Educar  |  Empreendedorismo

Como consolidar o relacionamento com o cliente?

Todo empreendedor quer conquistar a fidelização do cliente: mas, para isso, é preciso mais que ter produtos e serviços de qualidade. A experiência gerada é fundamental para estabelecer um relacionamento com a clientela. Neste texto, nós te daremos dicas infalíveis para transformar a relação do seu negócio com os seus clientes!

A importância da experiência do cliente

A velocidade da era digital, muitas vezes, dificulta a obtenção de uma relação duradoura, afinal, muitas são as opções existentes no mercado, além de diversos outros fatores que norteiam a decisão de compra.

Dentre esses fatores, a experiência gerada na interação com a empresa é um dos principais elementos que podem ser citados, podendo ser mais importante até que o preço e condições de pagamento, por exemplo.

As relações empresariais necessitam de dedicação e comprometimento: é preciso se atentar aos pontos de interação do cliente com a sua empresa. Para que as estratégias de relacionamento tenham sucesso, você deve enxergá-las de modo semelhante ao funil de vendas: também chamado de pipeline, o funil de vendas é um modelo estratégico que mostra a jornada do cliente, desde o primeiro contato com a empresa até a concretização da venda. Basicamente, é uma representação do caminho que o cliente faz até fechar a compra!

Pré-vendas

Esse é o momento no qual o cliente está conhecendo sua empresa. Pense na experiência oferecida desde a primeira abordagem, pois, se a primeira impressão não for boa, maiores são as chances de que ele encerre essa relação que mal se iniciou. 

Uma dica legal é criar um atendimento personalizado, que seja capaz de criar uma conexão verdadeira com o consumidor.

Nutrindo seus contatos

Se você fez o primeiro contato, legal! Porém, a “venda” ainda não se concretizou. Agora, você deve fazer o processo de nutrição até que o cliente tome a decisão de compra. É a hora de criar a famosa “conexão”, despertando empatia nesse potencial cliente. Veja as necessidades e desejos dele. 

Por meio desta análise, crie materiais de valor (exemplo: informativos com dicas de empreendedorismo e negócios) e ajude esse cliente estreitando seu relacionamento, demonstrando que você está, de fato, preocupado com o sucesso da sua jornada. 

Vendas

Se o seu cliente chegou até aqui, você conseguiu estabelecer um bom relacionamento nas duas primeiras etapas. Porém, efetivar a venda não é garantia de que o relacionamento desse cliente foi, de fato, consolidado. Exatamente por isso é tão importante oferecer o máximo de suporte nesta fase. Este é o momento para  demonstrar confiança ao cliente, colocando-se à sua disposição para auxiliar em qualquer situação.

Pós-vendas

A experiência gerada após a compra também é super importante pois demonstra que você está preocupado de verdade com seu cliente. Esteja sempre à disposição dos clientes e busque resolver eventuais demandas com agilidade!

Consolidação

O que você faz pelo seu cliente após a compra, fala muito sobre sua empresa. Pense constantemente em ações que consolidem essa relação, mantendo a comunicação, mas não só para oferecer novos produtos ou serviços.

Não se esqueça também de dar a devida atenção aos canais de relacionamento e trazer a humanização ao seu atendimento. Isso é muito importante, afinal, pessoas se conectam com pessoas, então, conecte-se ao seu cliente, desperte a empatia!

Se você ainda não tem sua franquia, é hora de escolher a melhor opção para empreender. Com a Acqio você pode obter lucros recorrentes, além de ganhar com suas vendas, sem precisar investir muito para começar.Ainda tem dúvidas e quer conhecer melhor como funciona uma franquia de meios de pagamento? Baixe nossa apresentação comercial agora mesmo!


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Posts Relacionados

QUERO SABER MAIS
X  FECHAR
QUERO SER CLIENTE QUERO SER FRANQUEADO SOU CLIENTE