Empreendedorismo

Brasil se sobressai na experiência do cliente: destaque internacional

Segundo relatório CX Accelerator, da Zendesk, uma empresa de desenvolvimento de software que oferece uma plataforma para o serviço de atendimento ao cliente hospedada na nuvem. O Brasil lidera no mundo em experiência do cliente, a empresa entrevistou mais de 4.900 tomadores de decisão no segmento em 2022, ao redor de todo o mundo visando compreender as características e benefícios de estar à frente em experiência do cliente. 

Este relatório identifica padrões e comportamentos comuns que separam as organizações com experiência do cliente de alta maturidade – chamados de Champions (Líderes em CX) – das que estão três níveis abaixo – Starters (Iniciantes em CX), Emerging (Emergentes em CX) e Risers (Evoluídos em CX).

A pesquisa chegou em uma média global de 14.15%, o Brasil se classificou em primeiro lugar acima da média em 23,4%, seguido de Canadá (23,4%) e Índia (16,7%).  Sendo assim, as empresas brasileiras são 83% mais propensas do que a média global a ter um tempo médio de resolução de atendimento inferior a uma hora. Globalmente, as empresas brasileiras são, em média, 17% mais propensas a permitir políticas flexíveis de trabalho remoto para equipes de atendimento ao cliente.

De acordo com o relatório, as principais empresas de experiência do cliente no Brasil possuem a capacidade e os recursos necessários para antecipar, alocar e supervisionar as tarefas de suas equipes, além de oferecer treinamento apropriado. Além disso, elas demonstram o mais alto nível de satisfação com as tecnologias e ferramentas de atendimento atualmente em uso, com 67,35% delas afirmando estar muito contentes com essas ferramentas.

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Dúvidas Frequentes:

 Quais são os principais fatores que contribuem para o sucesso das empresas brasileiras em experiência do cliente?

Vários fatores contribuem para o sucesso das empresas brasileiras na experiência do cliente. Incluindo investimentos em tecnologia avançada para melhorar o atendimento ao cliente, treinamento de equipes para lidar com as necessidades dos clientes de forma eficaz, e um compromisso com a inovação e a personalização dos serviços.

Como as empresas no Brasil medem a satisfação do cliente?

   As empresas no Brasil medem a satisfação do cliente por meio de pesquisas de satisfação, feedback direto dos clientes, análise de métricas de atendimento ao cliente e avaliações online. Essas informações são usadas para ajustar e melhorar continuamente os serviços oferecidos, aperfeiçoando a experiência do cliente. 

Como as empresas brasileiras lidam com reclamações de clientes?

As empresas brasileiras geralmente têm políticas de atendimento ao cliente bem estruturadas para lidar com reclamações. Elas priorizam a resolução rápida e eficaz dos problemas, fornecendo canais de comunicação direta com os clientes, como linhas de atendimento, chat online e e-mail. Além disso, muitas empresas investem em treinamento de equipe para garantir que os funcionários saibam como lidar com reclamações de forma profissional e respeitosa.

Quais são os benefícios para as empresas brasileiras que investem em experiência do cliente?

Os benefícios para as empresas brasileiras que investem em experiência do cliente incluem maior fidelidade dos clientes, aumento da satisfação do cliente, maior retenção de clientes e, em última análise, maior rentabilidade. Além disso, empresas que oferecem uma excelente experiência do cliente geralmente têm uma vantagem competitiva no mercado.

Conclusão 

É importante observar que a excelência na experiência do cliente é uma meta em constante evolução, e as empresas continuam a buscar maneiras de melhorar e inovar em seus esforços para atender às expectativas dos clientes. O Brasil lidera nessa área e a tendência é continuar como o melhor, sendo assim, é essencial o comerciante utilizar isso ao seu favor. 


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