.   

Como está a situação para o varejo?

A crise para o varejo devido à pandemia do Coronavírus é uma realidade global. No e-commerce, as quedas foram menores, mas ainda assim marcaram presença. 

Os clientes mudaram seus hábitos. Assim, os varejistas têm tentado se adaptar e atender às novas necessidades. Na China, as empresas já começam a se recuperar com mudanças estratégicas. 

Por exemplo, uma pesquisa com 10 mil varejistas identificou que 67% deles planejam investir mais em canais e aplicativos online. Ainda, 53% informam que aumentarão as opções de produtos nas áreas de saúde e segurança. 

Os caminhos mais viáveis para superar essa crise

Como é possível superar essa crise, em especial para os donos de pequenas empresas? 

O setor varejista não demorou a investir em novas estratégias frente à crise. Entre as mudanças, destaca-se a necessidade de investir em treinamento, capacitação e engajamento dos colaboradores. 

Muitos lojistas precisarão aderir ao comércio online para continuar suas atividades. Mesmo que essa migração não seja imediata. Isso também envolve treinamento e contratação de colaboradores especializados. 

O marketing também mudou. Os varejistas estão apostando em lives e vídeos para tornar seus produtos mais atrativos na compra online. 

Essas são mudanças que já vinham aparecendo de forma gradual no setor. A pandemia acelerou a mudança, mas como ela já ia acontecer, é pouco provável que voltemos aos modelos antigos de negócio. 

Esse também é um bom momento para investir no Home Office. Esse novo modelo traz seus próprios desafios, mas pode reduzir drasticamente os custos para empresas.

Existem outras maneiras de trabalhar

Talvez uma das mais importantes lições ensinadas pela pandemia é que existem alternativas. Isso é, formas diferentes de fazer negócios, que talvez sejam até melhores no longo prazo. 

O trabalho remoto, por exemplo, além de evitar a contaminação dos colaboradores, pode aumentar a produtividade e faturamento da empresa. Setores administrativos, de atendimento e faturamento podem ser adaptados com facilidade. Isso significa, além de maior conforto para os funcionários, uma redução drástica nos custos da empresa.  

A solidariedade aumentou

Com a pandemia, muitas empresas têm assumido ações voluntárias e programas que visam oferecer auxílio social. Os empreendedores que escolheram essas ações, também notaram aprovação de seus clientes. 

Alguns exemplos de ações tomadas por empresas são: 

  • Distribuição de cestas básicas; 
  • Arrecadação de dinheiro para ajudar órgãos de saúde
  • Doação de recursos para pesquisa médica
  • Doação de álcool em gel, luvas e outros materiais para hospitais e população.
    Estreitamento da comunidade e parceiras entre empreendedores locais

Conheça o Crédito Acqio se sua empresa precisa de injeção de capital

Precisa de injeção no capital de giro para continuar no azul? Conheça a solução de crédito pessoal da Acqio. 

Muitas empresas, apesar das adaptações, precisarão de algum tipo de crédito para sobreviver a essa crise. Infelizmente, não são todas que se qualificam para os financiamentos empresariais. Novamente, quem acaba sofrendo mais é o pequeno lojista.

Se esse é seu caso, você precisa conhecer o crédito Acqio. Trata-se de uma opção de crédito pessoal, isso é direcionado para a pessoa física. 

Com valores que se iniciam em R$ 5 mil e que podem chegar a R$ 3 milhões, os juros são até 20 vezes menores do que outras opções simulares. O prazo de pagamento é mais um diferencial, se estendendo de 18 até 180 meses.

Serão aceitos como garantia veículos de 30 montadoras e imóveis urbanos, mistos, de veraneio e terrenos dentro de condomínio em quase todos os estados brasileiros. 

Clique aqui e saiba mais sobre o Acqio Crédito

Essa solução é resultado parceria entre Acqio e a Creditas para todos aqueles que necessitem desse serviço possam contar com um crédito de qualidade e seguro. Essa nova solução Acqio surge para que a economia, mesmo que mais lenta, continue a girar.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Posts Relacionados

QUERO SABER MAIS
X  FECHAR
QUERO SER CLIENTE QUERO SER FRANQUEADO SOU CLIENTE