Saiba a importância de realizar um bom estoque de Natal

Para você que é lojista do setor de varejo, já pensou em como organizar seu estoque de Natal?

Nesta época do ano, é importante preparar seu negócio para receber a demanda de final de ano da forma mais organizada possível. Assim ficará mais fácil atender o volume maior de clientes que naturalmente chegam às lojas. 

De acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o varejo brasileiro terá o maior crescimento de vendas dos últimos seis anos para o período do Natal.

É estimado que as vendas cresçam 4,8% mais do que no ano passado.

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Pensando nisso, é interessante levar em conta os dados históricos de vendas, pois eles são úteis para quantificar o aumento dos negócios em períodos sazonais. Principalmente para também entender o comportamento dos seus clientes na sua loja nos últimos anos nesse mesmo período.

Além disso, fazer a gestão de estoque ao longo do ano e acompanhamento das vendas é fundamental para se perceber a evolução de vendas e novas tendências de consumo dos seus clientes. 

Deste modo,você terá mais clareza para possíveis ajustes a curto prazo, seja para aumento dos lucros ou apenas para evitar possíveis prejuízos com excessos de pedidos para seus fornecedores

Confira como se organizar para montar esse estoque da melhor forma para se preparar para o Natal:

Calcule a demanda de estoque

Calcule com o seu time de vendas uma estimativa o mais próximo possível de quanto será vendido, com base nos anos anteriores e na demanda diária de cada produto.

Assim, evita-se um gasto desnecessário com produtos que podem encalhar no estoque.

Entenda qual é o histórico de vendas da sua loja, compare ano a ano e nas épocas sazonais, principalmente.

Isso pode te dar uma boa base do que sairá mais nesta época e o que seu cliente será (está) mais suscetível a comprar. Apostar neste planejamento é uma ótima dica!

Realize a reposição de gôndolas sempre

Se você souber quais os produtos são mais levados em quantidade, que tal deixá-los à mostra, principalmente nas gôndolas ou em lugares de destaque?

Manter essas estruturas bem abastecidas com os produtos mais procurados é uma boa estratégia para esta época do ano,e pode-se fazer um bom estudo de estoque para o Natal.

Realize promoções para que seu estoque não encalhe

Caso você tenha um estoque muito grande de algum produto ou ele sobre, mesmo com esse estudo e planejamento de final de ano, realize uma promoção ou queima de estoque.

Assim, será possível atingir “clientes de última hora” ou acionar um gatilho de vendas de limitação, para que a pessoa aproveite, pois o produto está com um preço imperdível.

Essa é uma boa tática para quem não quer um estoque parado.

Faça um bom marketing para seu final de ano

Para auxiliar na queima de estoque e no planejamento do final do ano, é importante realizar esse estudo dos produtos que mais serão procurados pelos clientes e público alvo.

Com isso, você pode desenvolver um bom marketing em torno deles para que todos sejam avisados e a queima desse estoque esteja ainda mais garantida.

Crie promoções na internet, avise por e-mail para uma lista de clientes fidelizados, publique nas principais redes sociais.

Automatizar é preciso

Gerencie o seu estoque e tenha maior controle sobre o histórico de entrada e saída de produtos. Assim, será possível focar seus recursos financeiros nos produtos que seus clientes mais procuram.Natal é a época de gerar ainda mais lucro, pois é o mês de maior consumo do ano.

A ACQIO desenvolveu uma maquininha de cartão que pode lhe ajudar nesta questão: (.) com o App Lojistas, você tem controle em tempo real da gestão financeira e pode retirar este e outros dados essenciais para evoluir cada vez mais o seu negócio.

Confira os benefícios da ACQIO e entenda como você pode realizar ainda mais vendas neste período do ano!


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