Franquias

Franquia: como fazer a Gestão Estratégica?

Administrar uma franquia pode ser um desafio, principalmente hoje em dia, com consumidores mais exigentes e a concorrência sempre atenta. A Gestão Estratégica é uma ferramenta essencial para definir as ações que devem ser tomadas em busca do melhor desempenho. Saiba mais como essa prática pode alavancar os resultados de sua franquia.

Como fazer a gestão estratégica de sua franquia.
Como fazer a gestão estratégica de sua franquia.

O que é Gestão Estratégica?

Gestão Estratégica é um processo que visa potencializar e impulsionar os resultados de um negócio.

Esse processo contempla diversas etapas, que vão desde a análise de cenários internos e externos da companhia até a implementação de boas práticas, planejamento, definição de metas e análise de resultados.

Os fatores internos estão relacionados com o faturamento, desenvolvimento de produtos, capacitação de funcionários, etc. Já os fatores externos estão alinhados à concorrência, tendências do mercado, economia, política, etc.

Como aplicar a Gestão Estratégica em sua franquia?

A franqueadora já aplica a Gestão Estratégica para entregar as melhores soluções e condições comerciais aos seus franqueados. Mas como o franqueado pode aplicar esses conceitos no seu dia a dia para lucrar mais?

A Gestão Estratégica não é um bicho de 7 cabeças e pode ser aplicada no seu negócio a partir de hoje. Separamos alguns pontos essenciais para você poder começar.

1 – Defina um plano de ação para sua franquia

Tão importante quanto ter uma meta é saber como atingi-la. O primeiro passo é mapear seu cenário atual. Quais são minhas forças e fraquezas em relação à concorrência? Qual recurso financeiro tenho disponível? Quem poderá me ajudar? Posso contar com quais parceiros? Depois de responder a essas perguntas, você terá muito mais facilidade para definir seus objetivos e o plano de ação para alcançá-los.

2 – Esteja sempre alinhado à cultura e aos objetivos da franqueadora

Conforme dissemos acima, a franqueadora realiza de forma ativa a Gestão Estratégica para entregar as melhores soluções e condições comerciais para o franqueado. Portanto, procure conhecer a missão, visão e valores da rede e aplique esses princípios à sua franquia. Além disso, conte com o suporte e apoio que são disponibilizados.

3 – Envolva todos os setores de sua franquia

Para uma Gestão Estratégica eficiente, é necessário que o planejamento atinja todos os setores de sua franquia. Assim, você garantirá que todas as áreas atuarão em sinergia e rumo ao mesmo objetivo.

4 – Invista em tecnologia

Os sistemas de gestão são ótimas opções para otimizar o gerenciamento de sua franquia. Há excelentes softwares no mercado, que permitem automatizar tarefas, otimizar a comunicação com funcionários, controlar prazos e muito mais.

5 – Realize o controle dos recursos financeiros

A saúde financeira de sua franquia é fundamental para colocar em prática qualquer tipo de otimização ou melhoria. Por isso, mapeie todos os gastos, não misture sua conta pessoal com a jurídica e avalie com cuidado todos os investimentos que irá realizar.

A Gestão Estratégica pode ser grande aliada para potencializar os resultados de sua franquia. A Acqio está sempre engajada em entregar as melhores condições comerciais para que seus franqueados possam atuar com segurança e lucrar muito. Além disso, disponibiliza cursos de capacitação por meio da Universidade Acqio e apoio dos supervisores regionais.

Clique aqui e saiba mais como investir em uma franquia de meios de pagamento barata, segura e lucrativa!


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Posts Relacionados

QUERO SABER MAIS
X  FECHAR
QUERO SER CLIENTE QUERO SER FRANQUEADO SOU CLIENTE