Franquias

Perfil de franquia: que modelo de negócio combina com sua personalidade?

Existe um perfil de franquia ideal para a sua personalidade? Algumas características podem sinalizar o melhor caminho para começar um negócio.

Para não errar no investimento, separamos algumas dicas que vão te ajudar a entender qual o seu perfil de franquia baseado na sua personalidade. Confira:

1. Aposte no seu gosto, mas fuja do modismo

Alguns negócios estão na moda. E isso pode te atrair para uma armadilha. Não é porque abre-se uma cafeteria na sua cidade todo mês que você deve abrir uma também. Pergunte-se que tipo de negócio faz sentido para você. É de vital importância que você tenha afinidades com o negócio que pretende investir. Quem quer abrir uma franquia de hotel, por exemplo, precisa gostar e ter experiência em viagens e hospitalidade. Parece algo sem importância, mas esse exercício elimina grandes chances de erro no seu investimento.

2. Entenda as habilidades necessárias para o negócio almejado

Além de ter afinidade com o setor a ser investido, é preciso validar se as habilidades exigidas naquele mercado são compatíveis com o seu perfil. Uma franquia de alimentação, por exemplo, exige um perfil de liderança e comprometimento full-time. O negócio não vai andar sem o dono. Então não adianta investir se não há tempo e dedicação total.

Ao avaliar um negócio, faça as seguintes perguntas: eu gosto de liderar? Eu sei lidar com pessoas? Eu sei gerir processos (funcionários, estoque, fornecedores)? A partir dessas respostas, você afunila suas opções e fica mais próximo de ser um empreendedor de sucesso.

3. Avalie o modelo de negócio da franquia

Você já tem noção do que gosta e das suas habilidades para gerir determinado negócio. O que falta? Estudar a franquia desejada. É imprescindível que você entenda bem a proposta da franquia antes de fechar negócio. Responda às seguintes questões:

  • O que ela exige de mim?
  • Posso gerenciar o negócio sozinho ou preciso de funcionários?
  • Quais as metas que terei de alcançar?
  • Qual o valor aplicado e o prazo de retorno?
  • O quanto vai exigir do meu tempo?
  • A franquia me oferece treinamentos?
  • Qual a margem de rentabilidade?

A respostas dessas questões, somadas às inclinações do seu perfil empreendedor, te darão uma diretriz para o seu novo negócio. Analise com cuidado e esteja determinado, isto te levará ao sucesso.

Já conhece a Acqio? Um modelo inovador de franquias para quem busca independência financeira e autonomia. Seu negócio próprio sem funcionários, sem estoques, com baixo investimento e retorno a curto prazo. Quer saber mais? Clique aqui e comece a empreender!


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Posts Relacionados

QUERO SABER MAIS
X  FECHAR
QUERO SER CLIENTE QUERO SER FRANQUEADO SOU CLIENTE