Franquias

Controle interno da Franquia e sua importância

O controle interno da franquia, como de qualquer outro negócio, está diretamente relacionado à gestão. A gestão possui três elementos básicos: planejamento, execução e controle. Neste contexto, o controle interno exerce a função de ligar o planejamento e a execução.

Controle interno da Franquia e sua importância

Importante destacar, entretanto, que o controle deve ocorrer simultaneamente à execução, isto porque situações passadas podem não ser identificadas a tempo de permitir que você tome alguma atitude a respeito. Claro que o aprendizado também é importante, mas a possibilidade de corrigir eventuais erros é fundamental.

Assim, as ferramentas de controle podem ser aplicadas de forma preventiva, garantindo uma execução planejada, preditiva de modo a antever problemas e, finalmente, efetuar imediata intervenção e correção.

A efetiva importância do controle interno

O controle interno na sua franquia garantirá a continuidade do seu fluxo de operações. Contabilizando os resultados gerados nesse fluxo, você poderá melhorar e adequar sua tomada de decisões.

É praticamente impossível administrar uma empresa sem controles internos, afinal, você precisa ter conhecimento sobre suas operações, sobre o dia a dia do seu negócio, criando maior base e segurança para as decisões.

Se a sua empresa é pequena e você acompanha tudo de perto, a necessidade de controle interno pode parecer irrelevante. Mas você, com certeza, está em busca do crescimento de sua franquia, certo? Por isso essas ferramentas são tão importantes desde o início, pois garantirão a saúde financeira dela.

Tipos de Controle Interno

Administrativos

Os controles administrativos geram todo tipo de informação para o administrador, servindo também como base para tomada de decisões. Um dos métodos famosos para esse controle é o checklist, ou seja, a lista de verificação. Consiste em gerar uma sequência de perguntas a serem respondidas (normalmente com respostas “sim” e “não”), para verificar o nível de conformidade ou de padronização da sua franquia.

O papel dessa ferramenta deve ser identificar itens em desacordo, para poder propor melhorias.

Controles Contábeis

Os controles contábeis são gerados com métodos rígidos, baseados em informações financeiras e movimentações de patrimônio, portanto, esse controle é mais que uma “obrigação” e disponibiliza informações valiosíssimas!

Um exemplo de controle contábil são os relatórios de fluxo de caixa e de resultado (DRE). Essas ferramentas podem te ajudar a antecipar e prever situações futuras, para que você consiga corrigir em tempo.

Por fim, lembre-se de que você quer atuar de forma preventiva, detectiva e corretiva, mas sem excessos, afinal, isso pode engessar sua operação. Tenha equilíbrio!

Se você ainda não tem sua franquia, é hora de escolher a melhor opção para empreender. Com a Acqio você pode obter lucros recorrentes, além de ganhar com suas vendas, sem precisar investir muito para começar.

Além da sua comissão pelas vendas, você recebe uma parte das taxas nas transações realizadas pelas maquininhas dos seus clientes: toda vez que eles venderem, você ganha! Veja mais sobre como construir uma fonte de lucro recorrente com a Franquia Acqio.

Quer conhecer um modelo de negócio seguro, lucrativo e de baixo investimento?

Ainda não tem o seu próprio negócio? Conheça a Acqio: invista em uma franquia lucrativa e segura e comece a ganhar dinheiro agora mesmo! Acesse: https://acqio.com.br/franquias/.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Posts Relacionados

QUERO SABER MAIS
X  FECHAR
QUERO SER CLIENTE QUERO SER FRANQUEADO SOU CLIENTE