A tecnologia já chegou ao Poder Judiciário e começou, neste mês, a possibilidade de pagamento de custas judiciais por PIX. Tudo acontecerá por meio da plataforma PagTesouro, da Secretaria do Tesouro Nacional. Continue a leitura e saiba mais:
O Portal do Supremo Tribunal Federal (STF), por meio da plataforma digital do PagTesouro, passa a oferecer a nova modalidade de recolhimento das custas judiciais. Nesse sentido, existem as opções de pagamento via PIX e cartão de crédito, junto com a modalidade existente da Guia de Recolhimento da União (GRU).
É possível ainda, emitir comprovante de pagamento, que será disponibilizado ao usuário no Portal do STF para fins de comprovação do recolhimento das custas judiciais.
Essa iniciativa foi adotada pelo STF, buscando expansão e facilidade para o pagamento das despesas de modo digital.
O PagTesouro foi instituído como plataforma digital pelo Decreto 10.494/2020 e funciona 24 horas por dia. Contudo, órgãos como a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já a utilizam.
De acordo com o secretário-geral da Presidência do STF, Pedro Felipe de Oliveira Santos, a oferta de novos meios de pagamento é importante para amplificar o acesso à jurisdição, utilizando-se das vantagens da inovação tecnológica.
Os Tribunais de Justiça de Minas Gerais e da Paraíba já adotam o PIX como forma de quitar despesas de disputas judiciais, sendo o TJPB, pioneiro no país a aceitar esse tipo de pagamento desde setembro de 2021. Portanto, cada vez mais Órgãos públicos e federais estão aderindo a novas formas de recolhimento para facilitar e agilizar os processos.
Como você viu, o avanço da tecnologia está chegando em áreas até então impensadas. De acordo com o Banco Central, o PIX tem 120 milhões de usuários cadastrados, entre pessoas físicas e empresas. Só em dezembro de 2021, com o pagamento da segunda parcela do 13º salário, o número de operações em um dia com o sistema de pagamento instantâneos bateu recorde, com 51,9 milhões de transações em 24 horas. O sistema de cartões, por sua vez, cresceu 33,1%, movimentando R$ 2,6 trilhões de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), sendo que para 2022 a projeção é que os cartões ultrapassem a cifra dos R$ 3 trilhões em movimento.
É inegável que o mercado de meios de pagamentos é um dos que mais crescem no Brasil e você pode aproveitar essas oportunidades com possibilidade de faturar muito por meio de uma franquia de meios de pagamento da Acqio. É a chance que você precisava para ter seu próprio negócio ganhando comissões e até lucro recorrente.
Então, se você se interessou, que tal conhecer a Acqio?
Venha saber como investir no mercado de meios de pagamento que só cresce! Baixe agora mesmo o material que vai explicar tudo o que você precisa saber para abrir um negócio com possibilidades de muito lucro!
Nosso site usa cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar navegando você concorda com nossas Políticas de Privacidade.