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Marketing para Pequenas Empresas: Dicas para Vender Mais

O marketing para empresas pequenas inclui estratégias muito diferentes daquele utilizado pelas gigantes do mercado. E não é para menos: você está trabalhando com um orçamento muito diferente, só para começar. 

Mas o investimento necessário não é a única distinção no marketing para empresas pequenas. Você também está trabalhando com um público mais próximo e, muitas vezes, mais exigente. 

Mas não se preocupe: existem muitas estratégias incríveis que você pode utilizar para turbinar o marketing da sua empresa. Nesse artigo, você aprende tudo que precisa saber para planejar e executar campanhas incríveis. Além disso, vamos falar sobre a importância da fidelização de clientes e mostrar uma oportunidade de lucrar ainda mais! 

Hoje, você vai aprender mais sobre: 

  • Marketing para empresas pequenas: As melhores dicas investindo pouco
  • Oportunidade para gerar lucro recorrente e passivo

Boa leitura!

Marketing para empresas pequenas: As melhores dicas investindo pouco

Conheça as melhores dicas de marketing para empresas pequenas.

O marketing para empresas pequenas deve ser planejado com o mesmo cuidado que campanhas milionárias. Ele tem suas particularidades e não é porque seu orçamento é menor que você deve relaxar na estratégia. 

A nossa principal dica é essa: mantenha a organização, crie um plano e estabeleça metas. Esse é o fator fundamental para o sucesso de negócios de qualquer porte, em qualquer setor. 

Com isso em mente, confira a seguir as melhores dicas de marketing para empresas pequenas. Com elas, você investe muito pouco e pode ter um retorno incrível!

Invista na presença online

Não podemos dizer o suficiente o quão importante é a presença online hoje em dia. E isso vale ao dobro para pequenas empresas. Isso porque muitos dos seus concorrentes ainda não estão aproveitando esse mundo de oportunidades. 

Montar um site, mesmo que simples, já garante outro nível de confiabilidade para sua marca. Além disso, através das redes sociais, é possível ficar mais próximo do seu público. 

A sua meta, aqui, deve ser abrir novos canais de comunicação e informação para seus clientes. Não é necessário, obrigatoriamente, utilizar os recursos de anúncios nas redes sociais. O foco deve estar em mostrar-se presente. 

E, falando nisso, apenas criar as páginas não é suficiente. É preciso postar conteúdo com frequência, para lembrar os seguidores sobre a sua marca sempre. 

Planeje e entenda novas oportunidades

Criar um plano é fundamental para alcançar seus objetivos. Mas além de correr atrás das metas já definidas, também é importante ficar atento à novas oportunidades. 

Assim, os melhores empreendedores estão sempre em busca de novas ferramentas ou meios de divulgar seu negócio. As redes sociais, por exemplo, implementam novos tipos de conteúdo com frequência. Bons exemplos foram os lives e stories, que têm sido utilizados no marketing de empresas desde seu aparecimento. 

Atenda de forma personalizada e empática

Um dos pontos mais importantes na hora de construir uma boa imagem para sua empresa é o seu atendimento. Hoje em dia, o consumidor não procura apenas bons preços e produtos: quer ser atendido de forma atenciosa e personalizada. 

Lembre-se que cada cliente é único. A melhor forma de se destacar entre os seus concorrentes é mostrar aos clientes que sua marca vê e respeita essa individualidade. 

Publicamos, recentemente, um artigo sobre a importância da empatia em sua estratégia de venda. Clique aqui para ler. 

Ouvir o cliente com atenção e se dedicar a solucionar os problemas que ele apresenta ajuda a criar uma relação de confiança e respeito. Assim, mesmo que as ações não resultem em compra imediata, pode ter certeza: esse cliente vai se lembrar de você quando precisar. 

Foco na fidelização

Um cliente feliz é um cliente que sempre volta. Isso é, que continua gerando receita para sua empresa e, ainda, indica a marca para amigos e familiares. Por isso, uma das mais poderosas ferramentas no marketing para empresas pequenas são as estratégias de fidelização. 

Existe muito que você pode fazer quando o assunto é fidelizar. Comece investindo no melhor atendimento possível. Outros métodos podem incluir programas de benefícios para clientes fiéis, como descontos ou promoções especiais. 

Tenha como objetivo fazer com que os clientes se lembrem da sua marca quando buscarem soluções no seu setor.

Calcule o retorno das estratégias de marketing

Muitas vezes, uma campanha de marketing não surte o resultado que esperávamos. Isso é normal, mas é importante não continuar insistindo em um erro. Para isso, as empresas utilizam o cálculo do ROI, ou Retorno sobre Investimento. 

É muito simples: você fará uma relação do quanto dinheiro foi investido em uma campanha e quanto ela retornou. Lembre-se, no entanto, que nem todo retorno se traduz em dinheiro em caixa. Muitas vezes, o objetivo de campanhas são outros, como a geração de leads, por exemplo. 

Assim, ao calcular o retorno, também é fundamental avaliar se seus objetivos com aquela ação foram alcançados. Assim é possível identificar quais ajustes precisam ser feitos, e você não desperdiça tempo e dinheiro com estratégias que não têm o retorno esperado.

Tenha um blog

Manter um blog com conteúdo interessante e original é uma ótima maneira de atrair novos clientes. Isso porque esse tipo de página costuma a conseguir um desempenho melhor nos mecanismos de busca. Além disso, mostrar que você entende do seu setor ajuda seus clientes a enxergar mais profissionalismo na marca. 

O importante é que o conteúdo seja relevante para o seu público alvo. Assim, quando eles fazem buscas para tirar dúvidas ou encontrar informação, quem aparece é sua marca. 

Hoje em dia, é assim que começa a jornada de compra: o cliente, primeiro, procura soluções e informações sobre seus problemas. Só depois de informado ele irá considerar adquirir um produto ou serviço. Se sua marca ofereceu, gratuitamente, a informação que ele buscava, as chances que ele decida comprar com você são maiores. 

Isso não vale só para blogs: montar canais no youtube, ebooks e cursos online também são estratégias incríveis (mas que custam um pouco mais).

Use as redes sociais a seu favor

Você já parou para pensar o quanto conversamos sobre marcas nas redes sociais? A verdade é que muitos clientes acabam fazendo propaganda sem perceber nessas mídias. Por exemplo, postando no Instagram a foto de uma embalagem bonita ou de um bilhete escrito à mão pela marca. 

Você pode usar as redes sociais ao favor da sua empresa de muitas formas diferentes. Começando com recomendações na página de sua empresa, o céu é o limite. Que tal fazer um sorteio entre os seguidores que compartilharem uma publicação sua? Ou então, enviar os produtos com uma embalagem mais elaborada? 

Existem inúmeras soluções criativas para incentivar pessoas a postarem sobre sua marca. 

Liste seu negócio no Google

A grande maioria dos consumidores, hoje, faz uma busca online sobre empresas e produtos antes de comprar. Por isso a presença na internet é tão importante. 

Parte de solidificar sua marca é o cadastro no Google Meu Negócio. O processo é gratuito e muito simples: você pode clicar aqui para começar o cadastro. Em apenas alguns dias, sua empresa aparece listada no Google quando as pessoas procuram por ela. 

A ferramenta também permite que os clientes deixem perguntas, comentários e reviews. Isso ajuda a aumentar a credibilidade da marca, além de oferecer mais um canal para estreitar o relacionamento da empresa com o público. 

Peça por avaliações de seus clientes

Ao contrário do que muitos pensam, existem diversas formas de incentivar seus clientes a deixarem avaliações nas páginas da empresa. Isso é, sem precisar ser chato. 

Um exemplo muito usado é oferecer cupons e descontos nas próximas comprar para usuários que escrevem depoimentos. Você também pode incentivar o preenchimento de pesquisas de satisfação com esse recurso. 

Se você busca uma forma ainda mais barata, que tal incluir um bilhete pedindo avaliações no pedido? Isso é visto como atencioso e, na maioria das vezes, as pessoas ficam contentes em dar sua opinião. Especialmente se você deixar claro o quanto isso será importante para melhorar o atendimento. 

Tenha um site otimizado

Ter um site para sua empresa é fundamental para passar uma imagem profissional para os clientes. No entanto, se o site demora para carregar, tem design ultrapassado ou não pode ser visualizado em smartphones, o resultado acaba sendo o oposto.

Hoje em dia, não é muito caro desenvolver um site simples com design responsivo. Isso é, que se adequa ao aparelho que o cliente está usando para acessar. Assim, se você vai investir nisso, vale à pena buscar uma opção otimizada. 

Não deixe de considerar o comércio eletrônico. Existem plataformas prontas para quem deseja vender online, e essa pode ser uma solução incrível para o pequeno empreendedor. Principalmente no período difícil que estamos atravessando.

Conheça seu público

Atender de maneira personalizada e atenciosa só é possível se você conhece seus clientes. Isso é, se entende quais são seus principais desafios, necessidades e preferências. Existem muitas formas de aproximar sua marca do seu público. 

As redes sociais, listas de e-mail e pesquisas de satisfação são exemplos de ferramentas poderosíssimas. 

Lembre-se que, quando o assunto é o marketing para empresas pequenas, é fundamental direcionar as ações para o público correto. Isso porque esses negócios não contam com orçamento suficiente para campanhas mais generalizadas e abrangentes — especialmente porque os resultados nesse caso são muito piores. 

Aposte nas parcerias

Para o pequeno empreendedor, sua comunidade é tudo. Por isso, você será muito mais forte com a ajuda dos outros empreendedores locais. Já pensou em criar uma rede de parcerias? 

Com um ajudando o outro, é possível chegar mais longe. A colaboração entre pequenas empresas já é uma tendência mundial. Por exemplo, é possível dividir o espaço com quem oferece serviços complementares aos seus. 

Essas estratégias têm se tornado tão comuns, que até as soluções em pagamento acompanham a tendência. É o exemplo da maquininha da cartões da Acqio, que possui função multilojista. Através dela, diversos empreendedores podem dividir a mesma máquina de cartão, sem complicar a gestão das vendas.

Estude sobre o assunto

Se você quer aprimorar o marketing para empresas pequenas cada vez mais, o melhor jeito é acompanhar as últimas notícias. Isso porque estamos vivendo tempos de muitas mudanças e inovações. Para aproveitar as melhores oportunidades, é preciso estar atento ao mercado. 

Existem inúmeras fontes onde você pode obter informações confiáveis e úteis sobre gestão e marketing. Um ótimo exemplo é o portal Sebrae, que está sempre fazendo o possível para ajudar o pequeno empreendedor. 

Não deixe, também, de ficar de olho nas últimas notícias e tendências das redes sociais. Assim, você não fica de fora da última moda e sua marca se torna cada vez mais relevante. 

Oportunidade para gerar lucro recorrente e passivo

Agora que você sabe como divulgar uma marca e criar relacionamentos sólidos com seus clientes, que tal conhecer uma oportunidade incrível? Isso é, ganhar dinheiro vendendo maquininhas de cartão. 

Trata-se da oportunidade de se tornar um franqueado Acqio. Com investimento inicial super baixo e retorno rápido, não é preciso alugar PDV e nem contratar equipe. 

O melhor é que você tem a oportunidade de lucrar duas vezes:

Primeiro, com a venda das maquininhas. Você tem direito a uma comissão em cada uma delas. Ah, vale lembrar: não precisa montar estoque. Você ganha de novo toda vez que seus clientes usarem a maquininha. Isso mesmo: você ganha comissão de todas as vendas realizadas na maquininha. 

Isso significa que é possível construir uma fonte de lucro passivo e recorrente. 

Quer saber mais sobre as franquias Acqio? Clique aqui e descubra tudo que precisa saber!

Conclusão

Cuidar do marketing para empresas pequenas exige criatividade e flexibilidade. Por sorte, existem muitas estratégias que custam pouco e geram resultados incríveis. 

Nesse artigo, você aprendeu tudo que precisa para turbinar o marketing na sua pequena empresa, começando agora mesmo. Você também ficou por dentro da incrível oportunidade de se tornar um empreendedor através das franquias Acqio. Mesmo se você já tem um negócio, essa pode se tornar uma excelente fonte de renda extra. 


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