Entretenimento

Economia local e sua importância.

A definição de palavra comunidade é: uma população que vive num dado lugar ou região, ligada por interesses comuns. Isso parece claro para todos nós, mas onde entra a economia local nesse contexto?

Bem, você já ouviu falar de um conceito economia local? Também conhecida como economia solidária?

Esse conceito se baseia em criar uma comunidade de negócios forte, para que assim, todos os intefrantes dessa comunidade se desenvolvam de maneira igualitária.

Mas porque você deve se importar com isso?
O grande diferencial da economia local é manter o dinheiro dentro dessa comunidade, o que é feito dentro desse grupo se desenvolve e cresce de maneira saudável.

Além disso, é importante manter a economia local forte, pois com ela se desenvolvendo é possível trazer para a comunidade coisas como:

Geração de empregos, movimento da economia local.

Trazer desenvolvimento para a comunidade faz com que a demanda de trabalho seja maior, dessa forma é necessário contratar mais. Criando empregos dentro da comunidade você faz com que essa roda da economia local, gire mais e melhor.

Oportunidade são criadas com a economia local

Uma roda que gira melhor, pode crescer sem receio de “dar um passo maior que a perna”, pois se as bases estão fortalecidas, crescer é consequência. Com a economia local fortalecida as empresas aumentam e quem antes não tinha seu próprio negócio por medo, pode colocar seu planos em ação e ajudar essa roda crescer sem parar de girar de maneira saudável.

Pequenas e médias empresas são fortalecidas com a economia local

Fomentar crescimento para o pequeno empreendedor é dar uma chance de crescimento a quem está na mesma comunidade, fortalecendo a economia do lugar e melhorando a visibilidade e a possibilidade de conseguir investimentos de empresas maiores.

Além disso, é possível pensar que esse estímulo a novos empreendedores pode trazer benefícios para um futuro a médio e longo prazo, já que não é muito difícil que um desses empresários se torne um fornecedor de produtos ou serviços.

Diminuir os custos de logística

A logística é essencial para a atividade de qualquer empresa, tanto que não é difícil imaginar que ela também é um dos gastos mais altos. A compra de suprimentos e produtos nem sempre é feita com fornecedores próximos, o que gera diversos gastos relacionados ao deslocamento e ao armazenamento. Por isso, é vantajoso para todos que exista fornecedores locais dentro da comunidade, assim os custos com logística são reduzidos e a economia local é inflada.

Economia no armazenamento

Além da logística, outro terror para as empresas é armazenamento, porém quando se tem possibilidades próximas não é necessário armazenar grandes quantidades de produtos e este custo também é reduzido, uma vez que os produtos estão próximos, não existe a necessidade de adquirir muitos itens de uma vez para diminuir o número de fretes e reduzir as despesas.
Agora, pensando na união da logística e do armazenamento na ótica da economia local, é possível ver uma considerável redução de despesas ao fim do mês. E com a redução das despesas a possibilidade de lucro é maior.

Aumenta a arrecadação de impostos

Cidades são feitas de comunidades; Comunidades são feitas de empresas e empresas são feitas de pessoas.
Pessoas possuem necessidades d econsumo, a partir do momento que a comunidade começa a se desenvolver, a arrecadação de impostos cresce; junto dela o estado volta a atenção para essa comunidade.
E em troca, é possível ver melhorias na infraestrutura do município, segurança e até turismo. Uma comunidade bem desenvolvida a partir da economia local, melhora não só os negócios, mas também a vida das pessoas, alavancando o bem-estar social de todos.

Economia forte, comunidade  forte.

Desenvolver a economia local, pode levar tempo, mas se todos os dentro dela estiverem na mesma sintonia, fica mais fácil chegar lá. O sol pode ser de todos, juntos, já diz o ditado, somos mais fortes.
Nós te ajudamos no que for preciso para fortalecer o seu comércio e a sua comunidade.

Com a ACQIO você e mais 9 pessoas podem desfrutar da tecnologia e da facilidade em apenas uma maquininha.
Com a função multilojista, você faz pode muito mais comos seus parceiros de espaço de trabalho.
Você que faz e quer fazer muito mais, pode contar com a gente!


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Posts Relacionados