Franquias

Gestão estratégica de negócios: como definir a da sua franquia?

Você sabe como definir uma gestão estratégica de negócios? Se não tem ideia, continue lendo este artigo.

O setor de franquias no Brasil tem obtido números expressivos. Em constante crescimento, tem contribuído para o desenvolvimento da economia brasileira. Ou seja, geram novas oportunidades e movimentam capital. Muita gente se refere a franquias como um modelo de negócios com garantia de sucesso.

Mas, para que o negócio funcione, é preciso apoiar-se em uma boa gestão estratégica de negócios. Nos próximos parágrafos vamos te apresentar 3 pontos essenciais para formatar a gestão da sua franquia a fim de otimizar resultados e reduzir riscos de mercado.

Entenda e viva a missão, visão e valores do seu negócio

O primeiro passo para uma gestão estratégica eficiente é entender a fundo o seu negócio. Quando se trata de uma franquia, é essencial que você entenda a missão, visão e valores da marca. A missão é o porquê da empresa, ou seja, a razão dela existir e como espera ser vista pelos clientes e mercado.

Já a visão é o elemento responsável por nortear a organização. É, de forma clara, a direção que se deseja para a empresa a médio e longo prazo. Os valores, por fim, representam as convicções que estruturam a organização. São valores que guiam os colaboradores e conversam com o público alvo.

Plano de ação e plano de desenvolvimento

O plano de ação é um recurso fundamental para acompanhar o andamento das atividades e coordenar equipes. É ele quem vai te guiar nas atividades, prazos e feedback sobre progresso.

Já o plano de desenvolvimento diz respeito à programação de otimização de processos e pessoas. É essencial planejar cursos, treinamentos e aquisição de recursos que melhorem o desempenho do seu negócio. Além de treinamentos, é indispensável uma cultura de feedback para incentivar os envolvidos no processo. Transparência é bem-vinda em toda empresa.

Cultura do negócio

Uma cultura do negócio é a essência de uma empresa. É nela que colaboradores e envolvidos vão enxergar a direção de sua participação no negócio. Em termos práticos, é basicamente um manual de crenças que guiará as pessoas dentro da empresa, modelando sua atuação de acordo com os pilares definidos no primeiro ponto.

Agora você já tem uma noção básica para entender a gestão estratégica do seu negócio. Mas é só o começo! É preciso, ainda, analisar o mercado onde se atua, identificar problemas, oportunidades e, assim, traçar ações competitivas. Deste modo, as chances de crescimento aumentam e os riscos são minimizados, em especial nos tempos de crise. Quer mais insights para empreender? Continue nos acompanhando aqui no blog e em nossas redes sociais.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Posts Relacionados

QUERO SABER MAIS
X  FECHAR
QUERO SER CLIENTE QUERO SER FRANQUEADO SOU CLIENTE