Franquias

Franquia: 10 passos para ter uma de sucesso

O mercado de franquias tem crescido muito nos últimos anos, entretanto, para que a franquia tenha sucesso, é importante ter em mente alguns conceitos relevantes que devem ser seguidos pelo empreendedor. Primeiramente, vale lembrar que merece destaque a relação entre a franqueadora e o franqueado, pois essa aliança vai trazer resultados sustentáveis e duradouros, além de desenvolvimento constante.

Confira abaixo 10 passos importantes para ter uma franquia de sucesso:

1. Se questione sobre a franquia

Faça perguntas para si mesmo sobre o negócio que pretende abrir, dessa maneira, você terá uma análise geral das expectativas com o novo negócio.

2. Respeite seu perfil

Escolha uma franquia alinhada aos seus anseios e interesses. Fuja dos modismos, afinal, fazer o que gosta traz mais aderência ao empreendimento e é receita essencial ao sucesso.

3. Planeje seu investimento

É importante analisar todos os custos envolvidos no investimento para adquirir a franquia, tanto na abertura quanto na manutenção do negócio. A partir disso, você deve organizar um fluxo de caixa separado de sua conta pessoal e destinado exclusivamente ao novo empreendimento.

4. Conheça a franqueadora

Estamos na era da informação e conseguir informações sobre empresas não é tarefa difícil. Faça uma pesquisa sobre o histórico da franqueadora, reputação, quantos franqueados possui e se tem algum reconhecimento de entidades sólidas e confiáveis no mercado.

5. Verifique a franquia na prática

A melhor maneira de validar os valores transmitidos por uma franqueadora é conversando com os franqueados, afinal, são os que estão na linha de frente do dia a dia. Dependendo do negócio, é possível encontrar os franqueados pelas redes sociais e enviar perguntas diretas. Questione sobre todos os aspectos do novo negócio.

6. Analise a COF (Circular de Oferta de Franquia)

COF é um documento disponibilizado obrigatoriamente pela franqueadora e contém todas as informações do negócio, como o modelo utilizado, obrigações da franqueadora e do franqueado, minuta do contrato de franquia etc. Entre em contato com a franqueadora e analise todos os dados com atenção.

7. Leve em consideração a estrutura física necessária para abertura da franquia

No caso de uma franquia de varejo, é essencial que você leve em consideração o ponto comercial para exposição da marca. Em muitos casos, este é um fator determinante para o sucesso do novo negócio. Entretanto, há franquias que não exigem estrutura física e utilizam o modelo home based, dessa maneira, você pode trabalhar diretamente de seu home office e não precisa investir em estrutura física.

8. Faça a análise da concorrência

No caso de uma franquia com estrutura física, é importante analisar o entorno do ponto comercial e avaliar os pontos fortes e fracos da concorrência, bem como os diferenciais do seu negócio frente a esse cenário.

Se for uma franquia que não exige estrutura física o conceito é parecido, porém, você vai precisar fazer uma pesquisa completa na internet sobre as empresas concorrentes. Dessa maneira, você terá maior clareza sobre como destacar sua marca.

9. Seja consciente

Abrir um novo negócio não é como comprar um novo tênis, que pode ser trocado com rapidez e sem burocracia. Portanto, verifique todos os prós e contras do novo empreendimento e tome sua decisão com cuidado e racionalidade.

10. Respeite as diretrizes da franqueadora

A franqueadora investe muito tempo e dinheiro elaborando um modelo de negócio que funcione efetivamente na prática, portanto, seu papel como franqueado é seguir as diretrizes previstas em contrato para garantir padronização do serviço prestado e aumentar suas chances de sucesso.

Se você tem alguma objeção sobre as normas impostas pela franqueadora, é necessário considerar se a opção escolhida realmente é a melhor.

Venha para a Acqio e seja dono do seu próprio negócio

Você conhece a franquia de meios de pagamento da Acqio? Com ela é possível conquistar sua independência financeira investindo pouco e lucrando muito oferecendo soluções para empreendedores alavancarem seus negócios. Além de ter à disposição uma cesta de produtos variados para garantir maior retorno por meio de comissão, você ainda pode ter ganhos recorrentes a cada transação de cartão nas maquininhas.

Cursos de capacitação da Universidade Acqio vão transformá-lo em um expert no mercado de meios de pagamento e o suporte diário dos supervisores regionais te guiarão rumo ao sucesso.Saiba mais como se tornar um franqueado Acqio, clique aqui


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Posts Relacionados