franquias

Franquia Lucrativa: Descubra como Identificar Uma

Quando você pensa em investir em franquias para ter seu próprio negócio, certamente deseja que seja uma franquia lucrativa, certo? Para isso, você precisa se informar sobre todas as regras contratuais e valores de investimento com a franqueadora até que não tenha mais dúvidas. Tenha certeza de que aquele é o modelo de negócio ideal para você. Se ainda está pesquisando e analisando as melhores opções do mercado com relação a lucratividade de uma franquia, esse texto vai te interessar. Confira!

Analise as possibilidades de lucro

Uma franquia normalmente leva algum tempo para faturar o suficiente para cobrir o investimento que foi feito inicialmente. O tempo em que o negócio começa a dar frutos reais para o investidor é o que chamamos de prazo de retorno. O que acontece geralmente é que quando o investimento é menor, as chances de o empreendedor recuperar o seu dinheiro rápido e começar a lucrar são altas. Enquanto isso, em negócios que necessitam de investimento inicial mais alto, os prazos de retorno são mais longos. Neste caso, é necessário que o franqueado esteja mais preparado financeiramente para ficar um bom tempo sem lucro.

Desta maneira, se o prazo médio para retorno de uma franquia é de seis meses, é bem provável que a maioria dos franqueados conseguiu faturar o valor que investiram, mais ou menos, nesse período. E depois que o investimento “se paga” é que a franquia começa a dar lucro. Além disso, existem outros fatores que você precisa avaliar antes de investir em uma franquia. E é importante dizer que dificilmente será possível encontrar um negócio com uma lucratividade 100% garantida. Por isso mesmo você precisa estudar alguns fatores, criar estratégias e tirar suas próprias conclusões.

Observe os números

O valor do investimento e o lucro não são os únicos números que devem ser observados. Para identificar uma franquia lucrativa, é preciso observar e compreender os números e valores de faturamento médio, royalties, taxa de publicidade, entre outros. Pois esses números farão parte do seu dia a dia como franqueado e você precisa saber o que vai gastar e o que vai investir no início do negócio e durante sua operação.

É imprescindível que você pesquise a fundo sobre a operação da franquia e analise outros números que te ajudem a formar o custo total e ter uma ideia melhor da lucratividade do negócio. Entender qual o custo de implantação é essencial nesse momento de análise.

Você precisa ter uma boa ideia de todo dinheiro que vai gastar e de que maneira a rede pode te dar suporte em todo o processo. Por isso mesmo você não pode hesitar em perguntar, pesquisar e tirar todas as suas dúvidas antes de abrir uma franquia.

Ouça outros franqueados

A expertise do negócio é gerada com tempo e experiência. Ninguém melhor que os próprios franqueados para falar um pouco sobre o funcionamento do negócio na prática. O comportamento do mercado e as formas mais eficientes de trabalhar podem ser passadas pelos próprios franqueados que já trabalham com a marca e tem propriedade no assunto.

Tenha uma conversa franca e detalhada, mas não faça exatamente igual, afinal, apesar de ser uma franquia, é importante que o negócio seja do seu jeito e você deve ter suas próprias ideias. É exatamente sobre isso que vamos falar no próximo tópico.

Criando as próprias estratégias

A maioria das franquias oferece treinamento para novos franqueados. Algumas, inclusive, promovem encontros trimestrais para realizar cursos e palestras. Mas isso não significa que você deve ficar apenas nisso. Seja criativo e crie suas abordagens aos clientes, enxergue além e planeje o seu trabalho e saiba como montar um negócio. Os franqueados de sucesso são aqueles que saem da zona de conforto e transformam uma crise em oportunidade.

Planeje suas atividades e crie soluções para problemas do dia a dia. Em alguns negócios, você pode começar a sua empresa sozinho e precisará se manter auto motivado a cada dia. A lucratividade está diretamente ligada aos ganhos e ao sucesso do seu negócio.

Depois de todas essas dicas, abrir o seu próprio negócio será muito mais fácil! Conheça a franquia que pode te dar retorno de investimento em até 6 meses.

Posts Relacionados