Uma pesquisa de NielsenIQ|Ebit em 2021, revelou que as vendas do e-commerce da Black Friday no Brasil foram de R$ 4,2 bilhões, representando um aumento de 5% em relação a 2020. Nesse sentido, para garantir esse sucesso, é preciso estar preparado para todo o “boom” de vendas, caso contrário, a data pode gerar prejuízos. Afinal, um cliente insatisfeito gera propaganda negativa, não é mesmo? Confira a seguir a importância de preparar o seu negócio para essa data e aproveitar para vender muito!
A Black Friday é uma ação promocional realizada por lojistas na última sexta-feira do mês de novembro. Essa ação surgiu nos Estados Unidos e tem como objetivo reforçar as vendas de final de ano. Assim, o evento começa à meia-noite de 25 de novembro e reúne uma infinidade de ofertas, cupons e pagamento facilitado, em diversas categorias.
Se você tem uma empresa e quer aproveitar a data para vender mais e fidelizar clientes, essa preparação requer estratégia, experiência e investimento.
A tecnologia está mudando rapidamente e o comportamento do consumidor também: em princípio, é a hora de começar a revisar a infraestrutura das vendas para o crescimento exponencial da demanda da Black Friday, afinal, alguns ajustes levam tempo para serem processados e confirmados.
Otimizar o seu negócio, principalmente se você vende também pelos canais digitais, é um trabalho que demanda foco e energia. O risco de não estar totalmente preparado para problemas como instabilidade, dimensionamento, desempenho, segurança, métodos de pagamento e problemas de banco de dados é muito alto. Desse modo, ter uma infraestrutura tecnológica robusta e fazer mudanças com base no que foi vivenciado no ano anterior é essencial nessa preparação.
Algumas horas de instabilidade no site de grandes empresas de e-commerce podem gerar prejuízos milionários, além de uma má experiência do cliente com a marca. Em 2021, uma pesquisa da Sofist monitorou 116 lojas online no período e revelou que problemas, como lentidão, podem ter gerado prejuízo de cerca de R$ 8 milhões para as lojas virtuais. Por isso, é preciso se planejar para atender essa demanda, atentando-se à estrutura e às formas de pagamento para garantir estabilidade, desempenho, segurança e uma boa experiência.
A experiência dos consumidores no varejo físico e no ambiente digital são diferentes: no ao vivo o cliente vê os produtos e quase sempre é impactado pelo vendedor; na internet, ele pode comparar rapidamente ofertas e fretes e é incentivado de diferentes formas a adicionar produtos ao carrinho. Ele também pode desfrutar de uma experiência mais personalizada usando inteligência artificial. Seja qual for a opção, é importante que sua loja esteja preparada para o aumento de demanda, tanto no atendimento quanto no fornecimento dos produtos e serviços, além da parte logística e pós-venda.
Essa data é o pontapé inicial para as compras de final de ano e também uma grande oportunidade para sua loja, pois marca o início de um período de intensa procura por produtos e serviços e, claro, quanto mais promoções e variedades para esses consumidores, maiores as chances de aumentar de forma expressiva as vendas.
Para vender mais durante a Black Friday, garanta que o seu negócio estará preparado para o aumento da demanda, certificando-se que o estoque dos produtos que entrarão em promoção esteja bem abastecido e, a sua equipe de vendas, apta a atender mais clientes. Foco nos canais digitais, monitorando a estabilidade, principalmente se sua loja tiver um site.
A Black Friday, muitas vezes, gera impressões negativas pelo fato de que algumas empresas maquiam descontos, ou seja: aumentam os preços dias antes, para voltarem ao normal no dia da ação. Por isso, ofereça descontos reais e transparentes aos seus clientes, e se quiser potencializar as compras pela internet, cupons exclusivos para venda online são uma ótima pedida!
Vídeos e anúncios digitais estão em alta, então se jogue nessa tendência e mostre sua empresa na internet! Atualize o site e as redes sociais do seu negócio e aproveite para anunciar seus produtos e serviços.
Esse é um dos itens mais importantes! Opções que garantam agilidade e variedade para o pagamento podem ser o fator decisivo para seu cliente escolher a sua loja!
Agora que você já sabe a importância de se programar para a Black Friday, que tal deixar a gente te ajudar com seu negócio?
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