Franquias

Franchise: conhecendo melhor este modelo de negócio

Você com certeza já deve ter ouvido falar bastante sobre Franchise, afinal, ultimamente o termo vem aparecendo cada vez mais nas mídias em geral. A grande questão é: você sabe efetivamente o que é esse modelo de negócios? Continue a leitura e fique por dentro do que é e porque esse modo de empreender é considerado seguro!

O conceito de Franchise

Criado por volta dos anos 50 nos Estados Unidos, esse modelo passou a ser visto como uma aposta para a expansão dos negócios. Primeiramente, é importante definir a diferença entre Franchise e Franchising:

Franchising é o sistema de transferência de conhecimento de uma empresa para um empresário que paga para utilizar sua marca, enquanto o franchise ou franquia, é a aquisição em si do direito de usar a marca e o modelo de negócios da empresa já estabelecida no mercado. 

Para contextualizar o funcionamento do sistema, em resumo, a franqueadora permite que o franqueado comercialize seus produtos e serviços em uma nova unidade da empresa.

Esse modelo tem inúmeras vantagens, mas com certeza uma das principais é ter segurança na abertura do seu negócio. Afinal, a sua franquia já vem com as experiências da franqueadora, além de contar com a expertise de uma marca já consolidada no mercado, testada e reconhecida. E mais, utilizando o know-How da franqueadora, você otimiza recursos e minimiza os impactos de implantação, correndo menos riscos e evitando problemas!

Quando pensamos em franquia, a primeira que nos vem à cabeça é o McDonald’s, no Brasil, entretanto, o franchising chegou na década de 60, com o surgimento das escolas de idiomas Yázigi e CCAA, consolidando-se efetivamente em torno de 1980, com diversas empresas adotando esse modelo.Os custos de uma franquia

Os custos de uma franquia

Iniciar-se no franchise pode ter diversas formas de investimento, ou seja, dos mais altos aos mais baixos. Atualmente, há uma opção no mercado chamada de  microfranquia, que é uma alternativa que exige menor investimento. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as microfranquias possuem investimento inicial partindo de R$ 2 mil reais.

É importante lembrar que esse sistema trabalha com uma parceria contínua entre franqueador e franqueado. A empresa franqueadora fornece todas as informações, treinamentos, diretrizes e suporte para funcionamento, enquanto o franqueado precisa manter o negócio padronizado e de acordo com as normas estabelecidas. As orientações devem ser seguidas de forma obrigatória, porém, a gestão e administração da unidade são de responsabilidade do franqueado!

Formatos de franquias

Existem franquias em diversos formatos, para escolher o seu você deve levar em conta o valor, ramo de atividade e vantagens, optando por aquela que tenha mais a ver com seu perfil. Veja a seguir:

a.    Franquia por meio de Loja Física – nesta opção você atua em um ponto comercial físico, como por exemplo uma loja ou quiosque em shopping center. Este formato exige geralmente um investimento mais alto, demandando funcionários, padronização, custos operacionais gerais, etc.

b.    Franquia home based – Modelo mais comum entre as microfranquias, geralmente pode ter suas atividades desenvolvidas em home office. Neste modelo você não precisa investir em estrutura, aluguel, funcionários e outros, bastando ter acesso a internet e vontade de crescer.

Agora que você já sabe o que é franchise, que tal investir em uma franquia? Com o modelo de franquia da Acqio, por exemplo, você tem o controle do seu tempo e ainda tem a possibilidade de ganho recorrente de acordo com o desempenho dos seus clientes. Ou seja: quanto mais serviços Acqio seus os clientes usarem, maiores serão seus ganhos!

Confira algumas vantagens que tornam a microfranquia Acqio uma boa opção para investimento: 

  1. Escolha criteriosa de seus representantes – A Acqio segue um rigoroso processo seletivo para a escolha de seus franqueados, que analisa o perfil do interessado em diversos aspectos. O objetivo é tanto zelar pelo patrimônio de quem está adquirindo a franquia quanto garantir que o candidato tenha condições de se tornar um representante Acqio na sua região. 
  2. Capacitação contínua – A Universidade Acqio garante aos seus franqueados mais de 100 de cursos online e capacitações, encontros presenciais, webinar semanais, tudo isso de modo contínuo para a transferência de know how, tanto pela universidade corporativa quanto pela equipe regional. 
  3. Plano de Negócios – O Franqueado Acqio constrói seu plano de negócios de acordo com o potencial de sua região de atuação, sendo recompensado conforme seu trabalho, dedicação e capacidade de geração de negócios. 
  4. Acompanhamento Contínuo – A Acqio anda de mãos dadas com você desde seus primeiros passos! Isso significa que você terá acompanhamento da nossa equipe interna e comercial na região de atuação, sendo preparado para se desenvolver, elaborar seu plano de negócios e evoluir continuamente para conquistar e gerir sua carteira de clientes.

Com a ACQIO, você administra seu tempo e, com um investimento de ótimo custo x benefício, pode ter ganhos recorrentes empreendendo no mercado de meios de pagamento.

Tem dúvidas e quer conhecer melhor como funciona nossa franquia? Baixe nossa apresentação comercial agora mesmo!

Conheça o modelo de negócio da Acqio


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Posts Relacionados