Inovação: como manter seu negócio interessante para o público?

Para inovar no seu negócio que já existe há algum tempo e já tem sua forma e rotina de funcionamento, não é necessário recomeçar do zero ou ter uma ideia completamente nova sobre suas soluções. Claro que é sempre bom, para qualquer empreendedor, buscar sempre rever serviços e produtos e se for da necessidade do sue público, e claro, couber no seu orçamento, criar algo novo. Mas não é algo essencial.

O que queremos trazer hoje é uma inovação no que já funciona. Seus concorrentes cresceram, o mundo na pandemia é quase que totalmente online, então toda a forma de pensar nova sobre algo que já acontece no dia a dia é uma inovação. Com a sua marca não seria diferente, portanto, trouxemos aqui alguns conceitos que podem te ajudar a inovar e surpreender – de novo – o seu cliente. Confira:

Inovação no atendimento

Trazer uma ideia para a nossa realidade é sempre um ponto de partida muito válido. Por exemplo: você já frequentou algum estabelecimento que de repente mudou a forma de atendimento – que se tornou mais solícita, proativa e diferenciada – dos outros lugares do mesmo segmento? Pois é, a ideia aqui é a mesma.

Com uma equipe que já tem uma boa produtividade, é interessante auxiliar com um treinamento, por exemplo. Pode ser um workshop ou até mesmo um curso online. O SEBRAE tem cursos ótimos e gratuitos que podem ser uma boa recomendação para o seu time.

Uma mudança pequena na forma de atender ao cliente já faz toda a diferença no final, e, sem dúvida, é uma inovação.

Inovação nas ferramentas

Para quem acha que inovação é sinônimo de tecnologia, por que não pensar nisso também? Se você ainda não digitalizou seu processo de alguma forma, que tal dar uma olhada nas ferramentas que o mercado te proporciona para entrar nessa onda e trazer algo novo para a sua marca e seu cliente?

Um exemplo são as soluções das maquininhas da ACQIO. Se você já usa uma das nossas maquininhas, existem diversas opções de pagamento que você pode disponibilizar para o seu cliente. Sem dúvidas oferecer uma nova alternativa na hora de fechar a conta é uma inovação – e muito bem vista pela clientela, por sinal!

Com a ACQIO, você tem o ACQIO Link, por exemplo, que pode ajudar nas suas vendas online. Com ele, você vende online pelas redes sociais e pelo Whatsapp, sem precisar de um site ou da sua maquininha, e recebe na hora. Imagine oferecer essa novidade aos seus clientes regulares?

Nem toda a inovação é sobre tecnologia

Não precisa investir em mil cursos ou softwares novos. Você pode inovar na infraestrutura do seu negócio também. Repensar na disposição dos seus produtos, mostruários, rever se tem como você incluir um ambiente para seu público poder ficar e consumir algo, de repente ou se você consegue incluir mais um espaço para maquinário e/ou lugar de trabalho, se estivermos falando de um salão, por exemplo.

Investir em uma renovação dos objetos – sejam eles luzes, decoração ou até mesmo bancadas – é também uma boa pedida para inovação. Trazer mais produtos para a sua loja, testar a aderência do seu cliente para um novo cardápio, ou serviço… o importante aqui é estudar como você pode trazer algo novo com o que você já tem!

Se precisar de uma opinião profissional de fora, não hesite! Há diversos tipos de consultoria – até mesmo para vitrines – que podem dar um ar novo e repaginado para o seu espaço e, desta forma, atrair mais clientes.

Conte para nós nos comentários o que você já fez para inovar no seu negócio e deu muito certo!

 


ASSINE NOSSA NEWSLETTER