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Dicas para fidelização de clientes

Aumentar a fidelização de clientes deve ser uma das principais prioridades. Principalmente para que o fluxo de caixa possa crescer gradualmente e atingir o retorno sob investimento tão esperado.

Mas, para que isso seja uma meta alcançável, é importante que os clientes que compram com frequência em sua loja se fidelizem.

Fidelizar um cliente quer dizer tornar o seu serviço, produto e atendimento tão memoráveis. Ele não pensará duas vezes ao comprar novamente na sua empresa.

Ou seja, criar um relacionamento especial com cada cliente é tão importante quanto realizar uma boa gestão do seu estoque.

Portanto, torna-se essencial atualmente pensar em estratégias de fidelização para a retenção de clientes.

 

Confira algumas dicas de estratégias eficientes para fidelizar clientes

De acordo com o SEBRAE, “fidelizar clientes traz muitas vantagens ao empreendimento, como aumento nas vendas e redução de custos nas promoções, e para as empresas não resulta em um alto custo. Além disso, clientes satisfeitos fazem a propaganda positiva da empresa ou marca à qual se tornou fiel”.

Para criar uma boa estratégia, é preciso levar em consideração qual é o perfil do seu público consumidor e solicitar feedbacks constantes da clientela a respeito dos seus serviços.

Assim, você entende bem como pode atingir da melhor forma e criar estratégias de persuasão em vendas para que as compras sejam sempre recorrentes.

Mas como fazer isso?

Primeiro, treine bem sua equipe de vendas. Um bom atendimento é sempre a primeira coisa que o cliente lembra, após a compra. Quando a pessoa se sente confortável na sua loja, as chances que ele retorne e adquira novamente outro produto ou serviço, é altamente provável.

Por isso que é tão importante que a sua marca se torne amigável. Se você possuir redes sociais, esse contato já deve começar por ali mesmo. Estreitar a relação quer dizer fazer com que seu cliente se sinta como se estivesse familiarizado com o seu negócio.

Por isso, inicie uma conversa. Entenda como ele gostaria e não gostaria de ser abordado. Entenda qual é o perfil desse cliente. Quando tiver isso mais ou menos traçado, o atendimento caberá perfeitamente e isso se tornará natural.

O tratamento VIP que seu cliente merece deve partir da sua empresa

Não espere que aconteça algo para que realize alguma ação para agradar os seus clientes. Isso deve ser algo tão estratégico quanto entender quais são as sazonalidades que seu negócio pode aproveitar durante o ano.

Criar iniciativas como e-mails marketing, lista de mensagens via WhatsApp ou manter suas redes sociais atualizadas, são algumas ações que ajudam na fidelização do seu cliente.

Datas comemorativas são ótimas para marketing de relacionamento. Entender que seu cliente deve ser comunicado quando há algum desconto ou produto novo é o princípio do processo de fidelização: quem está comprando deve ser frequentemente avisado sobre o que o seu negócio está vendendo.

Se não, qual é o sentido de investir no seu negócio?

Investindo em ações de fidelização de clientes

De acordo com especialistas, fidelizar a clientela sai bem mais barato do que atrair novos . Então se há períodos nos quais seu marketing pode ser bem trabalhado, aproveite!

Criar listas de e-mail marketing é extremamente fácil: você pode coletar os e-mails dos seus clientes fiéis no momento da compra e enviar artes personalizadas comunicando descontos, épocas promocionais e até mesmo a chegada de novos produtos.

O mesmo com as redes sociais. É de extrema importância que você entenda onde seu cliente fiel está presente. Se há uma oportunidade de conversar com ele, por que não criar essa relação?

Atualize suas redes sociais de forma que ele possa se manter informado sobre seus produtos, suas ações e descontos em datas comemorativas, por exemplo. Fidelizá-los nas redes sociais também quer dizer trazer um conteúdo relevante para ele consumir.

Por exemplo, se a sua loja vende calçados, por que não criar postagens que falem sobre moda ou combinações e tendências do momento?

Isso te dará cada vez mais insumos para entender como seu público se comporta e traçar um perfil mais próximo com o “cliente ideal” do seu negócio; tornando suas vendas cada vez mais assertivas.

Trazer acessibilidade e comodidade é a chave do sucesso

Além de oferecer  conteúdo e ações simples, como um bom atendimento e avisos quando há promoções e novos produtos em sua loja; garanta que ele tenha toda a comodidade possível na hora de fechar uma compra no seu estabelecimento.

Entender seu comportamento de consumo e ticket médio por exemplo, é uma ótima forma de garantir que isso ocorra sem problemas. Se hoje 52 milhões de brasileiros usam cartão de crédito como forma de pagamento, de acordo com o SPC Brasil, entenda a importância de oferecer isso ao seu cliente.

A ACQIO oferece maquininhas de cartão de crédito que aceitam as principais bandeiras de cartão, permitindo também o parcelamento em até 12 vezes.

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