Empreendedorismo

Como prospectar clientes em sua região

Prospectar clientes é um dos grandes desafios de todo negócio. Neste sentido, é necessário um profundo estudo de mercado para conhecer o consumidor em potencial e oferecer soluções customizadas.

Confira aqui algumas dicas para poder prospectar novos clientes na sua região e consolidar seu negócio.

Definindo o perfil

Estabeleça o perfil de sua clientela de acordo com o que você oferece. Dessa forma, com planejamento, é possível acertar em cheio o público alvo e, entendendo suas necessidades, criar soluções para atender as demandas e se tornar conhecido na sua região.

Feito isso, analise seu entorno e crie listas com possíveis clientes. Além disso, não se esqueça de contar com uma boa captação de leads – os leads nada mais são do que contatos de possíveis consumidores que deixaram seus dados e suas informações pessoais ou profissionais, seja via formulário on-line ou por meio do preenchimento de algum questionário em papel. Contudo, planeje estratégias, meios e abordagem para o futuro cliente de forma personalizada, traçando metas, objetivos e prazos para cada ação que for realizada, encaminhando mensagens que dêem “cara” à sua empresa e a tudo que ela oferece. 

Prezando pela qualidade

Lembre-se sempre que qualidade é melhor que quantidade. Ou seja, se você encaminhar prospecções a clientes errados, pode desperdiçar recursos. Portanto, não cometa o erro direcionando seus esforços para todos os lados, perdendo tempo e investimento que poderia ser aplicado de forma correta e assertiva.

Definindo personas

Chamamos de Persona a representação fictícia do cliente ideal de um negócio. Sobretudo, é baseada em dados reais sobre comportamento e características dos clientes em potencial, além de histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. Defina ao menos 3 tipos ideais de clientes, mas com personalidades diferenciadas entre si, com gênero, idade, objetivos e metas de vida. Enfim, com isso em mente, crie o trajeto desse cliente até chegar no serviço oferecido por você.

Mantendo o bom atendimento

É importante conhecer todas as características da sua empresa e todos os diferenciais do seu serviço ou produto. A argumentação é importante, trazendo sempre uma descrição minuciosa de todas as vantagens oferecidas. Os detalhes farão toda a diferença para conquistar e fidelizar sua clientela!

Não tenha medo de mudar

Sempre que perceber que o mercado tem novas necessidades, mudar de rumo pode ser crucial para colocar seu negócio nos trilhos.

Não pare de buscar clientes e mantenha a fidelização

Fidelize seus clientes tradicionais, mas sempre procure conquistar novos. Quanto mais vendas, maior o crescimento. Mesmo na era digital, o boca a boca é uma ferramenta que pode ser sua aliada. Serviços/produtos diferenciados e atendimento personalizado agregarão valor na experiência do consumidor e fará com que ele indique sua empresa. 

Não se esqueça da vantagem competitiva ao prospectar clientes

Defina seus pontos fortes, ou seja, aquelas características que são o seu diferencial frente à concorrência e invista nelas. Vale divulgação e até promoções!

Com essas dicas, você vai conseguir atingir em cheio os clientes da sua região e crescer muito mais! 

Ainda não possui um negócio? Tem dúvidas e quer conhecer melhor como funciona uma franquia de meios de pagamento? Baixe nossa apresentação comercial agora mesmo!


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Posts Relacionados