Educar  |  Empreendedorismo

Black Friday: preparação deve começar meses antes

Uma pesquisa de NielsenIQ|Ebit em 2021, revelou que as vendas do e-commerce da Black Friday no Brasil foram de R$ 4,2 bilhões, representando um aumento de 5% em relação a 2020. Nesse sentido, para garantir esse sucesso, é preciso estar preparado para todo o “boom” de vendas, caso contrário, a data pode gerar prejuízos. Afinal, um cliente insatisfeito gera propaganda negativa, não é mesmo? Confira a seguir a importância de preparar o seu negócio para essa data e aproveitar para vender muito!

Black Friday: preparação deve começar meses antes

A Black Friday 

A Black Friday é uma ação promocional realizada por lojistas na última sexta-feira do mês de novembro. Essa ação surgiu nos Estados Unidos e tem como objetivo reforçar as vendas de final de ano. Assim, o evento começa à meia-noite de 25 de novembro e reúne uma infinidade de ofertas, cupons e pagamento facilitado, em diversas categorias.

Se você tem uma empresa e quer aproveitar a data para vender mais e fidelizar clientes, essa preparação requer estratégia, experiência e investimento. 

A Black Friday e a tecnologia

A tecnologia está mudando rapidamente e o comportamento do consumidor também: em princípio, é a hora de começar a revisar a infraestrutura das vendas para o crescimento exponencial da demanda da Black Friday, afinal, alguns ajustes levam tempo para serem processados ​​e confirmados.

Otimizar o seu negócio, principalmente se você vende também pelos canais digitais, é um trabalho que demanda foco e energia. O risco de não estar totalmente preparado para problemas como instabilidade, dimensionamento, desempenho, segurança, métodos de pagamento e problemas de banco de dados é muito alto. Desse modo, ter uma infraestrutura tecnológica robusta e fazer mudanças com base no que foi vivenciado no ano anterior é essencial nessa preparação.

Algumas horas de instabilidade no site de grandes empresas de e-commerce podem gerar prejuízos milionários, além de uma má experiência do cliente com a marca. Em 2021, uma pesquisa da Sofist monitorou 116 lojas online no período e revelou que problemas, como lentidão, podem ter gerado prejuízo de cerca de R$ 8 milhões para as lojas virtuais. Por isso, é preciso se planejar para atender essa demanda, atentando-se à estrutura e às formas de pagamento para garantir estabilidade, desempenho, segurança e uma boa experiência.

Dicas para mandar bem na Black Friday

A experiência dos consumidores no varejo físico e no ambiente digital são diferentes: no ao vivo o cliente vê os produtos e quase sempre é impactado pelo vendedor; na internet, ele pode comparar rapidamente ofertas e fretes e é incentivado de diferentes formas a adicionar produtos ao carrinho. Ele também pode desfrutar de uma experiência mais personalizada usando inteligência artificial. Seja qual for a opção, é importante que sua loja esteja preparada para o aumento de demanda, tanto no atendimento quanto no fornecimento dos produtos e serviços, além da parte logística e pós-venda.

Essa data é o pontapé inicial para as compras de final de ano e também uma grande oportunidade para sua loja, pois marca o início de um período de intensa procura por produtos e serviços e, claro, quanto mais promoções e variedades para esses consumidores, maiores as chances de aumentar de forma expressiva as vendas.

Preparando-se para o aumento da demanda:

Para vender mais durante a Black Friday, garanta que o seu negócio estará preparado para o aumento da demanda, certificando-se que o estoque dos produtos que entrarão em promoção esteja bem abastecido e, a sua equipe de vendas, apta a atender mais clientes. Foco nos canais digitais, monitorando a estabilidade, principalmente se sua loja tiver um site.

Ofereça descontos reais:

A Black Friday, muitas vezes, gera impressões negativas pelo fato de que algumas empresas maquiam descontos, ou seja: aumentam os preços dias antes, para voltarem ao normal no dia da ação. Por isso, ofereça descontos reais e transparentes aos seus clientes, e se quiser potencializar as compras pela internet, cupons exclusivos para venda online são uma ótima pedida!

Divulgue on-line:

Vídeos e anúncios digitais estão em alta, então se jogue nessa tendência e mostre sua empresa na internet! Atualize o site e as redes sociais do seu negócio e aproveite para anunciar seus produtos e serviços.

Foco nos meios de pagamento:

Esse é um dos itens mais importantes! Opções que garantam agilidade e variedade para o pagamento podem ser o fator decisivo para seu cliente escolher a sua loja!

Agora que você já sabe a importância de se programar para a Black Friday, que tal deixar a gente te ajudar com seu negócio?

Conheça o Acqio Mais: praticidade, rapidez e facilidade para seu fluxo de caixa! Além disso, conte com inúmeros benefícios e vantagens:

  • Mais customização: sua marca é exibida no sistema de pagamento e no comprovante.
  • Flexibilidade: aceite PIX via QR Code por meio do aplicativo da Conta Digital Acqio.
  • Mais agilidade nos pagamentos: cada transação dura cerca de 2 segundos e não depende de chip. Envie o comprovante via SMS ou por e-mail e ainda utilize sua impressora fiscal para imprimir os comprovantes de venda.
  • Mais gestão: gerencie as transações pelo sistema, além de poder exportar todos os dados para uma planilha Excel.

Além disso, conte com Acqio Online para levar seu negócio para todos os canais digitais e vender onde nunca imaginou, desde lojas virtuais à aplicativos.

Quem faz, conta com a gente!


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Posts Relacionados