Se o Natal já era um feriado lucrativo na maioria dos anos, neste, não será diferente. Mas é preciso estar preparado para garantir a infraestrutura necessária para aumentar suas vendas da época de uma forma um pouco mais hi-tech desta vez, já que o consumidor se acostumou a comprar online durante a pandemia.
Por isso, enquanto a tão esperada vacina não sair, é importante garantir que o seu negócio esteja preparado para o ambiente digital e, assim, você consiga aumentar os lucros da sua empresa. Desta forma, você conta com um bom fechamento de caixa e tem o suficiente para entrar em 2021 com o pé direito!
Confira algumas dicas:
Com a pandemia e a crise se instalando em diversos setores, o governo garantiu que muitos tivessem ajuda financeira, tais como os saques do FGTS e o auxílio emergencial. Por isso, é importante que a sua empresa acompanhe essas atualizações e invista em oferecer formas de pagamento que facilitem para o consumidor na hora da compra.
A ACQIO, por exemplo, já possibilita que o pagamento possa advir do auxílio emergencial, garantindo a você, dono da empresa, que possa oferecer essa opção para quem quer consumir o seu produto.
Além disso, você pode utilizar o ACQIO Link para vendas online, como é o caso de muitas lojas que fecham serviços via WhatsApp, por exemplo.
Essas e outras alternativas garantem maior agilidade para o consumidor, que nesta data, quer adquirir produtos com mais comodidade e, portanto, a fase de compra é madura o suficiente para fechar negócios mais certeiros. Ou seja, o segredo para pequenos e médios empresários é garantir que seu público tenha todas as possibilidades de pagamento possíveis nesta data para não perder vendas.
Final de ano é tempo de ganhar fôlego para a entrada do ano seguinte. Isso quer dizer fechar o caixa no positivo, estudar o planejamento financeiro do próximo ano e investir em melhorias no seu negócio.
Estudar como melhorar a economia da sua empresa com certeza deve ter sido algo que você realizou diversas vezes durante esse ano – mas é preciso olhar para trás e aprender como foi lidar com a crise que a pandemia trouxe. Como seu negócio sobreviveu? O que você inovou? O que as principais datas comemorativas te trouxeram de retorno? E, o mais importante: o que o seu concorrente está fazendo que você ainda não está (e por quê)?
Depois desse momento de reflexão, é hora de pensar no seu estoque. Qual será a promoção, o que sairá como carro chefe de vendas, é possível fazer um combo?
Muitos aproveitam o final de ano para realizar uma queima de estoque, vender os produtos que não saíram muito, ou aproveitar aqueles que são os mais procurados para garantir o aumento dos lucros de forma mais assertiva. De qualquer forma, estude bem o seu estoque e garanta que você oferecerá a estrutura necessária para o seu cliente.
No final de ano, muitos lugares contratam funcionários temporários e aumentam a carga horária dos atuais a fim de garantir a infraestrutura necessária para vender mais. É importante contar com o fluxo de caixa para saber se você terá dinheiro suficiente para pagar outras pessoas (ainda mantendo o lucro) e avaliar se isso realmente será necessário.
Caso não seja, aproveite para treinar os mais antigos e motivá-los, ja que o final de ano é extremamente importante para que a clientela seja fidelizada. Atendimento de qualidade é ponto chave nesse processo, então reúna o time e repasse as boas práticas da sua empresa, ofereça cursos (podem ser gratuitos, como este do SEBRAE, por exemplo) e combine como será durante o período e as horários extras. Alinhamento de equipe é tudo!
E você, como está preparando a sua empresa para esta época?
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