Abrir uma empresa no Brasil não é uma das tarefas mais fáceis do mundo e todo o empreendedor sabe disso. É preciso escolher bons fornecedores, treinar um time que te traga qualidade e eficiência, além de tantos outros fatores que só uma organização muito eficiente pode dar conta.
Para muitos, este pode ser o principal problema. Ter uma gestão inteligente é primordial para que seu negócio funcione sem grandes prejuízos.
De acordo com o Guia de Gestão Empresarial do SEBRAE, “objetivos bem claros e bem definidos são o primeiro passo para o sucesso”.
Você costuma fazer isso com a sua empresa? O primeiro passo é entender algumas questões primordiais, como o perfil do seu cliente e os hábitos de consumo dele – e a partir daí traçar uma estratégia para atraí-lo e engajá-lo.
De acordo com Rômulo de Araújo, dono da Copiadora Mundo Artes, estabelecer metas é um “processo fundamental para qualquer tipo de empresa, seja ela grande, média ou pequena. Saber onde você quer chegar vai direcionar seus esforços e guiá-lo nas suas conquistas”.
Araújo também alerta para o fato de que a definição de metas não é algo tão simples como pode parecer. “Um erro de estratégia pode desmotivar sua equipe e fazer com que a sua empresa não alcance os pontos visados”, explica.
Para entender melhor: antes de abrir o seu negócio, é importante ter clareza sobre as características, componentes e necessidades do mercado que pretende atuar.
Isso é facilmente realizado a partir de uma análise prévia da jornada de compra dos moradores de um determinado bairro ou região, estudando principalmente as características e necessidades que motivam a compra.
Com isso, você pode ajustar o seu negócio para que ele atenda todas as necessidades do cliente, como disponibilidade dos produtos, preços, formas de pagamento, descontos e até mesmo a forma de atendimento.
Não adianta: se você quer ter sucesso na gestão da sua empresa, precisa priorizar todas as questões da sua clientela. Oferecer um bom atendimento é o primeiro passo para entender o que está funcionando e o que precisa melhorar no seu negócio.
Escute o que o seu cliente está te dizendo. A forma na qual ele se comporta com a sua marca te trará importantes insights para a criação de metas e objetivos, por exemplo: se há muita reclamação quanto ao preço de determinado produto, uma das metas pode ser melhorar a comunicação sobre ele – para gerar mais valor – ou, quem sabe, criar combos, ou trocar de fornecedor para atender aos “pedidos” de quem mais gera lucro para a sua empresa.
Para o comerciante Paulo Roberto Júnior, dono da assistência técnica ‘Juninho Apple’, o melhor momento para criar metas é no início do ano, onde ele analisa o semestre anterior e assim consegue rentabilizar o negócio.
Já Rômulo, da Copiadora Mundo Artes, realiza esse estudo mês a mês – o que o permite promover promoções novas sempre.
Os dois têm essa prática como rotina, e entendem como já funciona o processo do próprio negócio e, consequentemente, dos seus clientes. O importante é que você saiba do que a sua empresa necessita. Se é um estudo mensal, ótimo! Mas se for mais proveitoso analisar a cada início de ano, se empenhe em estabelecer objetivos concretos e atingíveis a longo prazo! Faça um planejamento estratégico.
Para atender às mais diversas solicitações do seu cliente, é preciso ter parceiros que te auxiliem na empreitada que é ser dono do próprio negócio. Por isso, a ACQIO conta com um atendimento ágil e consultivo no momento em que você precisar.
De acordo com Rômulo, “a ACQIO veio para somar em todo o processo, pois oferece um atendimento ágil, personalizado e competente”.
Além de possuir nosso suporte sempre que necessitar, os lojistas também têm acesso a um aplicativo exclusivo que lhes permite ter a gestão financeira em tempo real do próprio negócio. Isso pode ser bastante útil para entender quais dias estão gerando maior lucro para a sua empresa, por exemplo.
Outros benefícios valem a pena de serem consultados. Entre em contato com os nossos especialistas e entenda os benefícios de ser um parceiro ACQIO!
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