Empreendedorismo

O que é segmentação de mercado?

A segmentação de mercado é uma importante ferramenta de marketing para que você possa trabalhar, de forma correta, o seu público-alvo. Segmentando seu mercado, você poderá trabalhar campanhas personalizadas, agrupar seus clientes e trazer mais efetividade nas suas ações.

Segmentação de Mercado

Aprenda agora o que é a segmentação de mercado e como utilizar essa estratégia no seu negócio:

A segmentação de mercado

A segmentação de mercado consiste, basicamente, em dividir o seu público em diferentes grupos e segmentos com base em suas características, ou seja, localizando os aspectos comuns entre eles. 

É exatamente por meio da segmentação que você poderá criar ações de marketing personalizadas, aumentando as chances de conversão, pois conseguirá elaborar estratégias melhores do seu produto ou serviço, fazendo uma comunicação de acordo com as necessidades de cada um dos segmentos e, consequentemente, atraindo mais clientes.

Por que segmentar o mercado?

São inúmeros benefícios ao segmentar o mercado, como por exemplo, fazer campanhas de marketing bem sucedidas e eficazes, atraindo o perfil de cliente desejado. Isso economiza tempo, recursos e ainda potencializa suas chances de realizar novas vendas.

A segmentação também divide o mercado com base em características-chave, personalizando as estratégias com base nessas informações, trazendo mais chances de sucesso se comparadas a uma campanha genérica.

Isso significa reunir esforços e aplicar recursos no público que efetivamente importa.

O público-alvo para segmentação

Assim como nas pesquisas, a segmentação considera algumas características básicas para classificar seu público, o que terá variação de acordo com o negócio e objetivo. Tais características podem ser inúmeras e variadas, entretanto, as mais comuns são:

  • Gênero – Os interesses, necessidades e desejos de homens e mulheres diferem em muitos níveis, portanto, é interessante criar estratégias de marketing e comunicação para ambos.
  • Faixa etária – É importante concentrar a estratégia na faixa etária pretendida, afinal, a maior parte dos produtos e serviços disponíveis no mercado não é universal para ser usada por todas as faixas etárias. Desta forma as estratégias de marketing e comunicação específicas obtêm melhores taxas de conversão.
  • Renda – A divisão por faixas de renda é relacionada ao poder de compra do público-alvo, sendo ainda fator-chave na decisão do preço do produto ou serviço disponibilizado, de modo que direcionar ações para o grupo com renda compatível torna-se imprescindível.
  • Localização – O local do público-alvo também afeta a decisão de compra, além de ser importante na realização das campanhas, afinal, o interesse do cliente que se deseja atingir está diretamente relacionado com sua localização. Não adianta, por exemplo, realizar uma ação estadual, quando seus serviços são disponibilizados apenas no entorno de certo município.
  • Hábitos de consumo e uso – Os hábitos do consumidor dizem muito sobre a forma como ele utiliza um serviço ou produto e, para entender esses hábitos, nada melhor que uma pesquisa de mercado. Com essas informações a segmentação fica muito mais fácil.

Como fazer sua segmentação de mercado

Com base nos critérios acima e até mesmo em outros que você identificar no seu negócio, o primeiro passo é definir seus objetivos, lembrando que segmentação será utilizada em ações futuras para começar a traçar os grupos que serão divididos e realizar uma boa gestão estratégica.

Feito isso, defina os critérios que farão a diferença para o seu negócio, como, por exemplo, os critérios demográficos, ou mesmo os hábitos e estilo de vida dos possíveis clientes. Para isso é necessário que você tenha em mente o que deseja saber, para então levantar as informações certas sobre esse público.

Finalmente, é hora de trabalhar com as pesquisas de mercado. Desta forma você irá traçar o perfil dos seus potenciais clientes para, em seguida, agrupá-los em diferentes segmentos.

Não ignore o poder de uma boa pesquisa e descubra o perfil de seus clientes!Ainda não tem o seu próprio negócio? Conheça a Acqio: invista em uma franquia lucrativa e segura e comece a ganhar dinheiro agora mesmo! Acesse: https://acqio.com.br/franquias/.

Acqio Franquias


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Posts Relacionados