Capacitação

Precificação de produto ou serviço de maneira correta

De fora, parece até simples, mas para quem começou a empreender ou já empreende há algum tempo, a precificação de produtos ou serviços leva muito mais do que apenas alguns minutinhos.

Isso porque para estipular um valor justo não basta apenas colocar o valor que você deseja obter. É preciso avaliar uma série de fatores, já que a precificação será peça fundamental para que o seu cliente tenha em mente que está contratando ou comprando um valor ou produto por um valor justo.

Portanto, aqui vai a primeira dica: para sua precificação você deve levar em consideração dois pontos importantes. Os custos ou a tendência do mercado e dos concorrentes. Sim, estas duas alternativas podem ser nortes se você não entende muito bem como estipular o valor do que vende.

Entenda: se você der um preço considerando apenas o custo, é possível que o preço seja mais barato em relação ao praticado pelo mercado. Já se você considerar somente o valor que a concorrência está colocando, poderá não pagar os custos pela própria mercadoria.

Portanto, pense bem e faça uma boa pesquisa! A ACQIO separou algumas dicas para que você consiga realizar a precificação da melhor forma. Confira:

Como fazer a precificação por custos?

Para entender qual foi o valor investido no seu produto ou serviço, é preciso somar quatro partes distintas. O custo do produto, que para o comércio é o valor da compra do produto; as despesas variáveis, que são impostos, comissões de venda, embalagens e todo o tipo de gastos volúveis; os gastos fixos, com funcionários e gastos administrativos e o lucro almejado.

Como precificar pelo mercado?

Agora que você chegou no resultado final, é preciso comparar com o valor praticado pelo mercado. Ao fazer isso, você poderá identificar o seu preço em algum destes casos:

  • O seu valor pode estar acima do praticado pelo mercado;
  • O seu valor pode estar igual ao valor de mercado;
  • Ou está abaixo do valor de mercado.

É importante saber que, ao realizar este comparativo, você deverá ter uma ação correspondente para que seu preço se adeque a um valor competitivo.

Isso quer dizer que se ele estiver muito acima, é preciso pensar em cortar alguns custos da produção ou diminuir a margem de lucro para que a precificação se torne ideal. Caso ele seja igual ao do mercado, mantenha os valores de custo.

E, se caso ele estiver abaixo, suba até que o preço se iguale ao valor dos concorrentes para que haja um preço competitivo.

Em qualquer um destes casos, conte com a ACQIO e sua solução para dar ao seu cliente a maior comodidade possível na hora de adquirir o seu produto e conte com o nosso suporte quando precisar!


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