Franquias

Taxa de Franquia, Royalties e Fundo de Propaganda?

Quer entrar no mundo da franquia, mas ainda tem dúvidas a respeito das taxas que envolvem esse negócio? Neste post vamos te ensinar as diferenças básicas entre Taxa de Franquia, Royalties e Fundo de Propaganda.

Taxa de Franquia

A Taxa de Franquia é um valor pago pelo franqueado assim que formaliza o contrato de adesão para utilizar a franquia. Essa taxa consiste em um valor único e fixo e faz parte do investimento inicial para abrir a sua franquia.

Essa cobrança tem a função principal de cobrir os custos da rede para realizar processos como treinamento inicial do franqueado, assistência para instalar o negócio, sem contar todos os benefícios que a franqueadora estará oferecendo para você começar a empreender.

A ACQIO entende a realidade dos empreendedores e por isso tem uma das taxas de franquia mais acessível do mercado e ainda oferece condições especiais.

Royalties

No mundo dos negócios, royalties significa a quantia paga por uma empresa ou pessoa física ao proprietário de um determinado bem ou marca para obter o direito de explorá-los comercialmente.

Os royalties em franquias são taxas mensais que a franqueadora recolhe dos seus franqueados para que estes tenham o direito da utilização da marca e do know-how da franqueadora até o final do contrato.

Na ACQIO, esse valor é aplicado para trazer inovações e melhorias de produtos, além de pesquisas para a implementação de novos serviços. Serve ainda para cobrir despesas com ações voltadas para ajudar o franqueado a se desenvolver, como por exemplo as capacitações.

O cálculo dessas taxas varia bastante de acordo com o tipo de franquia adquirida. Em franquias onde o franqueador fabrica os produtos, os royalties podem ser calculados sobre o valor das compras realizadas no mês, com índices entre 20% a 40% sobre as compras.

Franquias de serviços, por sua vez, podem estabelecer taxas que variam entre 4% a 10% do faturamento bruto adquirido pelo franqueado.

Fundo de Propaganda

A taxa de propaganda consiste na contribuição do franqueado para desenvolver o marketing institucional e outras ações realizadas para a divulgação de toda a rede, ou seja, da marca que utiliza, podendo apresentar-se como um percentual de faturamento ou um valor fixo.

Há franquias, no Brasil, que cobram valores entre 2% a 5% do faturamento bruto das unidades. Entretanto, algumas franquias não cobram tal taxa, a depender da negociação realizada no fechamento do contrato com o franqueado.

Adquirindo a sua franquia

Agora que você já sabe as principais taxas presentes no mundo das franquias, que tal começar a empreender e por meio do sistema de franquias?

Invista em uma franquia Acqio


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