Capacitação

Fluxo de caixa como utilizar?

Você sabe o que é fluxo de caixa e como elaborar um para a sua empresa?

De acordo com o SEBRAE, o fluxo de caixa tem o principal objetivo de apurar e projetar o saldo disponível para que exista sempre capital de giro, para aplicação ou eventuais gastos.

Isso é importante para as operações da rotina de uma empresa, já que a organização financeira é fundamental. Ou seja, é de extrema importância ter planejamento e controle financeiro.

 

fluxo-de-caixa-como-utilizar

Entenda como funciona o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é necessário para que você tenha um controle maior de todos os momentos da sua empresa, do presente até o futuro do seu negócio.

Esta é uma ótima ferramenta para avaliar a disponibilidade de caixa e a liquidez da empresa. Com isso, você empreendedor pode prever decisões importantíssimas que podem impactar no lucro da sua empresa no dia a dia.

Entenda quais são as principais vantagens de realizar o fluxo de caixa projetado:

1. Redução de custos 

Com essa ferramenta funcionando de forma correta, sua empresa tem maior controle do que entra e o que sai financeiramente; portanto, há um maior comprometimento com o lucro dos seus negócios.

2. Planejamento financeiro

Para o seu financeiro, é de grande vantagem: com o controle do fluxo de caixa, é possível planejar investimentos. Já que com todos os gastos previstos, haverá maior controle para adquirir equipamentos novos ou mão de obra necessária.

3. Organização para promoções

Com a gestão financeira da sua empresa funcionando corretamente, é possível organizar o caixa da empresa para que hajam promoções e desencalhe de estoques, se caso houver.

4. Negociações e solicitações

O fluxo de caixa é ideal no planejamento de solicitação de empréstimos, negociação de prazo com o fornecedor e outras possíveis medidas, para que dificuldades financeiras possam ser evitadas.

 

Como estruturar o fluxo de caixa da empresa

É normal que no início do preenchimento do fluxo de caixa surjam dificuldades para elaborar este controle.

Entretanto, em pouco tempo os resultados do exercício serão sentidos. Já que haverá maior controle para a tomada de decisões com base nas previsões de entrada e saída de recursos.

Você pode elaborar manualmente o fluxo de caixa, ou por meio de planilhas eletrônicas ou em algum programa de gestão. Isso depende do quão organizado você é.

De acordo com o SEBRAE, a estrutura do fluxo de caixa operacional depende da natureza da empresa e também das necessidades dos donos.

Para entender como ele deve funcionar corretamente, confira este trecho retirado da SEBRAE:

“O resultado do fluxo de caixa é o saldo disponível (em dinheiro disponível no caixa, ou depositado em conta corrente nos bancos, etc.) apurado pela diferença entre o total do valor dos recebimentos e pagamentos efetivamente realizados em uma determinada data ou período). O saldo final do fechamento de caixa deve corresponder ao valor dos recursos disponíveis no caixa da empresa ou depositados em contas corrente (banco)”.

 

Para auxiliar no fluxo de caixa, conte com a maquininha da ACQIO

A ACQIO desenvolveu uma maquininha que pode te auxiliar bastante no controle financeiro. Além de ser uma maquininha que você tem a pronta entrega, e não possui taxa de adesão, você começa a utilizá-la em 15 minutos.

Toda essa agilidade é benéfica para que você tenha maior praticidade na hora de suas transações de pagamento.

A ACQIO possui um aplicativo exclusivo para te ajudar, o Acqio Lojistas, que é a inovação perfeita para quem tem a maquininha e quer a praticidade de gerenciar as movimentações financeiras de qualquer lugar.

Com esse aplicativo, você possui a gestão em tempo real, dos pagamentos e recebimentos, e assim, possui mais uma ferramenta para te ajudar a criar um fluxo de caixa mais organizado e que funcione corretamente.

Confira outros benefícios de aderir a maquininha da ACQIO e entre em contato com nossos consultores.

 

Posts Relacionados