Capacitação  |  Educar

Como Evitar Fraudes Financeiras na sua Empresa

Como evitar fraudes financeiras é uma preocupação muito presente no dia a dia de empreendedores. Especialmente nos pequenos negócios, onde você frequentemente não conta com o orçamento necessário para grandes operações de segurança. 

Nesse artigo, você encontra o conhecimento que precisa sobre como evitar fraudes financeiras na sua empresa.

Hoje, vamos falar mais sobre: 

  • Como evitar fraudes financeiras: dicas para proteger sua empresa
  • Ofereça mais segurança com Acqio

Boa Leitura!

Como evitar fraudes financeiras: dicas para proteger sua empresa

Aprenda as principais medidas para evitar fraudes financeiras

Gerenciar uma empresa não é uma tarefa fácil. Especialmente quando estamos falando do setor financeiro. A fraude financeira pode acontecer de muitas formas diferentes. Isso porque a todo momento, novas tecnologias e estratégias são lançadas e, com elas, novas vulnerabilidades. 

A criatividade dos fraudadores também não fica a desejar. Por isso, é muito importante tomar medidas de segurança que visam protegem sua empresa de golpes, fraudes e outros ataques. 

Lembre-se que, além de gerar impactos na sua receita, esse tipo de ocorrência pode afetar profundamente a reputação da marca com os clientes. E esse é, sem dúvida, seu bem mais valioso. 

Veja as principais dicas de como evitar fraudes na sua empresa: 

Conheça os procedimentos que envolvem dinheiro

A primeira e, talvez, mais importante dica de como evitar fraudes financeiras é essa: conheça sua empresa. Entenda a fundo o funcionamento de todos os procedimentos que envolvem dinheiro. 

Quanto mais você souber sobre todos os detalhes (de custos com estoque até impostos e taxas), menos provável é que seja enganado. 

Vale lembrar que apenas conhecer não é suficiente: é preciso acompanhar os processos e realizar auditorias de tempos em tempos. 

Monte uma equipe confiável e ética

Essa dica é mais fácil de dar do que de seguir. Sabemos que encontrar profissionais capacitados, confiáveis e com boa ética de trabalho pode ser um desafio. Mas isso é fundamental, especialmente para as equipes que lidam com o setor financeiro da sua empresa. 

Para isso, verifique referências e procure conhecer bem seus colaboradores. Os processos seletivos são uma das partes mais importantes no crescimento da sua empresa. Sem talentos nos quais você possa confiar e se apoiar, não há como expandir os negócios. 

Por isso, dedique-se no processo de contratação e procure ter boa convivência com suas equipes.

Entenda o software utilizado na gestão financeira

Outra vulnerabilidade quando o assunto são fraudes financeiras é o software de gestão. O problema raramente é o programa em si, e sim a falta de entendimento sobre ele. Muitos sistemas podem exibir informações de forma confusa ou incompleta. Isso abre oportunidades para que pessoas mal intencionadas cometam fraude. 

Por isso, é essencial escolher um software de gestão que você consiga interpretar sem problemas. Os melhores são aqueles que acompanham dados em tempo real e podem ser acessados de qualquer lugar. 

Acompanhe todos os relatórios

Pedir e acompanhar relatórios financeiros é uma ótima forma de manter tudo sob controle na sua empresa. Essa prática ajuda a evitar fraudes, mas também traz muitos benefícios. 

Ao acompanhar os números da sua empresa de perto, é mais fácil identificar problemas e aplicar soluções de maneira ágil. Assim, mesmo que haja algum erro estratégico ou tentativa de fraude, os danos não são tão grandes. Isso porque você conseguirá identificar a ameaça logo no começo. 

A tecnologia pode estar a seu favor

É verdade que vulnerabilidades com a tecnologia são preocupações constantes quando o assunto é como evitar fraudes. No entanto, esses recursos também podem ser aliados no combate às irregularidades. 

Por exemplo, os meios de pagamento eletrônicos ajudam a reduzir a inadimplência e proteger o empreendedor. Sistemas de gestão em nuvem permite que dados sejam acompanhados em tempo real e de qualquer lugar. Em softwares especializados, cálculos de impostos e taxas são feitos automaticamente e toda entrada de dado fica registrada. 

Assim, a tecnologia pode ser utilizada como uma poderosa ferramenta para evitar fraudes. Pesquise e conheça suas opções. 

Verifique as referências de fornecedores e parceiros

Nem sempre a fraude financeira vem de um colaborador ou cliente. Vale lembrar que seus fornecedores e parceiros também têm acesso a importantes informações fiscais na sua empresa. 

Assim, é fundamental buscar o histórico e referência de outras empresas antes de fechar negócio. Mesmo que o problema não chegue a atingir sua receita, uma parceria com empresas que cometem fraudes pode ter muitas repercussões negativas. Sua reputação com seus clientes, outros fornecedores e sua comunidade estão em jogo. 

Ofereça métodos de pagamento mais seguros

Quando o assunto é como evitar fraudes, a maioria dos lojistas imediatamente pensa nos cheques sem fundo, assinaturas falsas e outros golpes que vêm sendo aplicados a dezenas de anos. Pode parecer coisa do passado, mas não é: ainda existem muitos fraudadores que utilizam esses recursos. 

É por isso que é importante trabalhar com métodos de pagamento mais seguros. A maquininha de cartão, por exemplo, é uma ótima alternativa.

Ofereça mais segurança com Acqio

As maquininhas da Acqio oferecem uma forma mais moderna e segura de vender. 

A maquininha de cartão Acqio é uma solução efetiva e acessível para o pequeno empreendedor. Com ela, é possível aceitar cartões de crédito e débito nas suas vendas. Você pode até fazer parcelamentos para seus clientes sem se preocupar: você recebe o valor à vista no dia útil seguinte. 

Os pagamentos com cartão são mais seguros para o lojista e para o cliente. Como ficam registrados diretamente no aplicativo de gestão da Acqio, as transações não podem ser adulteradas. Além disso, você tem a garantia de receber o valor, já que quem assume o risco de inadimplência é o banco. 

Clique aqui e conheça todas as vantagens da Maquininha Acqio

Além disso, você tem a oportunidade de lucrar, também, vendendo as maquininhas. Para isso, você deve se tornar um franqueado Acqio. Você vai levar essa incrível solução para outros empreendedores, enquanto ganha comissão pelas vendas dos aparelhos. E o melhor: você lucra, também, com todas as vendas processadas nas maquininhas que vender. Clique aqui e saiba mais sobre como se tornar um franqueado


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Posts Relacionados